10/10/2025 – 17:30
Projeto de Lei Garante 20% de Recursos Publicitários para Mídias Regionais
A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que destina ao menos 20% do total de recursos para contratação de publicidade pela administração pública às mídias regionais. A iniciativa visa fortalecer a comunicação local e promover o desenvolvimento regional.
Substitutivo Aprovado
O texto aprovado é um substitutivo da relatora, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), para o Projeto de Lei 1677/15, da deputada Maria do Rosário (PT-RS). A nova redação mantém o objetivo da iniciativa original.
Importância da Desconcentração da Mídia
Em suas declarações, a relatora Alice Portugal ressaltou a importância da desconcentração dos meios de comunicação para o desenvolvimento regional e a valorização cultural local. “Isso fortalece a democracia”, afirmou.
Portugal destacou que a necessidade do substitutivo se dá porque a Lei de Licitações e Contratos de Publicidade já aborda o tema, tornando desnecessários muitos dispositivos do projeto original.
Conteúdo Local no Projeto
A proposta aprovada estipula que os veículos contemplados devem produzir conteúdo majoritariamente local. Serão considerados mídias regionais:
- jornais, revistas e outros periódicos impressos com tiragem entre 1 mil e 20 mil exemplares, editados por empresário individual ou por microempresas e empresas de pequeno porte;
- veículos de radiodifusão local habilitados que atendam um município ou conjunto deles através de uma única estação transmissora;
- veículos de radiodifusão comunitária habilitados;
- aplicações de internet voltadas para difusão de conteúdos com entre 1 mil e 20 mil usuários cadastrados, sob responsabilidade de pessoa física, empresário individual, microempresa ou empresa de pequeno porte.
A deputada Maria do Rosário, autora do projeto original, comentou que “a ideia é assegurar o funcionamento de pequenos jornais, rádios e páginas da internet, que são prejudicados pela concentração da publicidade veiculada por instituições.”
Próximos Passos na Tramitação
O projeto seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Devido à rejeição anterior pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, a proposta não possui mais caráter conclusivo, e portanto terá que ser examinada também pelo Plenário.
Para que a proposta se torne lei, deve ser aprovada tanto pela Câmara quanto pelo Senado.
Da Reportagem/RM
Edição – Pierre Triboli
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



