Conheça o Jardim Secreto, um local de lazer criado recentemente no bairro Vista Alegre

O Jardim Secreto foi fundado recentemente, no início da pandemia. A intenção foi construir um local que pudesse ser frequentado e melhor aproveitando, tanto pelos moradores do bairro, quanto pelos visitantes. “O nosso vizinho Célio Gonzaga foi quem teve a ideia e começou a construir o jardim. Nós e toda a vizinhança achamos a iniciativa genial e decidimos colaborar”, conta Cristiane Sikorski, uma das vizinhas colaboradoras.

No mês de outubro o jardim estava decorado para o mês do outubro rosa. Foto: @guriah_curitibana

A construção do jardim foi um projeto coletivo, buscando melhorar o local. “A ideia era melhorar o que estava feio. Tirar a cara de um terreno abandonado e transformar em um cantinho bonito”, disse Cristiane. 

Neste mês do outubro rosa o jardim recebeu uma ação da Confraria de Mulheres Motociclistas Filhas do Vento e da Liberdade, além da decoração disponível no local, o grupo pede que os visitante levem um kilo de alimento que serão doados para mulheres em tratamento de câncer. “Espalhamos pelo jardim várias mensagens de apoio as mulheres com câncer de mama e também mensagens que buscam conscientizar sobre a prevenção”, conta Telma Crummenauer, idealizadora da confraria – rede de apoio as mulheres.

Foto: @guriah_curitibana

O Jardim Secreto é novidade na região, mas nos últimos meses os moradores de Curitiba e até mesmo os turistas estão aos poucos descobrindo o local. “Há alguns meses o pessoal foi descobrindo o jardim, ficam curiosos para conhecer. Também alguns perfis de turismo divulgaram e gerou ainda mais visitações”, conta. 

Foto: @guriah_curitibana

Além de ter essa características secreta, quem for visitar o jardim vai encontrar várias placas criativas pelo trajeto. “O diferencial são as placas com mensagens positivas e a criatividade em transformar objetos de uso do dia-a-dia em lindas decorações com plantas e flores”, afirma.

Foto: @guriah_curitibana

No local ainda tem uma “gelateca”, um dos destaques do passeio. “A nossa “gelateca” é uma geladeira antiga cheia de livros. Todos podem levar para ler em casa ou mesmo durante o passeio”, explica.

A gelateca disponibiliza livros que podem ser levados para casa.

As visitações ocorrem nos finais de semana e a entrada é livre. Cristiane conta que agora durante a pandemia as visitações estão tranquilas. “Por conta da pandemia, está bem tranquilo. Nas visitações sempre terá um vizinho colaborador para dar as boas-vindas e tirar qualquer dúvida sobre o espaço”. 

O passeio no jardim é ideal para aproveitar o final de semana com a família, curtindo a natureza em um cantinho aconchegante sem precisar sair de Curitiba. O Jardim Secreto fica no bairro Vista Alegre, na rua Arthur Leinig, ao lado do número 400, pertinho do Farol do Saber Machado de Assis. O funcionamento É somente aos sábados e domingos, das 15h às 18h. Não precisa de agendamento.

Mais informações acesse: @jardimsecretoctba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Renato Russo a Steven Spielberg; confira a programação do Cine Passeio

O Cine Passeio está com uma nova programação para os próximos sete dias (até quarta-feira, dia 26). São filmes inéditos e sucessos de diretores renomados. Duas novidades chegam esta semana ao catálogo, a primeira é o filme Eduardo e Mônica, baseado na canção da banda Legião Urbana, que será a atração das 19h40 na Sala Ritz; e o drama polonês Eu não choro, que ficará na sala Luz, sempre às 17h. 

Na programação continuam em cartaz Amor, Sublime Amor, de Steven Spielberg; Matrix Resurrections, de Lana Wachowski; Benedetta, de Paul Verhoeven (estes três na sala Luz); A Crônica Francesa, de Wes Anderson; O Festival do Amor, de Woody Allen e Turma da Mônica: Lições (na sala Ritz).

Coisas do coração

Acompanhando a história de um casal que não era nada parecido, Eduardo e Mônica adapta para a telona a memorável letra de Renato Russo e conta com Gabriel Leone no papel de Eduardo e Alice Braga como Mônica. O filme tem como diretor René Sampaio, que esteve por trás de outra adaptação da Legião Urbana com Faroeste Caboclo (2013).

A outra novidade da semana é o filme polaco-irlandês Eu não choro, dirigido por Piotr Domalewski. A história acompanha a jovem Olka, que se vê obrigada a viajar da sua pequena cidade na Polônia para Dublin (Irlanda), depois que seu pai morre em um acidente. Lá, além de ter que lidar com os trâmites de seu funeral, a menina se depara com verdades inesperadas.

Grandes nomes

Na sala Luz, continua em cartaz Amor, Sublime Amor (às 14h), refilmagem de Steven Spielberg do clássico musical de 1961. Uma reimaginação de Romeu e Julieta, o filme acompanha o romance proibido de Tony e Maria, divididos por duas gangues rivais do lado oeste de Nova York, os Sharks e os Jets. Também em cartaz nesta sala está Matrix: Resurrections, quarto filme na franquia de ficção científica criada pelas irmãs Wachowski, nas matinês (10h30) dos dias 22 e 23.  

Já às 19h30, será exibido na sala Luz o novo filme de Paul Verhoeven, conhecido por filmes como Robocop (1987) e Vingador do Futuro (1990). Benedetta conta a história de Benedetta Carlini, uma freira em um convento no século XVII que sofre de distúrbios e tem visões religiosas.

Já na sala Ritz, continuam os filmes Turma da Mônica – Lições (11h nos dias 22 e 23 e 13h30 todos os dias), sequência ao sucesso nacional Laços (2019); O Festival do amor (15h30), filme mais recente de Woody Allen; e A Crônica Francesa (17h30), o mais novo filme de Wes Anderson, em sua 9ª semana no Cine Passeio.

Sessões virtuais

Também haverá um catálogo de 12 filmes nas duas salas virtuais, a Cine Vitória (gratuitos) e a Cine Plaza (pagos), em que se destacam o longa Você Nunca Esteve Realmente Aqui (2017), estrelando Joaquin Phoenix, e o curta argentino Cisne Elétrico (2019).

Serviço

Cine Passeio: R. Riachuelo, 410 – Centro
Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Ingresso.com ou diretamente na bilheteria do espaço.

Cine Luz
10h30 (matinê) – Matrix Resurrections
14h – Amor, Sublime Amor (2021)
17h – ESTREIA – Eu não choro
19h30 – Benedetta

Cine Ritz
11h (matinê) – Turma da Mônica – Lições
13h30 – Turma da Mônica – Lições
15h30 – O Festival do Amor
17h30 – A Crônica Francesa
19h40 – ESTREIA – Eduardo e Mônica

SALAS VIRTUAIS

Cine Vitória (de graça)
(ESTREIA) Você Nunca Esteve Realmente Aqui
(ESTREIA) Cisne Elétrico
Anos Curtos, Dias Eternos
Ninho
Road July
Maracaibo

Cine Plaza
(ESTREIA) Todos os Deuses do Céu
(ESTREIA) Luta por Liberdade
Terremoto: Destruição total
Minha Estranha Família
U311: Guerra em Alto Mar
Aonde quer que você vá

Curitiba decreta que farmácias e laboratórios determinem isolamento para positivados da Covid-19

Em bandeira amarela, Curitiba prorroga as regras atualmente vigentes por mais sete dias e recomenda a priorização do trabalho remoto ou virtual como medida para reduzir o risco de contaminação por covid-19 ou Influenza (H3N2) no ambiente profissional.

Com a prorrogação das medidas segue valendo a regra de limitação de público, em que a ocupação não deve ultrapassar 70% da capacidade prevista no Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB).

Além da ocupação em até 70% de sua capacidade máxima, todos os estabelecimentos devem cumprir o Protocolo de Responsabilidade Sanitária e Social de Curitiba e as orientações, protocolos e normas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e das demais secretarias e entidades competentes em relação à prevenção à covid-19.

A decisão tomada pelo Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em reunião nesta quarta-feira (19/1), tem como objetivo reduzir a circulação de pessoas no ambiente de trabalho.

O Decreto 60/2022 será publicado nesta quinta-feira (20/1) e começa a valer a partir da publicação. As medidas terão vigência até 27 de janeiro.

Isolamento

Também será publicado nesta quinta-feira (20/1) o Decreto Municipal  61/2022, que estabelece regras para a emissão de “Comunicado de Isolamento Domiciliar” por laboratórios clínicos, farmácias e drogarias e também define normas para o cumprimento do período de isolamento.

A partir da publicação, os laboratórios clínicos, farmácias e drogarias que realizam testagem para covid-19 e influenza ficam obrigadas a emitir o Comunicado de Isolamento Domiciliar para pessoas detectáveis para as doenças, conforme modelo fornecido pela SMS.

Pessoas jurídicas devem acatar os termos de isolamento e afastar do ambiente de trabalho os funcionários próprios ou terceirizados, estagiários, sócios, fornecedores, colaboradores, voluntários, prestadores de serviços ou de outros vínculos que estejam com determinação de medida de isolamento domiciliar, até o final do prazo definido. 

O documento também reforça a obrigatoriedade do cumprimento da determinação da medida de isolamento domiciliar por pessoas físicas, conforme legislação vigente. 

O objetivo do novo decreto é controlar a circulação e propagação dos vírus respiratórios da covid-19 e da Influenza.

Considerando a introdução da variante ômicron que tem mostrado maior potencial de transmissão, a principal medida de reverter o cenário de crescimento de novos casos é o isolamento das pessoas sintomáticas.

“Estamos vivendo uma nova pandemia, ela tem um perfil diferente dos outros anos, os casos têm se alastrado de forma muito mais rápida, embora a grande maioria das pessoas venha apresentando sintomas leves, é necessário reverter esse cenário de crescimento”, explica o diretor da epidemiologia, Alcides Oliveira.

Ainda segundo Oliveira, embora o número de internamentos não esteja crescendo na mesma proporção que o número de casos, devido a alta cobertura vacinal da população, o cenário de aumento deve ser avaliado com cautela pelas autoridades de saúde e é necessário a adoção de regras para contenção.

“O isolamento é o que vai frear esse crescimento, precisamos que cada um faça sua parte, no primeiro sintoma se isole, não transmita o vírus”, orienta Alcides.

A SMS recomenda, atualmente, que os serviços de saúde (públicos e privados) apliquem o isolamento de sete dias para todas as pessoas com sintomas e casos com resultado positivo para covid-19 ou gripe. Em caso de permanência dos sintomas após esse período a orientação é voltar a procurar um serviço de saúde.

O descumprimento das novas normas está sujeito a infrações sanitárias, que podem ir desde processos administrativos, multas e a cassação da Licença Sanitária do estabelecimento.

As normas terão vigência enquanto perdurar o cenário de aumento de casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves – Srag.

Regras de ouro

Seguem fundamentais as já conhecidas regras de ouro para a prevenção da contaminação por vírus respiratórios, o uso de máscara facial, higienização constante das mãos (com álcool em gel 70% ou água e sabão), distanciamento social e manutenção dos ambientes arejados. 

Em caso de sintomas respiratórios, a pessoa deve se isolar e procurar atendimento dos serviços de Saúde a que tiver acesso (público ou privado) para verificar o melhor momento para realizar a testagem contra a covid.

Bandeira Amarela – Veja como permanecem as principais atividades

•    Atividade suspensa
Consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas, salvo em feiras livres e de artesanato.

•    Atividades respeitando até 70% da capacidade de público prevista no Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB)
– Atividades comerciais de rua não essenciais, galerias, centros comerciais e shopping centers;
– Atividades de prestação de serviços não essenciais, tais como escritórios em geral, salões de beleza, barbearias, atividades de estética, saunas, serviços de banho, tosa e estética de animais, floriculturas e imobiliárias;
– Academias de ginástica e demais espaços para práticas esportivas individuais e coletivas;
– Restaurantes, lanchonetes, panificadoras, padarias, confeitarias e bares;
– Lojas de conveniência em postos de combustíveis;
– Comércio varejista de hortifrutigranjeiros, quitandas, mercearias, sacolões, distribuidoras de bebidas, peixarias, açougues, e comércio de produtos e alimentos para animais;
– Mercados, supermercados, hipermercados e lojas de material de construção;
– Parques infantis e temáticos;
– Cinemas, museus, circos e teatros para apresentação musical ou teatral;
– Casas de festas e de recepções, incluídas aquelas com serviços de buffet, salões de festas em clubes sociais e condomínios e estabelecimentos destinados ao entretenimento, tais como casas de shows, casas noturnas e atividades correlatas;
– Eventos corporativos, de interesse profissional, técnico e/ou científico, como jornadas, seminários, simpósios, workshops, cursos, convenções, fóruns e rodadas de negócios;
– Mostras comerciais, feirões e feiras de varejo;
– Serviços de call center e telemarketing;
– Igrejas e templos;
– Eventos esportivos profissionais com público externo e de apresentação teatral ou musical em espaços abertos.

•    Os estabelecimentos devem priorizar a substituição do regime de trabalho presencial para o teletrabalho, trabalho remoto ou outro tipo de trabalho à distância, quando possível, de modo a reduzir o risco de contaminação pela covid ou Influenza no ambiente de trabalho.