Confira algumas das atrações turísticas de Morretes, no Litoral

Morretes é uma cidade histórica, localizada entre a Serra e o Litoral do Paraná, repleta de casarões antigos que foram preservados ao longo do tempo, a cidade é bastante charmosa e chama a atenção dos visitantes. 

Foto: Priscila Forone / Paraná Turismo

Fundada pelos jesuítas em 1733, às margens da Baía de Paranaguá, a cidade abriga construções históricas bem preservadas e que hoje tornaram-se museus e espaços culturais. O passeio é ideal para quem quer conhecer mais sobre a história do nosso estado. 

É ideal também para quem quer descansar perto da natureza e das montanhas, do ar puro das cachoeiras, de bosques, de recantos ainda inexplorados e das belezas naturais do imponente Marumbi e do Rio Nhundiaquara. 

Foto: Priscila Forone / Paraná Turismo
Foto: Priscila Forone / Paraná Turismo

Nos arredores, a natureza oferece várias atividades para quem curte esportes de aventura: Caminhadas pela Serra do Mar que levam aos saltos dos Macacos e da Fortuna; os trekkings no Parque Estadual do Marumbi; e o boia-cross pelas águas geladas do Rio Nhundiaquara são algumas das opções para quem curte aventura em meio à natureza.

Os lugares mais visitados de Morretes são o Centro Histórico e a Ponte Velha.

Foto: Priscila Forone / Paraná Turismo

ATRAÇÕES

Pico do Marumbi

O Pico do Marumbi é um dos pontos preferidos dos turistas para a prática do montanhismo. O conjunto se destaca pela altura, que oferece lindas vistas e pelas trilhas íngremes. Conta com opções de escaladas em todas as modalidades e graus de dificuldades.

Passeio de trem

O passeio de trem pela Serra do Mar é uma experiência inesquecível e um dos tours mais conhecidos e procurados do Brasil. No trajeto, você terá a oportunidade de passar por diversos túneis, viadutos e pontes, ver a natureza de perto e lindas paisagens, como rios e cachoeiras. O passeio tem duração de mais de 3 horas, e é monitorado por guias especializados, que narram durante toda a viagem a história e as principais atrações.

GASTRONOMIA

Uma das principais atrações gastronômicas da cidade é o barreado, prato típico oficial do Paraná. No centro histórico, o visitante encontra vários restaurantes, à beira do rio Nhundiaquara, que servem o tradicional e verdadeiro barreado paranaense.

Morretes – Litoral do Paraná – Barreado. Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Morretes também é a terra da cachaça artesanal, considerada um dos principais produtos da cidade.

COMO CHEGAR

Morretes está a 70 km de Curitiba, aproximadamente 1h30. É possível chegar pela BR-277, pela Estrada da Graciosa e de trem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 lugares para acampar perto de Curitiba

O Busão preparou uma lista com três sugestões de lugares para acampar que ficam próximos de Curitiba. Os locais são ideias para quem quer descansar e se divertir em meio a natureza. Confira a lista:

1 – Recanto dos Papagaios (Palmeira)

Em Palmeira, cidade localizada a 50km de Curitiba, há um parque totalmente gratuito que oferece diversas atividades na natureza. No Recanto dos Papagaios é possível tomar banho de rio, piscina natural, fazer trilha, pescar, conhecer cachoeiras e relaxar! No recanto há churrasqueiras e banheiros que podem ser utilizados pelos frequentadores. No local também fica a Ponte dos Papagaios, construída no século XIX, quando o Imperador Dom Pedro II visitou as terras paranaenses.

*(Foto: Rede Clima)

2 – Ilha de Superagui (Guaraqueçaba)

No litoral norte paranaense, fica localizada a linda e preservada Ilha de Superagui. Na ilha, há uma pequena vila de pescadores nativos. A partir da vila, o visitante pode conhecer a A Trilha da Lagoa, de 3km de extensão, onde é possível encontrar inúmeras espécies de aves e outros animais, que são ameaçados de extinção ou que só existem na Mata Atlântica. A praia deserta de Superagui, pode ser inteiramente percorrida a pé ou de bicicleta. A Ilha contém diversos lugares para se conhecer, todos ligados à natureza. Na região, há vários campings e o visitante também pode  acampar em meio a natureza.

Foto: Viaje Paraná

3 – Recanto Saltinho

Localizado em Tijucas do Sul, a 75 km da capital, o Recanto Saltinho é uma ótima opção para quem deseja descansar! O local também é ideal para passeios em meio a natureza e um delicioso mergulho na cachoeira. Dica para aproveitar os dias de calor! 

Reprodução site Me Leva Viajar

Cânion e Cachoeira do Rio São Jorge, são passeios que ficam pertinho de Curitiba

O Cânion e a Cachoeira do Rio São Jorge, são dois passeios dos diversos passeios que ficam localizados bem pertinho de Curitiba.

As duas atrações são consideradas unidades de conservação do município de Ponta Grossa. O local possui diversas quedas d’ água e no final delas forma-se um cânion com uma cachoeira espetacular, com 30 metros de altura. 

Além disso, a área verde que recebe os atrativos é equipada com camping, banheiros e lanchonete, proporcionando maior conforto durante o passeio. No local, os visitantes também podem se aventurar com atividades de rappel – mas lembrando que a prática exige equipamentos adequados, segurança, experiência ou acompanhamento de alguém experiente.

Foto via @_lugaresporai_

A cachoeira do Rio São Jorge fica em uma propriedade particular, mantida pela família Zapotoczny. A entrada custa apenas R$15 por pessoa. Para aproveitar a hospedagem no camping é cobrado uma taxa de R$40 por pessoa, a pernoite. 

O local é ideal para aproveitar momentos de contato com a natureza. A cachoeira e o cânion ficam aproximadamente a 127 km da capital Curitiba, e a 15 km do centro de Ponta Grossa. O horário de funcionamento é das 8h às 18h. Para mais informações entre em contato pelo número: (42) 3226-3731.

Foto via @_lugaresporai_

Como chegar: Localizado a 15km do centro urbano de Ponta Grossa. O acesso ao Cannyon do Rio São Jorge é feito pela Avenida Carlos Cavalcanti. Na frente do Campus da UEPG-Uvaranas, entra-se na primeira rua à esquerda. Na próxima rua dobra a direita. O acesso se dá pela rodovia Arichermes Carlos Gobbo (deve-se virar à esquerda, após passar o viaduto sobre o pátio da ALL, em direção ao núcleo habitacional Dal Col). Após percorridos 2 km, deve-se virar à direita, após o matadouro municipal, passando por baixo de um viaduto da linha férrea. Deve-se seguir em frente por mais 5Km e virar à esquerda, seguindo por mais 1 Km até à próxima bifurcação. Deve-se então virar à direita e percorrer mais 2 Km de terra batida até o rio São Jorge.