Conheça a Baconoffi: a Banoffi com Bacon inspirada em sanduíche de Elvis Presley

Criada pela chef Renatta Ferian e inspirada em receita do Rei do Rock, torta combina dois sabores inusitados e resulta em uma iguaria que chama atenção no visual e no paladar

Ninguém duvida da criatividade do brasileiro, especialmente quando o assunto é gastronomia. Diariamente conhecemos combinações de sabores que, inicialmente, causam estranheza, mas que por muita vezes acabam gerando curiosidade e até caindo no gosto das pessoas. Agora, existe um novo candidato para conquistar o paladar de quem gosta de experimentar a mistura de um doce muito famoso com um salgado adorado de forma quase unânime: o que acha de uma Banoffi com Bacon, ou melhor, uma Baconoffi?

Essa é a invenção mais recente da confeiteira Renatta Ferian, que comanda a doceria Banoffi em Curitiba. Conhecida por ser a precursora em popularizar o doce inglês na capital paranaense no início dos anos 2000, a chef patisserie desenvolveu a receita usando como base um dos pratos favoritos do cantor Elvis Presley. “O Rei do Rock adorava preparar um sanduíche com pasta de amendoim, banana e bacon. Quando fiquei sabendo da história, foi inevitável pensar em uma receita para homenageá-lo usando com base da Banoffi”, explica Renata.

Segundo ela, foram necessárias fazer algumas adaptações para garantir que os sabores tivessem uma combinação adequada. “Para a base da massa, usamos amendoim. Além disso, finalizamos com caramelo salgado. Essas alterações permitiram uma harmonização melhor dos ingredientes da Banoffi com o sabor defumado e salgado do bacon”, explica a cozinheira.

Renatta explica ainda que antes de lançar a Baconoffi, pediu a opinião de pessoas próximas sobre a combinação e foi fazendo ajustes até chegar ao resultado ideal. “Como é uma combinação improvável, foram vários testes até chegar ao resultado ideal. Mas posso dizer que foi uma missão deliciosa chegar ao melhor sabor”, explica a confeiteira. De acordo com ela, a torta pode ser consumida na própria confeitaria ou em casa, pedindo pelo site (banoffi.com.br) ou retirando na loja. É possível comprar apenas a fatia (R$ 14) ou a torta inteira (R$ 105).

Infelizmente, apenas quem estiver em Curitiba poderá experimentar a iguaria, por um tempo limitado. “Por questões logísticas e para preservar o frescor do produto, não conseguimos para outras cidades ou estados”, explica Renatta. Mas a confeiteira afirma que, se a torta fizer sucesso, nada impede que a Baconoffi passe a fazer parte do cardápio de maneira vitalícia. “Tudo vai depender da aceitação. Se muita gente começar a pedir, podemos até avaliar alguma maneira de disponibilizar a torta em outras localidades do Brasil”, destaca a doceira.

SOBRE A CHEF RENATTA FERIAN

Atualmente, pedir por uma Banoffi em Curitiba é algo normal, corriqueiro de muitos amantes da sobremesa inglesa. Mas há 18 anos, isso era muito diferente. Pouquíssimos curitibanos conheciam a torta de nome extravagante. Coube à chef confeiteira Renatta Ferian o desafio de popularizar o doce à época na capital paranaense.

Depois de ter conhecido a receita original no período em que trabalhou em um restaurante de Londres, a cozinheira passou a produzir a Banoffi na cidade e batizou inclusive a sua confeitaria com o mesmo nome da torta. Em 2002, conquistou o seu primeiro ponto de venda: o tradicional restaurante curitibano Beto Batata. Depois disso, só sucesso: foram vários prêmios recebidos, como o de Melhor Doceria pela revista Veja Comer & Beber e o de Melhor Sabor Popular de Curitiba, pelo Prêmio Bom Gourmet.

Hoje, com uma unidade física localizada ao lado da Cantina do Délio, a doceria é reconhecida como um dos principais endereços curitibanos para quem gosta de um doce autêntico e original. “Eu ainda faço questão de assinar cada fatia ou cada banoffi inteira que sai da minha cozinha, afinal a história da Banoffi é também a história da nossa família. O Délio (dono da cantina e marido da Renata) sempre fez o prato principal e eu a sobremesa, dinâmica que temos hoje mais do que nunca. Ficamos muito felizes em saber que hoje esse é um doce tão querido pelos curitibanos”, afirma a chef Renatta.

Crédito: Fernando Smak.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dia das Mães: Qual menu é a cara da sua mãe?

 O Dia das Mães está chegando, mas devido às circunstâncias atuais, aquele almoço de família repleto de gente terá que ficar para 2022. O que fazer então? Todo dia é dia de lembrar da importância dessas mulheres, mas 9/5 é excepcional e não pode passar batido. Sendo assim, já pensou em pedir um almoço especial para a sua mãe nessa data? Comida boa melhora o dia de qualquer pessoa.

O app de delivery 99Food, que conecta pessoas aos restaurantes locais, de forma descontraída preparou uma seleção de pratos baseados nos paladares e em alguns tipos de mães.

A mãe fitness

Linhaça, chia, quinoa e muitos vegetais. Essa mãe se amarra em uma comida com mais proteína (peixes e aves), menos carboidratos, repleta de fibras e, de preferência, com ingredientes orgânicos. Para ela, um risoto de arroz integral, uma carne de panela com legumes, frango desfiado e uma mega salada com ovos e frutas (maçã, manga e abacaxi) caem super bem. Onde encontrar pratos fitness no app da 99Food: Nature Fit e Veg, Jardim das Ervas e Grano Azul Produtos Naturais.

Le madri

Sua mãe é descendente de italianos ou aprecia a culinária da Itália? Para ela, as massas acompanhadas de carnes e molhos são ideais. Gnocchi, penne, parmegiana, fettuccelle, fusilli, ravioli, spagheti e a famosa lasagna. Tudo em italiano além de comer, ainda aprende um novo idioma. Onde pedir massas no app da 99Food: Seu Chef, Prato Nobre e Pimenta Brasserie.

A mãe arretada

mãinha é do Nordeste e/ou ama comida tradicional dessa região? Isso quer dizer que ela tem muito bom gosto, pois os pratos nordestinos são realmente deliciosos. Moqueca, baião de dois, acarajé, feijão fradinho e de sobremesa bolo de rolo certamente são opções que vão agradá-la. Onde pedir comida nordestina no app da 99Food: Pedacinho da Bahia.

A mãe do churrasco

Essa gosta de um rodízio na churrascaria e de fazer um churrasco com toda a família reunida. Como não é possível este ano, o delivery leva as carnes para o prato de casa. Picanha, carré de cordeiro, bife ancho, alcatra, cupim, fraldinha, picanha e um bom vinagrete vão satisfazê-la. Onde pedir carnes no app da 99Food: Voguel Assados, Bavaro e Costelão Bacacheri.

A mãe contemporânea

Moderna, refinada, ousada, diferenciada. A mãe que gosta da gastronomia contemporânea aprecia alimentos frescos, referências multiculturais, ingredientes de diversos lugares do mundo e também um bom vinho. Caesar salad, ceviche, risoto de funghi, frutos do mar são boas opções. Vale a pena pesquisar restaurantes conhecidos por sua culinária contemporânea. Onde tem no app da 99Food: Everest Inn, Grés Gastronomia e Barteli Gastronomia.

O aplicativo está disponível para download no Google Play (Android) e na App Store (iOS). O primeiro pedido sempre tem desconto.

A 99Food é uma plataforma de intermediação de entregas dos estabelecimentos locais de uma maneira tão simples quanto solicitar uma corrida dentro do app 99. A 99Food usa a mais alta tecnologia para conectar os sabores e cultura gastronômica do Brasil e oferecer para as pessoas uma ampla variedade de locais com opções simples, acessíveis e deliciosas para comer todos os dias. A companhia faz parte da empresa global DiDi Chuxing (“DiDi”) e está disponível para usuários do aplicativo 99Food (para Android e iOS). Saiba mais em https://Food.99app.com 

Araucária ganha hamburgueria inspirada no desenho Bob Esponja

Vocês estão prontas crianças? Estamos capitão! Araucária, região metropolitana de Curitiba, ganhou um restaurante com temática do desenho Bob Esponja, sucesso entre as crianças e também adultos.

Divulgação

A hamburgueria Calça Quadrada inaugurada no início deste mês é toda inspirada na Fenda do Biquíni, com um cenário super divertido que promete uma experiência única para os fãs do desenho.

Divulgação

O cardápio também é temático e conta com pratos que levam o nome dos personagens e claro, o famoso Hambúrguer de Siri.

Divulgação

A hamburgueria Calça Quadrada fica na rua Professor Alfredo Parodi, 203. Atendimento de terça a domingo, das 18h às 23h. Mais informações clique aqui.