Confira 5 passeios turísticos do litoral do Paraná

O Litoral do Paraná é um local muito tranquilo, com praias super acessíveis, onde a diversão é garantida. E o melhor é a distância, bem pertinho de Curitiba. Além disso, as praias contam com várias opções de bares, restaurantes, entre outros. 

Separamos alguns passeios para você aproveitar melhor o nosso litoral. Bora conhecer!

Cultura

A cidade de Paranaguá é considerada o berço da colonização do Paraná, no município fica localizado um dos maiores portos do Brasil e a Estação Ferroviária, onde fica o Marco Zero da Estrada de Ferro que liga Paranaguá a Curitiba. Lá os visitantes podem conhecer o Centro Histórico da cidade e o Museu de Arqueologia. 

Na Ilha do Mel também é possível prestigiar o turismo cultural, visitando a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres e o Farol das Conchas. E se o assunto é cultura, não se pode deixar de prestigiar o fandango, dança típica litorânea muito comum em Guaraqueçaba e na Ilha dos Valadares, localizada ficam localizadas no município de Paranaguá.

Já em Morretes, os visitantes podem explorar o Parque Estadual do Marumbi, o Caminho do Itupava, o povoado de Porto de Cima e percorrer o trajeto da bela Estrada da Graciosa. Além disso, a cidade oferece lugares com rios, cachoeiras, sendo alguns deles com estrutura para piqueniques.

Centro Histórico, Morretes – Foto: Priscila Forone / Acervo SEBRAE – Paraná Turismo

Aventura 

Antonina é o local para esportes radicais. Dá pra pedalar numa rota que passa pela Cachoeira do Cedro, fazer rafting no Rio Cachoeira e praticar montanhismo no Vale do Gigante, localizado aos pés do Pico Paraná.

Ecoturismo

Em Guaraqueçaba, a natureza está muito presente no Parque Nacional do Superagui, rico em biodiversidade, e na Reserva Salto Morato, que tem como maior atrativo uma cachoeira de cerca de cem metros.

Outros destaques são o Parque Estadual Rio da Onça, em Matinhos, a Floresta Estadual do Palmito, em Paranaguá e, claro, a Ilha do Mel, um dos mais belos pontos turísticos do Paraná. A ilha é conhecida no Brasil todo.

Praias mansas

No litoral há duas praias sem ondas, bem calmas. E que conquistam os moradores e visitantes. As praias mansas ficam em Caiobá e em Pontal do Sul. Em Caiobá a praia é mais movimentada, pois fica em um região mais central do balneário. Já em Pontal do Sul, no Canto das Pedras, o lugar é mais calmo, quase que uma praia secreta. Muitos banhistas levam churrasqueiras até o local e aproveitam para passar o dia na praia. 

Praia Mansa, Caiobá – Foto: Edilson Tadeu Giordano / Pref. de Matinhos

Religioso

Localizada na praça central de Guaratuba, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso é uma construção secular feita por escravos e tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná. Outra igreja considerada patrimônio histórico é o Santuário de Nossa Senhora do Pilar, no centro de Antonina. 

Em Guaraqueçaba, o destaque é a Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões, com altar em forma de um barco com a base em formato de peixe. E em Paranaguá, encontram-se o Santuário de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, e a Catedral de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, a mais antiga igreja do município.

Como chegar

Há três maneiras de se chegar ao litoral. Os dois principais acessos à região são pela BR-277, sentido Matinhos ou Paranaguá, e também pela BR-376, sentido Joinville, passando pelo município de Garuva e seguindo pela rodovia PR-412.

Outra dica mais cultural e muito indicada é descer a serra pela Estrada da Graciosa, que utiliza a antiga rota dos tropeiros e liga a parte alta da serra ao litoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fim de semana ensolarado termina com 31 atendimentos ao mar; adolescente de 15 anos morreu

O fim de semana ensolarado, com temperaturas próximas dos 30°C, levou muita gente ao Litoral do Paraná. Assim, o número de incidentes no mar também foi alto, segundo balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros nesta segunda-feira (29). De acordo com os dados, foram 31 atendimentos, com uma morte na cidade de Guaratuba.

A vítima fatal era moradora de Curitiba e estava com a família no Balneário Nereidas. O Corpo de Bombeiros alerta que a área não era atendida por guarda-vidas.

Em Pontal do Paraná, uma adolescente de 13 anos foi socorrida em estado grave após se afogar. Ela foi encaminhada ao Hospital Regional do Litoral.

Segundo o tenente Malaquias, do Corpo de Bombeiros, é fundamental procurar por lugares seguros ao entrar ao mar. “No Litoral do Paraná temos diversas correntes de retorno, então se ele não conhecer a área e ficar preso ao fundo, a probabilidade de afogamento é grande”, descreve.

Os atendimentos do fim de semana aconteceram em Morretes (2), Pontal do Paraná (7), Matinhos (11), Guaratuba (9) e Ilha do Mel (2).

Informações Banda B

Antonina segue Paranaguá e anuncia não realização do Carnaval 2022

A prefeitura de Antonina – no litoral do Paraná – seguiu Paranaguá e também anunciou a não realização do Carnaval 2022. No município, eram esperadas cerca de 60 mil pessoas para participar do evento, mas, por conta da pandemia de Covid-19, foi anunciado o cancelamento. A postagem foi feita por meio das redes sociais.

Mais cedo, Marcelo Roque, prefeito de Paranaguá, anunciou por meio das redes sociais nesta segunda-feira (29) a não realização do Carnaval em 2022. No Facebook, o prefeito disse que o retorno precisa ser gradual e é o “momento de reflexão e cuidado”.

Com a decisão da prefeitura, Paranaguá se tornou o primeiro município do litoral do estado a anunciar que não realizará o evento no ano que vem por conta da pandemia.


As prefeituras de Matinhos e Guaratuba, também no litoral do Paraná, ainda não se manifestaram no sentido de cancelar o carnaval de 2022.


Cancelamentos em São Paulo


Ao menos, 70 cidades do interior de São Paulo já cancelaram os eventos de Carnaval com medo de uma quarta onde de Covid-19.


Ômicron


Uma nova variante vem preocupando cientistas do mundo inteiro, a ômicron. Ela foi descoberta na África do Sul e apareceu já em alguns países.