Concerto de abertura da 40ª Oficina de Música de Curitiba une Brasil e Argentina no palco do Guairão

Abertura da 40ª edição da Oficina de Música de Curitiba no Teatro Guaíra. Curitiba, 25/01/2023. Foto: Hully Paiva/SMCS

Com um concerto que teve como destaques o pianista brasileiro Arnaldo Cohen e músicos solistas da Argentina, foi aberta na noite dessa quarta-feira (25/1) a 40ª Oficina de Música de Curitiba, que também comemora os 330 anos de Curitiba e os 50 anos da Fundação Cultural de Curitiba. O público entusiasmado lotou o auditório do Teatro Guaíra, aplaudindo de pé as três apresentações da noite, sob a regência do maestro Abel Rocha.

O prefeito Rafael Greca assistiu ao concerto e comentou sobre as participações especiais.

“Nós trouxemos o brilhante pianista Arnaldo Cohen, que veio dos Estados Unidos, onde vive, e solistas do Teatro Colón, de Buenos Aires, para tocar com os grandes músicos da Camerata Antiqua de Curitiba. Nos próximos dez dias, a cidade estará repleta de harmonias. Quem está em casa, venha usufruir das alegrias da música”, conclamou o prefeito.

Arnaldo Cohen foi o primeiro a se apresentar junto com a orquestra, tocando o Concerto para piano nº 1 em Sol menor, de Felix Mendelssohn Bartholdy (1809-1847). O virtuosismo do pianista empolgou a plateia, que pediu bis sugerindo que ele tocasse uma peça de Frédéric Chopin. Cohen atendeu o pedido.

Pouco antes de entrar no palco, o pianista comentou sobre a oportunidade de se apresentar na Oficina de Música. “A gente tem que ser grato à vida por fazer o que gosta e poder dividir com uma plateia bonita como essa. Eu diria que é um ato de amor e de comunicação do que temos para dar, criando essa empatia, que é o que está faltando muito nos dias de hoje”, disse.

Celebridades argentinas

O repertório seguiu com a Sinfonia Concertante em Mi bemol Maior, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), executada por um quarteto de sopros formado pelos brasileiros Cássia Carrascoza (flauta) e Ronaldo Pacheco (fagote) e pelos argentinos Michele Wong (oboé) e Fernando Chiappero (trompa).

Para o trompista, que vem para a Oficina de Música como professor pela terceira vez, o festival curitibano é um dos mais importantes do Brasil e uma referência para jovens músicos argentinos, que sempre participam dos cursos. “Para mim é um prazer enorme vir para Curitiba fazer aulas e tocar com amigos”, revelou.

A soprano do famoso teatro da Argentina, Jaquelina LIvieri, acompanhada de coro e orquestra da Camerata, finalizou o programa da noite, cantando o Laudate Pueri Dominum, de Georg Friedrich Händel (1685-1759). O público aplaudiu a solista, considerada a mais importante cantora lírica da Argentina, que venceu importantes concursos internacionais e já acompanhou o célebre tenor José Carreras.

Público entusiasmado

O público deixou o teatro empolgado. “Foi uma apresentação linda”, disse a professora de música Celina Mayer, de Curitiba. “Já participei de algumas oficinas como aluna e agora sempre acompanho a programação”, contou. Celina, moradora do Jardim das Américas, estava acompanhada da filha, Flávia, e da amiga Margarida da Costa, que se matriculou no curso de história da música. “Estudei piano por muitos anos e adoro vir na Oficina”, completou Flávia.

Os irmãos Nathália e Jonathas Thans de Oliveira estavam entre os muitos jovens da plateia que apreciaram o concerto. “Estamos habituados a ouvir música erudita desde criança. Gostamos muito dos argentinos convidados. A soprano foi maravilhosa”, avaliou Jonathas. Natália contou que é a segunda vez que assistem à programação da Oficina de Música. “É preciso ter mais incentivo entre os jovens. Há muita curiosidade que precisa ser despertada. Por isso, festivais como a Oficina de Música são muito importantes”, destacou.

Considerada um dos mais importantes festivais de formação e aperfeiçoamento musical da América Latina, a Oficina de Música de Curitiba está apenas começando. Até 5 de fevereiro a cidade será tomada por uma programação intensa de mais de 200 shows e concertos, nos teatros, espaços culturais, oratórios e igrejas, em parques e palcos itinerantes. Na sede da PUC-PR estão sendo realizados 90 cursos, com 1.300 alunos inscritos.

Entre as autoridades, além do prefeito Rafael Greca, estiveram na abertura da 40ª Oficina de Música de Curitiba a primeira-dama, Margarita Sansone; o vice-prefeito de Curitiba e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila; e a secretária municipal de Comunicação Social, Cínthia Genguini.

Próximas atrações da 40ª Oficina de Música de Curitiba

Quinta-feira (26/1)

19h – Capela Santa Maria – Concerto Mercosul Cultural, com Jaquelina Livieri (soprano) e Trio Jairo Wilkens (clarinete), Alexa Sanchez (fagote) e Clenice Ortigara (piano)

Ingressos (R$ 35)

19h30 – Teatro Cleon Jacques (Memorial Paranista) – Gabriel Schwartz, lançamento do álbum “Solo”. Grátis

20h – Guairão – Orquestra À Base de Corda convida Vanessa da Mata (Ingressos esgotados)

Sexta-feira (27/1)

12h30 – Capela da Glória – Recital de Alaúde

19h – Capela Santa Maria – Recital de Piano com Raphael Lusczcewski

19h30 – Teatro Cleon Jacques – Recital de violão solo com João Camarero

20h – Teatro Guaíra – BNegão, Danilo Caymmi e Orquestra À Base de Sopro

A 40ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, Ministério da Cultura, Governo Federal, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e patrocínio da Volvo do Brasil Veículos e Copel Distribuição. Também apoiam o evento: Camões – Centro Cultural Português, Embaixada de Portugal no Brasil, Teatro Colón, Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Sistema Fiep/Sesi Cultura, Família Farinha, Hard Rock Cafe Curitiba, LAMUSA – Laboratório de Música Antiga, Rádio Educativa 91.7 FM, TV Paraná Turismo, Teatro Regina Casillo e Bicicletaria Cultural.


Projeto realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Restaurante de Curitiba faz sucesso com sushis e várias outras receitas com trufas

A trufa, ingrediente tão celebrado na cozinha internacional ganha um tratamento contemporâneo no Nuu Nikkei, uma das grandes referências gastronômicas da cidade de Curitiba (PR). O restaurante é especializado na cozinha Nikkei, que alia referências das cozinhas peruana e japonesa, e traz o insumo em variadas versões, do sushi ao grelhado.

Veneradas como as “iguarias dos deuses”, as trufas são encontradas apenas nas raízes de poucas árvores. Difíceis de serem encontradas, elas passaram a ser muito valorizadas pelos amantes da gastronomia, caindo no gosto dos principais chefs de cozinha do mundo.

Já nas entradas do Nuu Nikkei é possível encontrar preparos com o celebrado insumo. O Carpaccio Trufado traz uma pasta de trufas com flor de sal e raspa de limão siciliano combinados a salmão, polvo ou vieiras, dependendo da escolha do cliente. Outra pedida é o Maki, sushi enrolado com a alga pelo lado de dentro, de Salmon Truffle. A receita tem aspargos com queijo cremoso por dentro, e por fora, salmão, mel, trufa e farofa de amêndoas.

Entre as Duplas Especiais de sushis, há variadas escolhas com o badalado ingrediente. O Nuu Especial, por exemplo, tem salmão com ovo de codorna selado e mel trufado, enquanto o Niguiri Trufado tem diferentes opções de frutos do mar (camarão, salmão, vieiras ou barriga de salmão) com massago, cebolinha e trufa, selado na finalização.

A Parrilla, que apresenta ingredientes grelhados ao estilo sul-americano, também tem prato com um toque todo especial de trufas. O Mignon Nuu é preparado ao molho de vinho tinto e servido com batata gratinada com parmesão, especiarias asiáticas e perfume de trufa.

O Nuu Nikkei funciona durante o jantar, de terça-feira a domingo, a partir das 18h, e durante o almoço, aos sábados e domingos, das 12h às 15h. A casa fica na R. Fernando Simas (nº 333), no bairro Mercês. Reservas e informações disponíveis no Instagram oficial do restaurante (@nuunikkei).

Festival do Pão com Bolinho agita o Bar Quermesse, em Curitiba

Com 14 anos de história e consolidado como um dos empreendimentos mais tradicionais da gastronomia paranaense, o Bar Quermesse conquistou o público curitibano unindo cervejas e bebidas especiais a um cardápio que valoriza o melhor da gastronomia regional brasileira, baseado, principalmente, nas clássicas comidinhas de boteco.

Pensando em destacar um dos preparos mais pedidos da casa, o Bar Quermesse vai promover, entre os dias 21 e 26 de março, o seu tradicional Festival do Pão com Bolinho. Durante o evento, o público poderá saborear releituras da deliciosa iguaria que serão comercializadas pelo preço fixo de R$ 19.

O evento especial contará com três opções de pão com bolinho: com creme de cheddar e bacon crocante; com molho de cerveja preta e bacon acompanhado por uma deliciosa batata frita; e o pão com bolinho à parmegiana.

Além da programação especial, a casa conta com opções de bebidas e vários outros preparos tradicionais, entre eles torresmo, mignon chic, brusqueta e batata brava. Aos finais de semana, o Quermesse oferece iguarias como feijoada, barreado, buffet de comida mineira e churrasco de igreja.

O Bar Quermesse fica na Rua Carlos Pioli, (nº 513), no bairro Bom Retiro, e funciona de terça a sexta, das 18h às 01h, e aos sábados e domingos, das 11h30 às 01h. O Festival do Pão com Bolinho será realizado entre os dias 21 e 26 de março, durante todo o horário de funcionamento da casa. Mais informações no site www.quermesse.com.br ou pelo telefone (41) 3026-6676.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com