Conheça a Gruta do Bacaetava, que fica a 30 minutos de Curitiba

Um passeio bem diferente, para quem gosta de natureza, está disponível bem pertinho de Curitiba. Há 30 minutos da capital, fica localizada a Gruta do Bacaetava, em Colombo. A gruta tem 600 milhões de anos e fica às margens da PR-417. 

O Parque Municipal do Bacaetava tem entrada gratuita e conta com uma boa estrutura para receber os visitantes. Guias acompanham o passeio, contando toda a história que envolve a caverna, desde o seu descobrimento. O passeio é de aproximadamente 200 metros de caminhada em passarelas. O local disponibiliza lanternas para os visitantes, para que possam ver com detalhes as formações rochosas.  

Foto: Banda B

Segundo a história da caverna, o lugar chegou a ser usado como esconderijo durante a Segunda Guerra Mundial, onde se escondiam para não serem recrutados para a guerra.

O Parque Municipal Gruta do Bacaetava abre de quarta-feira a domingo, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. O passeio é gratuito. Os telefones para fazer o agendamento são (41) 3656-5669 e 3656-6600.

Local: R. Antônio Gasparin, s/n – Bacaetava, Colombo – PR

Dias e horários: quarta-feira a domingo, das 8h ao meio-dia e das 13h às 16h30

Entrada: gratuita

Contato: 3656-5669 e 3656-6600

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cine Passeio fecha acordo de exclusividade com a Netflix; serão exibidos em Curitiba três filmes inéditos

O Cine Passeio fechou acordo de exclusividade com principal plataforma de streaming mundial. Até o fim do ano, serão lançados no espaço cultural do Centro três títulos inéditos da Netflix. No Paraná, o Cine Passeio é o único selecionado para essa ação.

O primeira longa-metragem da parceria já está em cartaz, Era Uma Vez Um Sonho. Os outros dois serão Mank e Midnight Sky.

Com a parceria, os filmes ficam em cartaz nos cinemas selecionados por duas semanas, e após este período serão liberados para os assinantes da plataforma.

“Os frequentadores do Cine Passeio podem assistir a filmes artísticos com curadoria própria do espaço, oferecemos desde clássicos do cinema e filmes contemporâneos até as novidades do streaming com a experiência de uma sala de cinema”, afirmou Juliana Hoffmann, gerente do Cine Passeio.

Este novo acordo confirma a parceria do Cine Passeio com a Netflix, que no ano passado exibiu com exclusividade e grande sucesso de público O Irlândes e Dois Papas.

Estreantes

O primeiro título programado é o drama familiar Era Uma Vez Um Sonho, apontado pela crítica especializada como forte concorrente ao Oscar 2021.

Nesta quinta-feira (19/11), estreia o drama biográfico Mank, que acompanha o roteirista Herman J. Mankiewicz e o tumultuado desenvolvimento do roteiro de Cidadão Ken, a icônica obra-prima de Orson Welles.

No dia 10 de dezembro, será lançado Midnight Sky, conto pós-apocalíptico com direção de George Clooney.

Serviço: Cine Passeio

Endereço: Rua Riachuelo, 410
Funcionamento: de terça a domingo
Horário: 13h às 22h
Fone: 3323-1979
Programação: www.cinepasseio.org
Ingressos: R$12 inteira e R$ 6 meia-entrada pelo site www.ingresso.com

Conheça Prudentópolis e o Salto São Francisco

A cidade de Prudentópolis fica a 208 km da capital Curitiba. O município oferece diversas atrações turísticas, principalmente para quem gosta de se aventurar em cachoeiras. Afinal, não é atoa que a cidade tem o apelido de Terra das Cachoeiras Gigantes. No total são 100 cachoeiras catalogadas. 

Além dos atrativos naturais, Prudentópolis é conhecida por ser o local com o maior número de ucranianos fora da Ucrânia. Os moradores do município são fiéis às tradições ucranianas, buscando sempre preservar o patrimônio cultural do lugar. 

O turismo religioso da região também chama a atenção. São mais de 100 igrejas, cheias de detalhes, por dentro e por fora. A cidade também ficou conhecida como a capital da oração. 

Salto São Francisco

O Salto São Francisco é uma das maiores cachoeiras do sul do Brasil e uma das maiores do país, com 196 metros de altura. A queda está localizada na Serra da Boa Esperança, região de fronteira entre os municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo. 

Salto São Francisco – Foto: Fabio Dias / Acervo EPR

Como chegar

O caminho mais rápido até Prudentópolis é pela BR-277. O trajeto leva em média 2h30 de carro.