Conheça 10 lugares criados em homenagem aos povos que ajudaram na formação de Curitiba

Bosque Portugal

Os portugueses foram os principais fundadores de Curitiba, chegaram no século 19 e início do século 20. A cultura lusitana predominava na cidade, enquanto a maioria dos outros imigrantes se fixaram nas colônias agrícolas, os portugueses preferiam o comércio e a indústria.

A arquitetura colonial portuguesa ainda está, nos dias de hoje, presente no patrimônio histórico e cultural de Curitiba. E para simbolizar essa influência portuguesa aqui na nossa cidade, foi inaugurado em 1994 o Bosque Portugal, que possui um painel decorativo e vinte pilares decorados com azulejos pintados à mão, com trechos de poesias de autores brasileiros e lusitanos.

Onde fica? Rua Fagundes Varela – Jardim Social.

Foto por Cesar Brustolin / SMCS

Portal Italiano

Ao contrário dos portugueses, os italianos se estabeleceram, em sua maioria, em áreas rurais. Chegaram na região de Curitiba na segunda metade do século 19. O primeiro local de moradia desses imigrantes deu origem aos atuais bairros de Santa Felicidade, Pilarzinho, Umbará, entre outros. 

Para homenagear os imigrantes italianos, foi construído em 1990, o Portal Italiano, que marca a entrada do bairro de Santa Felicidade, considerado o maior polo gastronômico de Curitiba e um dos marcos da cultura italiana na capital.

Onde fica? Avenida Manoel Ribas – Mercês.

Foto por Maurilio Cheli / SMCS

Parque Tingui

A construção e o  nome do parque são em homenagem ao primeiro povo indígena que habitou a região de Curitiba. Na tradução, o nome do local significa “nariz afinado”. No parque é possível conhecer a estátua do cacique Tindiquera. Conta a lenda que o líder da tribo Tingui foi quem indicou aos colonizadores o local onde deveria ser instalada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. “Aqui!”, teria gritado o cacique, assentando forte a sua lança, onde hoje fica localizada nossa conhecida Praça Tiradentes, o marco zero da cidade.

O parque tem uma área de 380 mil metros quadrados, constituídos por lagos, parquinhos e ciclovias. O local foi inaugurado pelo prefeito Rafael Greca em 1994. 

Onde fica? Entre as ruas Rua Fredolin Wolf e José Valle, ao longo do Rio Barigui – São João.

Praça Zumbi dos Palmares

Até o início do século 19, os curitibanos eram basicamente descendentes de índios, portugueses e africanos. A contribuição da cultura africana em Curitiba, está presente até os dias atuais, na gastronomia, música, dança e entre outros. 

E a Praça Zumbi dos Palmares, inaugurada em 2010, e homenageia uma figura importante na resistência contra a escravidão. No espaço da praça, lado a lado, 54 totens de quatro metros de altura representando cada nação da África. Duas colunas representam a Educação e a Cultura centradas sobre um piso de petit-pavê que compõe um mapa do continente africano. 

Onde fica? Rua Elói Orestes Zeglin – Pinheirinho.

Foto por Daniel Castellano / SMCS

Bosque Alemão

Os imigrantes alemães chegaram a partir de 1833 e trouxeram inovações como a construção de casarões. Algumas destas edificações ainda existem no bairro de São Francisco, como o Palacete Wolf, atual sede do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba.

O Bosque Alemão foi inaugurado em 1996, o local guarda o Oratório de Bach, que homenageia o compositor alemão Johann Sebastian Bach, enquanto a Torre dos Filósofos homenageia os grandes pensadores germânicos. Também é conhecido pela Trilha de João e Maria, personagens do conto dos irmãos Grimm, passa pela Casa da Bruxa, uma biblioteca infantil com espaço para encenações de contos e fábulas.

Onde fica? Rua Francisco Schaffer – Vista Alegre.

Funcionamento: abre durante toda a semana, das 8h às 20h.

Foto por Orlando Kissner / SMCS

Memorial Árabe

O Memorial Árabe foi inaugurado em 1996, para homenagear os imigrantes da região que contribuíram para a formação da cidade. A construção abriga o Farol do Saber Gibran Khalil Gibran, poeta e filósofo libanês marcou época ao produzir obras literárias respeitadas em todo o mundo.

Onde fica? Praça Gibran Khalil Gibran – Centro Cívico.

Funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Memorial Polonês

Os primeiros poloneses chegaram ao Paraná em 1871 e fizeram de Curitiba a maior colônia polonesa do Brasil. Pilarzinho, Abranches e Santa Cândida foram alguns dos bairros que abrigaram as colônias.

O espaço foi inaugurado em 1980 para marcar a visita do Papa João Paulo II. É formado por casas tradicionais polonesas, remontadas no bosque. Dentro das casas pode-se encontrar antigos artefatos utilizados pelos imigrantes. Uma das casas abriga a Capela em homenagem à Nossa Senhora de Czestochowa, padroeira da Polônia.

Onde fica? Rua Euclides Bandeira – Centro Cívico.

Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h.

Memorial Ucraniano

A maioria dos imigrantes ucranianos chegaram no Paraná do século 19. Em Curitiba, algumas famílias já haviam chegado em 1876. Estabeleceram-se na região das Mercês e no Bigorrilho, onde existe uma praça dedicada à Ucrânia.

Já o Memorial Ucraniano localiza-se no Parque Tingüi e foi inaugurado em 1995. No espaço encontra-se uma réplica da Igreja Ortodoxa de São Miguel Arcanjo. O interior da igreja é utilizado como museu. Nele encontram-se os tradicionais Pêssankas (Pysanka), símbolos de boa fortuna na cultura Eslava.

Onde fica? Rua Dr. Mba de Ferrante, Parque Tingui – São João.

Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h.

Praça da Espanha

Os espanhóis estão presentes no sul do Brasil há séculos. No entanto, a maior onda migratória de espanhóis para o Paraná aconteceu nas décadas de 1950 e 1960, e se fixaram em maior parte em Curitiba, onde se dedicaram ao comércio, à gastronomia, à construção e profissões liberais. Os espanhóis têm grande tradição no trabalho com pedras e granitos e realizaram trabalhos importantes como marmoristas na Biblioteca Pública, o Palácio do Governo, Tribunal de Contas e no Teatro Guaíra.

Para homenagear a presença espanhola na cidade, a Praça da Espanha foi inaugurada na década de 1990, e possui o Farol do Saber Miguel de Cervantes, onde está o busto do famoso escritor espanhol.

Onde fica? Rua Coronel Dulcídio – Bigorrilho.

Praça do Japão

Já os japoneses chegaram em Curitiba a partir de 1915. Os principais bairros ocupados por eles foram o Uberaba e o Campo Comprido. A capital paranaense possui a segunda maior comunidade japonesa do Brasil, atrás somente de São Paulo.

A Praça do Japão, possui o Portal Japonês, o Memorial da Imigração Japonesa, a Biblioteca Municipal da Praça do Japão, onde estão disponíveis publicações em japonês, a Casa de Chá, e ganhou a Casa da Cultura, onde é possível conhecer as dobraduras de papel (origami), da arte floral (ikebana) e dos poemas de três versos (haikai).

Onde fica? Avenida Sete de Setembro – Água Verde.

Funcionamento: Praça (aberta diariamente).

Casa da Cultura – 9h às 18h (terça-feira a domingo).

Cerimônia do Chá – 9h às 16h (quintas-feiras).

Foto por Luiz Costa / SMCS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Padre Reginaldo Manzotti recebe milhares de fiéis em Curitiba

Padre Reginado Manzotti, nacionalmente conhecido como o padre da multidões aguarda milhares de fiéis neste final de semana para as festividades da Santas Chagas. São mais de 70 caravanas vindo de todos os lugares do Brasil e também do Paraguai, para acompanhar mais de 48 horas de orações, shows e momentos de fé. Um dos principais atos da festa, é o “tapete das promessas” especialmente preparado para quem vem ao Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, região centra de Curitiba,  para agradecer graças alcançadas.

Neste sábado, dia 24 de setembro, acontecerá a Procissão Luminosa pela Via Sacra de Jesus das Santas Chagas. O início da procissão está previsto para às 18 horas e sairá do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe. A encenação contará com a participação de mais de 300 pessoas no elenco em 15 estações, 10 palcos e mais de 40 pessoas na produção.

Via Sacra – “Via Crucis” ou Via Sacra significa em latim “O caminho da Cruz”. Este caminho é formado por 14 estações que representam determinadas cenas da Paixão, cada uma corresponde a um acontecimento especial ou a maneira especial de devoção relacionada a tais representações. As ruas no entorno do Santuário estão bloqueadas.

As festividades em Curitiba, antecedem o grande evento ” XV Evangeliza Fortaleza”, onde o sacerdote reunirá no Aterro da Praia de Iracema – Fortaleza, uma multidão de fiéis. O último evento presencial no local, reuniu 1,9 milhão de pessoas, considerado o maior evento católico do Brasil. Celebridades e influenciadores já confirmaram presença para a edição 2022.

www.padrereginaldomanzotti.org.br <http://www.padrereginaldomanzotti.org.br

21 empresas abrem mais de 3 mil vagas de emprego no país

A taxa de desemprego teve um pequeno recuo no último trimestre (que terminou em julho) e caiu para 9,1%. Essa taxa, representa uma queda de 1,4 ponto percentual na comparação com o trimestre anterior, (que encerrou em abril). Os dados são da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/34736-desemprego-permanece-em-queda-e-chega-a-9-1-no-trimestre-encerrado-em-julho> , divulgada pelo IBGE.

Para auxiliar na busca de uma nova oportunidade ou recolocação no mercado de trabalho, 20 empresas de inovação e tecnologia anunciam mais de 880 vagas de emprego para diversas áreas no Brasil, como vendas, logísticas, marketing, entre outras. Há oportunidades para aprendiz, estagiário, pleno e sênior. Os modelos de trabalho são home office, híbrido e presencial. Confira a relação a seguir.

VCRP Brasil

O grupo de comunicação VCRP Brasil <https://vcrpbrasil.com/>  está com três vagas abertas, sendo elas: Analista de Conteúdo (pleno), Analista de Conteúdo (sênior) e Gerente de Operações e Relacionamento com a Imprensa. Para conferir outras informações e se candidatar acesse aqui <https://vcrp.gupy.io/> .

Nowports

A Nowports <https://www.nowports.com/pt> , maior agente de carga digital da América Latina para importação e exportação, está com 57 vagas abertas para líder de Vendas, analista de Exportação, analista de Importação, inside sales, analista de customer service, payroll analyst (sênior), entre outras. As oportunidades são para São Paulo e o modelo de trabalho é híbrido. Para se candidatar, o interessado deve acessar este link <https://www.linkedin.com/company/nowports/> . A Nowports combina logística com ferramentas financeiras e tecnológicas para transportar cargas de forma eficiente, transparente e segura para todos os países do mundo.

Logcomex

A Logcomex, <https://www.logcomex.com/>  empresa que oferece automação e Big Data para o segmento de comércio global, está com mais de 23 vagas disponíveis para atuar no sistema remoto e presencial. Há posições para Comercial, Internacionalização, Engenharia, Financeiro, Marketing, entre outras. Os interessados devem se candidatar neste link <https://logcomex.gupy.io/eyJzb3VyY2UiOiJyaW92YWdhcyIsImpvYklkIjozMDQ0NTI3fQ==> .

Adyen

A Adyen <https://www.adyen.com/pt_BR/> , empresa global de tecnologia de pagamentos que conta com escritórios em mais de 27 cidades pelo mundo, está com oportunidades em São Paulo e em São José dos Campos para: Engenheiro de infraestrutura para Latam, engenheiro JAVA, gerente de contas, engenheiro front-end sênior, engenheiro JAVA sênior, analista de dados sênior (desempenho), recrutador de tecnologia para Latam, especialista em compliance – onboarding, especialista em AML – compliance, líder em marketing e comunicação, diretor de risco, gerente de vendas empresarial, engenheiro de dados. Para se candidatar e participar do processo seletivo acesse este link <https://careers.adyen.com/pt_BR/> .

Creditú

A fintech Creditú <https://www.creditu.com/br/>  está com oportunidades nos cargos de consultor comercial e assistente de operações. Os interessados podem acompanhar as vagas disponíveis e como se inscrever, pelo Linkedin <https://www.linkedin.com/showcase/avla-brasil/> da empresa.

Pampili

A Pampili <https://pampili.com.br/> , líder no segmento de moda infantil feminina, está com três vagas abertas: atendimento, assistente de administração (pessoal) e assistente de vendas. Para atendimento é necessário experiência com o cliente, conhecimento em redes sociais, habilidade com sistemas, Excel e disponibilidade para trabalhar de segunda a sábado. Para assistente de administração (pessoal) – presencial em Birigui (SP) – precisa ter experiência na área de departamento pessoal, conhecimento em Essocial, rotinas administrativas e legislação trabalhista. Já para assistente de vendas, a oportunidade também é presencial em Birigui (SP) e é mandatório ter curso superior em administração ou áreas correlatas. Além disso, é importante ter experiência em gerar e analisar relatórios, conhecimento em Excel, Power Point, Canva e em ferramentas BI. Os interessados podem se candidatar no e-mail: talentos@pampili.com.br <mailto:talentos@pampili.com.br> .

Justos

A Justos <https://www.justos.com.br/>  – startup de seguro auto justo, inteligente e mais humano para todas as pessoas que não têm seus carros segurados ou para aqueles que acreditam que seus seguros podem ser muito melhores – está com seis vagas abertas, entre elas nas áreas de designer, engenharia, seguro, marketing, produto e sales. Para se candidatar, acesse aqui <https://www.justos.com/nossas-vagas> .

Grupo Travelex Confidence

O Grupo Travelex Confidence, maior especialista em câmbio do mundo, composto pelo banco Travelex Bank e pela corretora Travelex Confidence, está com oportunidades de trabalho em São Paulo. As vagas são para áreas administrativas, de tecnologia, vendas, entre outras. Além disso, a empresa também tem oportunidades para Estágio e Jovem Aprendiz. Para saber mais e se inscrever acesse aqui. <https://carreirastravelexconfidence.99jobs.com/vagas>

alt.bank

O alt.bank, fintech brasileira focada em promover práticas justas por meio da justiça financeira, está com vagas abertas em áreas de marketing e tecnologia, incluindo busca constante por desenvolvedores. Para se candidatar, clique aqui! <https://altbank.gupy.io/>

Shopper

A Shopper <https://landing.shopper.com.br/?gclid=Cj0KCQjwvZCZBhCiARIsAPXbajt4vyFB3BSMbkoEhevhqmwVgUMn-xH8ZKmZwJN37gWtfJrfcAY5hIAaAn7rEALw_wcB> , maior supermercado 100% online do país, está com 27 vagas de emprego em Osasco, Ribeirão Preto e São Paulo para aprendiz, especialista de Controladoria, operador jr. para área de Logística, supervisor de Operações, entre outras. Há oportunidades para trabalho remoto, a exemplo de desenvolvedor web full stack (júnior, pleno e sênior) e QA Tester. Para se candidatar a uma das vagas, o interessado deve acessar este link <https://shopper.gupy.io/> . A Shopper tem mais de 600 mil usuários cadastrados na sua plataforma e está presente em 123 cidades. A expansão das atividades no estado de São Paulo tem contribuído para aumentar o número de contratações, são cerca de 100 vagas abertas todos os meses. Atualmente, a empresa tem mais de 1.650 colaboradores no time.

Flexpag

A Flexpag <https://flexpag.com/> ,  pioneira em soluções de pagamentos digitais para companhias de água, luz, gás e telecom – as chamadas utilities, oferece  23 posições de trabalho, nas cidades de São Paulo e Recife, em diversos cargos de tecnologia, gerente de contas e assistente de auditoria. A empresa também possui um banco de talentos para cadastro. Os interessados devem acessar este link <https://flexpag.solides.jobs/> .

Rispar

A fintech cripto Rispar <https://rispar.com.br/>  está com uma vaga aberta para Analista de Mídias Sociais (pleno). Interessados devem enviar currículo por este link <https://www.linkedin.com/jobs/view/3260031505/?refId=CDhDV6TpqxUzV8rxiD0nng%3D%3D&trackingId=2UL%2Fw%2FmRMvHq%2BNnJn%2BA27g%3D%3D>  ou para o e-mail: talentos@rispar.com.br <mailto:talentos@rispar.com.br>  (incluir o título da vaga).

Casar.com

O Casar.com <https://www.casar.com/>  está com uma oportunidade para Analista FP&A Pleno. Para candidatar-se, basta acessar o link <https://casarcom.gupy.io/>  em que poderá também acompanhar novas posições para fazer parte da empresa.

Stake

A australiana Stake <https://hellostake.com/pt> , plataforma que conecta pessoas de diferentes países ao mercado de ações americano, está com quatro vagas abertas para sua sede no Brasil, em São Paulo. As oportunidades são para cargos de Engenheiro de Segurança de Software, Engenheiro de Software de Back-End, DevOps e Lead UI Designer. Para se candidatar, basta acessar o link <https://stake.breezy.hr/?&location=S%C3%A3o%20Paulo%2C%20BR#positions> .

Foxbit

A Foxbit <https://foxbit.com.br/>  é uma das maiores e mais antigas exchanges de criptomoedas do mundo e tem vagas abertas para Analista de Conteúdo Sênior, Analista de Growth e Performance Sênior, Designer / Videomaker Pleno, Backend Engineer – Senior, Backend Engineer – Senior – Bot e Quality Assurance Engineer – Senior. Os interessados em se candidatar a uma das vagas devem acessar este link <https://foxbit.breezy.hr/> .

Provu

A Provu <https://provu.com.br/> , fintech de meios de pagamento e crédito pessoal, está com vagas abertas para trabalho em modelo home office, com eventuais idas ao escritório em São Paulo. Entre as oportunidades oferecidas estão para Engenheiro de Dados Pleno e Junior,  Especialista de Prevenção a Fraudes, Analista de Prevenção a Fraudes Sênior, Analista de Recursos Humanos, Analista de Estratégia de Crédito Pleno, Analista de Escritório de Cobrança Sênior, Estagiário Financeiro, entre outras. A Provu também possui um banco de talentos voltado para mulheres atuarem na área de tecnologia da empresa, e ainda conta com um banco de talentos para cadastro. Os interessados devem se candidatar neste link <https://provu.gupy.io/>

Educbank

O Educbank <https://educbank.com.br/> , plataforma pioneira em apoio financeiro para escolas de educação básica da América Latina, vai abrir 70 novas vagas em sua equipe, após ter recebido aporte de R$ 200 milhões, anunciado em julho, e pretende mais que dobrar o número de colaboradores para 120 pessoas. As vagas serão distribuídas em todas as áreas, mas prioritariamente em tecnologia, operações, distribuição e financeiro. Com escritório em São Paulo, a fintech atua em modelo híbrido flexível. Para outras informações sobre as vagas acesse aqui <https://educbank.gupy.io/> .

Revelo

Revelo <https://www.revelo.com.br> , maior empresa tech no setor de captação, contratação e gerenciamento de talentos em tecnologia da América Latina, está com mais de 2.800 vagas de emprego no seu marketplace. Os brasileiros estão aptos a concorrer às vagas para empresas com atuação nacional e internacional. Os interessados devem se cadastrar pelo site: https://www.revelo.com.br/para-candidatos <https://www.revelo.com.br/para-candidatos> .

Logstore

A Logstore <https://www.logstore.com.br/> , startup que amplia a integração entre o varejo físico e o digital por meio de softwares como serviço (SaaS), está com 30 vagas abertas para diversas áreas como tecnologia, produto, marketing, operações e pessoas e cultura. Com sede em São Paulo, a Logstore tem oportunidades em modelo híbrido e remoto para atuação em todo o país em diversas posições, como UI/UX designer, digital product lead e backend developer (sênior). Para outras informações sobre as vagas clique aqui <https://www.logstore.com.br/carreiras> .

Transfero

A Transfero <https://transfero.com/> , empresa internacional de soluções financeiras baseadas em tecnologia Blockchain com sede no Crypto Valley, Suíça, e presença no Brasil e mais sete países, está com três vagas abertas para trabalhar com o mercado de tecnologia e criptoativos. Entre as vagas estão Analista de Atendimento e Data Engineer, para atuar no Rio de Janeiro, além de uma vaga de Analista Sênior de Contabilidade para atuar em Buenos Aires, na Argentina. Os interessados podem acessar a página de carreiras <https://www.transfero.com/career?lang=pt>  da empresa.

Catho

A Catho <https://www.catho.com.br/?utm_source=pr&utm_medium=divulgacao&utm_campaign=home-catho&utm_content=home-catho> , marketplace de tecnologia que conecta empresas e candidatos de forma gratuita, que recentemente aderiu permanentemente ao trabalho remoto para todos os colaboradores, está com 10  vagas abertas. As oportunidades são para atuar nas áreas de Desenvolvimento, Infraestrutura e Devops, Produtos, Estratégia, Gente & Gestão e Telemarketing. Os interessados devem acessar as oportunidades e se cadastrar aqui <https://www.catho.com.br/vempracatho/vagas/> .