Confira algumas das atrações turísticas de Morretes, no Litoral

Morretes é uma cidade histórica, localizada entre a Serra e o Litoral do Paraná, repleta de casarões antigos que foram preservados ao longo do tempo, a cidade é bastante charmosa e chama a atenção dos visitantes. 

Foto: Priscila Forone / Paraná Turismo

Fundada pelos jesuítas em 1733, às margens da Baía de Paranaguá, a cidade abriga construções históricas bem preservadas e que hoje tornaram-se museus e espaços culturais. O passeio é ideal para quem quer conhecer mais sobre a história do nosso estado. 

É ideal também para quem quer descansar perto da natureza e das montanhas, do ar puro das cachoeiras, de bosques, de recantos ainda inexplorados e das belezas naturais do imponente Marumbi e do Rio Nhundiaquara. 

Foto: Priscila Forone / Paraná Turismo
Foto: Priscila Forone / Paraná Turismo

Nos arredores, a natureza oferece várias atividades para quem curte esportes de aventura: Caminhadas pela Serra do Mar que levam aos saltos dos Macacos e da Fortuna; os trekkings no Parque Estadual do Marumbi; e o boia-cross pelas águas geladas do Rio Nhundiaquara são algumas das opções para quem curte aventura em meio à natureza.

Os lugares mais visitados de Morretes são o Centro Histórico e a Ponte Velha.

Foto: Priscila Forone / Paraná Turismo

ATRAÇÕES

Pico do Marumbi

O Pico do Marumbi é um dos pontos preferidos dos turistas para a prática do montanhismo. O conjunto se destaca pela altura, que oferece lindas vistas e pelas trilhas íngremes. Conta com opções de escaladas em todas as modalidades e graus de dificuldades.

Passeio de trem

O passeio de trem pela Serra do Mar é uma experiência inesquecível e um dos tours mais conhecidos e procurados do Brasil. No trajeto, você terá a oportunidade de passar por diversos túneis, viadutos e pontes, ver a natureza de perto e lindas paisagens, como rios e cachoeiras. O passeio tem duração de mais de 3 horas, e é monitorado por guias especializados, que narram durante toda a viagem a história e as principais atrações.

GASTRONOMIA

Uma das principais atrações gastronômicas da cidade é o barreado, prato típico oficial do Paraná. No centro histórico, o visitante encontra vários restaurantes, à beira do rio Nhundiaquara, que servem o tradicional e verdadeiro barreado paranaense.

Morretes – Litoral do Paraná – Barreado. Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Morretes também é a terra da cachaça artesanal, considerada um dos principais produtos da cidade.

COMO CHEGAR

Morretes está a 70 km de Curitiba, aproximadamente 1h30. É possível chegar pela BR-277, pela Estrada da Graciosa e de trem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fim de semana ensolarado termina com 31 atendimentos ao mar; adolescente de 15 anos morreu

O fim de semana ensolarado, com temperaturas próximas dos 30°C, levou muita gente ao Litoral do Paraná. Assim, o número de incidentes no mar também foi alto, segundo balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros nesta segunda-feira (29). De acordo com os dados, foram 31 atendimentos, com uma morte na cidade de Guaratuba.

A vítima fatal era moradora de Curitiba e estava com a família no Balneário Nereidas. O Corpo de Bombeiros alerta que a área não era atendida por guarda-vidas.

Em Pontal do Paraná, uma adolescente de 13 anos foi socorrida em estado grave após se afogar. Ela foi encaminhada ao Hospital Regional do Litoral.

Segundo o tenente Malaquias, do Corpo de Bombeiros, é fundamental procurar por lugares seguros ao entrar ao mar. “No Litoral do Paraná temos diversas correntes de retorno, então se ele não conhecer a área e ficar preso ao fundo, a probabilidade de afogamento é grande”, descreve.

Os atendimentos do fim de semana aconteceram em Morretes (2), Pontal do Paraná (7), Matinhos (11), Guaratuba (9) e Ilha do Mel (2).

Informações Banda B

Antonina segue Paranaguá e anuncia não realização do Carnaval 2022

A prefeitura de Antonina – no litoral do Paraná – seguiu Paranaguá e também anunciou a não realização do Carnaval 2022. No município, eram esperadas cerca de 60 mil pessoas para participar do evento, mas, por conta da pandemia de Covid-19, foi anunciado o cancelamento. A postagem foi feita por meio das redes sociais.

Mais cedo, Marcelo Roque, prefeito de Paranaguá, anunciou por meio das redes sociais nesta segunda-feira (29) a não realização do Carnaval em 2022. No Facebook, o prefeito disse que o retorno precisa ser gradual e é o “momento de reflexão e cuidado”.

Com a decisão da prefeitura, Paranaguá se tornou o primeiro município do litoral do estado a anunciar que não realizará o evento no ano que vem por conta da pandemia.


As prefeituras de Matinhos e Guaratuba, também no litoral do Paraná, ainda não se manifestaram no sentido de cancelar o carnaval de 2022.


Cancelamentos em São Paulo


Ao menos, 70 cidades do interior de São Paulo já cancelaram os eventos de Carnaval com medo de uma quarta onde de Covid-19.


Ômicron


Uma nova variante vem preocupando cientistas do mundo inteiro, a ômicron. Ela foi descoberta na África do Sul e apareceu já em alguns países.