Crianças do Tatuquara têm aula com o campeão brasileiro de esgrima

Crianças do Tatuquara têm aula com o campeão brasileiro de esgrima

Ataque, defesa, movimentos rápidos com uma espada sem ponta com o objetivo de tocar o corpo do adversário. Os ensinamentos fizeram parte de uma palestra sobre esgrima dirigida a um grupo de estudantes do Tatuquara, na manhã desta terça-feira (30/11), no auditório da Rua da Cidadania. Alguns dos estudantes participam de atividades da Sala de Recursos de Altas Habilidades/Superdotação.

Aula do campeão

No centro do círculo formado pela plateia de estudantes, pais e professores, ninguém menos do que o atleta Alexandre Camargo, campeão brasileiro de esgrima, na categoria adulto.

Alexandre é um dos esgrimistas de Curitiba, que mora no bairro Sítio Cercado, e que recebem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba. Eles treinam na academia Mestre Kato, referência nacional na esgrima.

Além de manter a equipe de atletas incentivados pela Prefeitura de Curitiba, a academia Mestre Kato coordena como contrapartida social, em parceria com a administração municipal, a primeira escola pública de esgrima do país, na Praça Afonso Botelho.

Copa do Mundo de Esgrima

O campeão, que é terceiro saregento do Exército Brasileiro, encontrou uma brecha em sua movimentada agenda – sexta-feira (2/12) ele estará em Vancouver (Canadá), disputando a Copa do Mundo de Esgrima – para atender o convite das crianças que tinham curiosidade em aprender sobre o esporte.

De acordo com Cláudia Tatiana Cassenotti, diretora do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) Branca Casagrande Sabbag, a ideia surgiu a partir de um projeto de dois estudantes (Miguel Cordeiro Gonçalves e Yan Zeferino), que foram apresentados à esgrima em uma aula de educação física.

“Fiquei interessado pelo esporte, tanto que depois da aula, eu fiz uma espada de papel para brincar”, disse o garoto Miguel.

Com o interesse da turma pelo esporte, uma coincidência acabou por ajudar a fazer a ponte com atleta de elite. “Veio a calhar de a professora Jucélia Siqueira conhecer a irmã do Alexandre Camargo e foi feito o convite. Ele aceitou na hora e aqui estamos”, comemorou Cláudia Cassenotti.

Em guarda

Alexandre respondeu perguntas das crianças sobre o esporte, ensinou postura e movimentos básicos e também trouxe os equipamentos oficiais que usa para treinar. Ele apresentou duas espadas com sensores na ponta, além da roupa oficial: calça, colete elétrico (que detecta o toque da arma), máscara de segurança e pastron (colete alcochoado).

“A esgrima é o esporte mais seguro do mundo”, explicou Alexandre, que tem 23 anos e pratica o esporte desde os 10 anos, por influência do pai, Marco Antônio Camargo, que aprendeu esgrima no Colégio Estadual La Salle, no Pinheirinho.

Currículo dourado

Alexandre contou que ao longo de todo este tempo já acumulou muitas conquistas.

“Nós começamos formando a Associação Mestre Kato em Curitiba. Com o tempo ela se tornou a principal sala de esgrima do país”, contou Alexandre, que atualmente é campeão brasileiro adulto de esgrima e ficou em terceiro lugar no torneio sul-americano.

Com o sucesso da atividade, as professoras se mobilizam para tentar levar o atleta até as salas de aula do Tatuquara, para que mais alunos tenham contato com o esporte.

Participaram também da atividade os estudantes Gabriel Dias de Oliveira e Marcos Vinicius de Oliveira (EM Maria Ienkot Zeglin); Benício Holmer Ribeiro (CMEI Moradias da Ordem); Maria Eduarda Tomas de Lima Teixeira (EM Helena Kolody); João Lucas Esper Cury Cruzara (EM Rio Bonito); Davi Lopes Pereira (EM Newton Borges dos Reis); Felipe Roberto Ferreira Rodrigues (EM Vila Zanon); Matheus Almeida dos Santos (EM Joana Raksa); Miguel Gonçalves Borges (EM Leonel Brizola) e Anthony Felipe de Oliveira (EM Maria Zeglin).

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Opção vegana faz sucesso em sorveteria curitibana

As sobremesas costumam ter atenção especial de pessoas com restrições alimentares. Diferentes de pratos salgados, nos quais é mais fácil perceber que levam carne ou algum tipo de alimento de origem animal, os doces precisam de mais informações para garantir que são veganos. Uma pedida para pessoas veganas que não leva leite ou qualquer outro insumo de origem animal é a linha da SOFT Ice Cream.

A rede apresenta sorvetes artesanais, com dedicação a cada etapa da produção de suas sobremesas. E as opções veganas da marca também estão entre as mais pedidas, até por quem não tem restrição quanto ao que consome. Mantendo muito sabor, os sorvetes veganos são feitos com as frutas, água e açúcar, não levando nenhum tipo de ingrediente de origem animal, nem conservante, emulsificante, corante ou aromatizante. O de frutas vermelhas é feito com morango, framboesa, amora e mirtilo, enquanto o de frutas amarelas leva manga e maracujá.

São três lojas SOFT em Curitiba, e casa uma tem sua opção. As unidades Batel e Palladium servem frutas vermelhas, enquanto a do MON tem frutas amarelas.

A SOFT conta com três lojas em Curitiba: Shopping Palladium (Av. Presidente Kennedy, 4121 – Piso L1 – Portão), Batel (Al. Dr. Carlos de Carvalho, 665) e Museu Oscar Niemeyer – MON (R. Manoel Eufrásio, 1550 – Centro Cívico). Mais informações no perfil oficial da rede no Instagram (@soft.icecream.co).

Congelados de alta gastronomia dão sabor ao verão paranaense

A praticidade na cozinha é sempre bem valorizada, ainda mais para quem está de férias e não quer perder muito tempo em frente ao fogão – mas também não abre mão de uma refeição saborosa. Os congelados, que já foram vistos com maus olhos por perder qualidade e sabor dos alimentos, hoje contam com opções de alta gastronomia que ganham muito em qualidade e são fáceis de preparar. Das linhas fit até pedidas dignas de restaurante, há muitas opções.

A Ragú Rotisseria& Co. é uma empresa curitibana que entrou com tudo no mercado de ultracongelados. O cardápio variado da empresa, elaborado pela chef e restaurateur Fernanda Zacarias de Alencar, destaca insumos de alta qualidade e um preparo atencioso em entradas e pratos principais. Muitos dos pratos mais pedidos são apresentados no formato ultracongelado, cujo processo mantém intactas as propriedades do alimento sem alterar sabor nem apresentação.

Essa praticidade, já apresentada em Curitiba, também ganhou o litoral. Durante o verão, a empresa montou uma pop-up store em Caiobá. “Apresentamos nessa loja um grande linha de aperitivos, antepastos, massas, molhos, massas de forno, pratos prontos para a família e nossos PFs do dia a dia”, explica Bruna Loddo, sócia de Fernanda na Ragú. No site da Rotisseria, há dicas para preparo, além das sócias deixarem aberto um canal para tirar dúvidas sobre montagem de pratos, garantindo que a refeição congelada terá um tratamento de alta gastronomia.

As massas pré-prontas estão entre as mais pedidas, apresentadas em diferentes formatos. As recheadas vem em porções de 400 gramas que atendem duas pessoas, em sabores como Queijo Canastra, Brie & Damasco e Zucca (abóbora). Já massas lisas e gnocchi (como o Tagliatelle verde e o Gnocchi clássico de batata com rústico de tomate) são apresentados por quilo. O cliente adiciona o molho que preferir à massa, do Bechamel e do Funghi até o Creme de limão siciliano, vendidos também por quilo.

A linha PF Dia a Dia traz porções individuais de 350 gramas ultracongeladas. São escolhas que vão do PF de carne moída com arroz integral, legumes e feijão, ou ainda o Frango ao curry, arroz com castanha de caju e cenouras assadas até Bobó de camarão rosa com arroz branco e farofa de dendê. O menu tem diversas pedidas vegetarianas, como Canelone de ricota e espinafre ao molho sugo e bechamel e a Panqueca integral de legumes ao molho sugo. Os ultracongelados da Ragú Rotisseria & Co. podem ser encontrados na loja de Curitiba (R. Francisco Rocha, 533 – Batel) e na praia de Caiobá, em Matinhos (R. Ipiranga, 192 – Praia Mansa). Mais informações no site ragurotisseria.com.br e ou no perfil oficial da marca no Instagram (@ragu.rotisseria).

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com