Confira a programação da Fazenda Urbana do Cajuru para esta semana

Confira a programação da Fazenda Urbana para a segunda quinzena de setembro. Foto: Hully Paiva/SMCS

Até o fim de setembro é possível aproveitar a programação da Fazenda Urbana do Cajuru. São vários cursos e oficinas, atividades para as crianças e ainda o passeio livre que acontece sempre no último sábado do mês.

Para se inscrever para as atividades do espaço da Prefeitura, basta acessar o site https://guia.curitiba.pr.gov.br/. Toda a programação integra o Curitiba Viva Bem, política pública de promoção da qualidade de vida na cidade lançada neste sábado (17/9), também com atividades informativas e esportivas no Parque Barigui.

Agenda

Na próxima quarta-feira (21/9) acontecem dois cursos. Pela manhã, das 9h às 11h, o curso Jardim Comestível: Primavera e o Uso de Pancs (plantas comestíveis não convencionais) onde os participantes aprenderão sobre várias espécies de flores que são comestíveis e que apresentam alto valor nutritivo, vitaminas, fibras, antioxidantes e sais minerais. As pancs são facilmente encontradas na natureza, porém a falta de conhecimento faz com que sejam pouco consumidas pela população.

Na parte da tarde, das 13h30 às 17h30, acontece a oficina Agricultura de Quintal, com técnicas de cultivo em pequenos espaços, dicas de como escolher o local da horta, os melhores modelos de canteiro e seu preparo, plantio e ferramentas necessárias.

Para as crianças, o destaque é o curso Cores, Aromas e Sabores – Especial Primavera, que acontece no sábado (24/9) das 9h às 11h. Podem participar crianças de 4 a 10 anos acompanhadas de um responsável.

O curso promove um tour sensorial pelos canteiros, com o objetivo de sensibilizar sobre a importância do consumo de alimentos saudáveis como frutas e hortaliças, evidenciando sua importância para a saúde, e nesta edição, em especial, apresentando as pancs (plantas alimentícias não convencionais) em comemoração da Primavera.

Passeio Livre na Fazenda Urbana

Todo último sábado do mês é dia de passeio livre na Fazenda Urbana. Neste mês a atividade gratuita, será no sábado (24/9), aberta a todos os interessados. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de adulto responsável.

Nesta modalidade, o visitante cria o seu roteiro para conhecer toda estrutura da Fazenda Urbana, que inclui áreas de cultivo, estufas e espaço de compostagem, sem o auxílio de um técnico/guia.

O passeio livre acontece das 9h às 11h30 e haverá outra turma das 11h30 as 14h. Cada turma tem disponível 100 vagas. Para agendar clique aqui.

A entrada é gratuita, mas quem quiser auxiliar nos projetos sociais da Prefeitura pode colaborar com o Ingresso Solidário, com a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado às entidades sociais parceiras do Projeto Mesa Solidária e cadastradas no Banco de Alimentos de Curitiba.

Programação da Fazenda Urbana

Dia 21/9 (9h às 11h) – Jardim Comestível: Primavera e o Uso de Pancs – 25 vagas

Dia 21/9 (13h30 às 17h30) – Oficina Agricultura de Quintal – 20 vagas

Dia 24/9 (9h às 11h) – Ação Kids Cores, Aromas e Sabores – 20 vagas – crianças de 4 a 10 anos acompanhadas de um responsável

Dia 24/9 (9h às 11h30) – Passeio livre – 50 vagas

Dia 24/9 (11h30 às 14h) – Passeio livre – 50 vagas

Serviço: Fazenda Urbana de Curitiba

Endereço: Avenida Prefeito Maurício Fruet, 1.880, Cajuru (ao lado do Mercado Regional Cajuru)

Estacionamento gratuito no Mercado Regional Cajuru

As inscrições pelo site https://guia.curitiba.pr.gov.br/

Curitiba Viva Bem é uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, cultura da inovação, cidade educadora, entre outras. A conexão de Curitiba e dos curitibanos com ações de saúde e bem-estar motivou um conjunto de ações desenvolvidas pela Prefeitura, por meio de parcerias com todas as secretarias municipais.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Doces ou travessuras: Rede de café ‘to go’ lança frappe inédito de Halloween  

O Dia das Crianças e o Dia das Bruxas, ambos comemorados em outubro, vão ficar ainda mais gostosos com a nova criação da Go Coffee. A rede pioneira em cafés ‘to go’ acaba de lançar o Frappe Secreto de Halloween, bebida temática no sabor uva, para agitar o mês mais assustador do ano.

“Resolvemos brincar com os feitiços e mistérios das bruxas aliado à criação de receitas únicas e saborosas para criar uma sobremesa incrível para as crianças e também para os jovens e adultos que desejam relembrar o gostinho da infância”, conta Elói Ferreira, sócio fundador da Go Coffee. Para tornar a experiência ainda mais divertida, na compra de um Frappe de Halloween, o cliente vai ganhar uma tatuagem assombrada para colar na pele.

A novidade ficará disponível em todas as lojas brasileiras da rede de 03 de outubro a 04 de novembro. Já para acompanhar a bebida, a rede ainda um cardápio completo de doces e salgados produzidos a partir de receitas autorais, como cookies tradicionais e recheados, brownies, muffins, salgados e pães de queijo.

O Frappe de Halloween fica disponível até o dia 04 de novembro em todas as unidades da Go Coffee do país. Mais informações no Instagram oficial da rede no Instagram (@gocoffeebrasil).

Pizzaria da Mathilda lança novo sabor com promoção

Um novo sabor de pizza chegas às três unidades da Pizzaria da Mathilda nessa terça-feira – e com desconto. A Portuguesa mistura o sabor clássico ao estilo napolitano, com pizzas individuais, da rede que conquistou o público curitibano. O valor da pizza será R$ 42, mas no dia do lançamento (04/10), sairá pela metade do preço, tanto para consumo nas lojas (no Juvevê, Água Verde e Vicente Machado) quanto para retirada no balcão e venda no site.

A pizza Portuguesa, segundo as histórias, teria nascido no Brasil, quando imigrantes portugueses adicionaram ingredientes diferentes às pizzas feitas pelos imigrantes italianos. Na receita da Mathilda, os insumos clássicos se aliam ao estilo napolitano que consagrou a pizzaria curitibana. A massa de fermentação lenta, servida individualmente, recebe molho, presunto, basílico, cebola roxa, mozzarella, ovo caipira e azeitona preta.

O estilo napolitano da Pizzaria da Mathilda é celebrado como um dos mais tradicionais, sendo considerado patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO. A Mathilda conquistou o público curitibano ao seguir as regras dessa tradição com as pizzas individuais em sabores clássicos, como Marguerita, e também com criações originais. Renovando o cardápio, traz pedidas favoritas do público como a Portuguesa.

A nova pizza Portuguesa estreia nas três lojas no dia 04 de outubro. A Pizzaria da Mathilda conta com três unidades da rede em Curitiba: Vicente (Av. Vicente Machado, 859), Juvevê (R. Rocha Pombo, 265) e Água Verde (Av. dos Estados, 1066). As lojas abrem de terça-feira a domingo, das 18h às 23h. Além disso, os pedidos poderão ser feitos, também, pelo site www.pizzariadamathilda.com.br. Mais informações no perfil oficial no Instagram (@pizzariadamathilda).