Curitiba abre mais leitos e chega a 646 exclusivos para covid-19

Curitiba ganhou mais 48 leitos do SUS de exclusivos para covid-19 nesta sexta-feira (10/7). São 40 leitos no antigo Instituto de Medicina, no Alto da XV, e oito no Hospital São Vicente, no Centro.

Dos 48 novos leitos ativados nesta sexta, 22 são de UTI e os demais são de enfermaria.

“Quanto mais pudermos, mais faremos. Curitiba tem feito sua parte, abrimos novos leitos, conseguimos equipamentos, estamos numa luta intensa pela vida”, disse o prefeito Rafael Greca.

Instituto de Medicina

Segundo hospital exclusivo para covid-19 de Curitiba (o primeiro é o Vitória, na CIC), o Instituto de Medicina começou a receber pacientes nesta sexta-feira. A Prefeitura ativou 40 leitos no local e até semana que vem serão mais 70, totalizando 110 novos leitos de UTI e enfermaria apenas nesta unidade hospitalar.

O Instituto de Medicina é administrado pela Santa Casa de Misericórdia em contrato temporário de três meses com a Secretaria Municipal da Saúde, podendo ser prorrogado. Os respiradores para o novo hospital foram enviados pelo governo federal.

Plano de Contingência

Os novos leitos exclusivos covid-19 fazem parte do Plano de Contingência da Secretaria Municipal de Saúde para enfrentamento à pandemia. Até agora foram abertos 646 leitos na cidade: 293 de UTI e 353 enfermarias.

Com a ativação dos 110 novos leitos no Instituto de Medicina, Curitiba contará até o dia 15 de julho com uma rede de 782 leitos covid-19, sendo 352 UTI. Todos exclusivamente para pacientes SUS covid-19.

A cidade pode dispor de um total de 1.088 leitos de UTI (privado, SUS, covid e não covid), ativados conforme a necessidade.

Rede de leitos hospitalares em Curitiba
Total: público, privado, covid e não covid – até 15 de julho
UTI: 1.088
Clínico (enfermaria): 5.654

SUS exclusivos para covid-19
UTI
352 até 15 de julho
293 já estão ativados hoje

Enfermaria
430 até 15 de julho
353 estão ativadas hoje

Curitiba participa de encontros nacional e internacional de segurança pública

Curitiba participa de encontros nacional e internacional de segurança pública

O município de Curitiba marcou presença em dois grandes eventos de segurança pública realizados no país, na última semana. Um deles foi O 4º Encontro Nacional de Secretários de Segurança que ocorreu em Angra dos Reis (RJ). O evento reuniu cerca de 300 municípios do país para discutir o cenário atual e a ampliação da cultura da segurança pública no Brasil.

O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, representou a capital no encontro e destacou a troca de experiência entre os gestores da segurança e a possibilidade de conhecer boas práticas de outras localidades do país.

“Curitiba é referência, uma cidade inteligente que se destaca com o aparato tecnológico da Muralha Digital e na forte atuação da Guarda Municipal. Sem dúvida temos muito que compartilhar e também aprender com outras experiências”, comentou ele.

Simpósio Internacional

A cidade ainda fez história e foi destaque no Primeiro Simpósio Latino Americano de Inteligência, realizado em Foz do Iguaçu. A capital foi o único município do país convidado a participar do evento que reuniu profissionais da inteligência de diferentes forças de segurança da América Latina.  O diretor do Departamento de Inteligência (DTI), Antônio Reginaldo Moreira da Silva, representou a cidade.

O secretário Péricles de Matos também comentou a participação. “Nossa contribuição em um evento internacional demonstra o bom preparo dos nossos profissionais e a confiança na atuação de Curitiba em uma área estratégica e tão importante para a segurança pública. Isso aumenta a nossa responsabilidade em dar continuidade e aprimorar ainda mais esse trabalho”, afirmou o secretário da Defesa Social e Trânsito.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Cafeteria em ritmo de Copa do Mundo é o novo atrativo da Rua da Cidadania do Cajuru

Cafeteria em ritmo de Copa do Mundo é o novo atrativo da Rua da Cidadania do Cajuru

A Rua da Cidadania do Cajuru acaba de ganhar mais um atrativo. É a Cafeteria Damas, que a partir deste mês funciona no térreo do centro de serviços públicos descentralizados mantido pela Prefeitura. O novo espaço gastronômico serve a quem desce no terminal de ônibus, procura os serviços públicos ou trabalha no local.

A cafeteria funciona de segunda a sexta-feira, das 6h45 às 18h30, e oferece salgados, doces e bebidas para lanches. Entre eles estão pão de queijo, salgados assados e fritos, bolo no pote, mini pizza, sorvetes de massa e picolés, sucos, refrigerantes, água, energéticos, chocolate quente cremoso e, é claro, café.

Que venha o público

“A cafeteria é muito boa. Venho umas duas vezes por semana e recomendo. Além de tudo, facilitou a vida de quem trabalha aqui”, diz a servidora da FAS (Fundação de Ação Social) Annelise Ferreira Leite, que leva o lanche para comer na sala.

Quem não está com pressa, pode saborear os quitutes nas duas mesinhas existentes no local ou mesmo no balcão. “Temos condições de servir até dez pessoas ao mesmo tempo”, conta o comerciante Gustavo Felipe Damas, que venceu a licitação aberta pela Prefeitura para tocar o empreendimento. “Resolvi encarar o desafio e está sendo bem interessante”, completa ele, que atuava na área de informática.

Para isso, Gustavo conta com a ajuda da mãe, Jucélia Aparecida Damas. Aposentada, ela ajuda a atender os clientes e também a organizar o espaço, que está em clima de Copa do Mundo.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba