Com previsão de sol, expectativa é de movimento alto nas praias no feriado; saiba as restrições

A expectativa é de um movimento intenso de turistas em direção ao Litoral e, com isso, as prefeituras de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba se preparam para receber as pessoas em tempos de pandemia

A previsão para o feriado de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, é de sol a maioria do tempo nas praias paranaenses. A partir de sábado a nebulosidade começa a se afastar e o tempo deve ficar seco, com máximas que podem até passar dos 25°C. A expectativa é de um movimento intenso de turistas em direção ao Litoral e, com isso, as prefeituras de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba se preparam para receber as pessoas em tempos de pandemia.

Banda B conversou com as prefeituras das cidades litorâneas sobre as restrições impostas pela Covid-19 e traz as orientações aos internautas:

Matinhos: Em Matinhos, o último decreto vigente liberou o acesso à areia e calçadão, desde que respeitando as medidas de higiene como uso de máscara e distanciamento social. “Todo o turista é bem vindo na nossa cidade, mas precisa ter a responsabilidade pessoal também. Então, se cada um fizer a sua parte, passaremos por esse momento difícil e nos prepararemos até melhor para a temporada de fim de ano que se aproxima”, disse à Banda B o presidente da Comissão de Combate à Covid-19 em Matinhos, Sérgio Cioli.

Sobre a fiscalização, o secretário afirmou que ela será intensifica nos três dias de feriado prolongado. “Haverá fiscalização na praia e no comércio. Teremos tendas para orientações em Caiobá e no calçadão central de Matinhos. Os comércios estão liberados para trabalhar, mas com regramentos. Restaurantes fecham às 23h e fica proibida venda de bebida após as 22h”, descreveu.

Pontal do Paraná: Na cidade de Pontal do Paraná, o secretário de Desenvolvimento e Turismo de Pontal do Paraná, Jaime Cousseau, destacou que também não há mais restrições para o acesso às praias. “Não temos mais restrições e as praias estão livres. Temos restrições em mercados e comércios, com limite no número de pessoas, além do uso obrigatório de máscaras dentro da cidade”, ponderou.

Outro ponto importante é um alerta do secretário para que se evite a ida a Ilha do Mel. “A recomendação é evitar a vinda até a Ilha do Mel, porque estamos com a ocupação de 2,5 mil pessoas para o Litoral já reservada até o dia 12 e quem vier, acabará perdendo a viagem”, disse.

Guaratuba: Em Guaratuba, a restrição está mais apertada, com a faixa de areia fechada para turistas no fim de semana. “A praia está com o calçadão liberado e a faixa de areia ainda permanece fechada para os turistas aos fins de semana, aberta de segunda a sexta até as 18h. Nos feriados temos intensificado o trabalho de fiscalização nos comércios e nas orlas, especialmente com orientação para saber se as medidas de higiene estão sendo seguidas”, explicou o secretário municipal de Saúde de Guarutuba, Gabriel Modesto.

Sobre o comércio, Modesto explicou as restrições impostas. “O comércio já tem a orientação de distanciamento entre clientes, uso da máscara, álcool gel e limitação no número de pessoas”, concluiu.

Informações Banda B.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Paraná registra três novos óbitos por dengue; total chega a 26

O boletim da dengue divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta terça-feira (1º) registra mais três mortes por causa da doença. O Paraná acumula agora 26 óbitos desde agosto do ano passado.

Os novos óbitos foram no mês de maio e são de mulheres residentes nos municípios de Medianeira, no Oeste (86 anos, com comorbidade), Campo Mourão, no Centro-Oeste (80 anos, com comorbidade) e Maringá, no Noroeste  (53 anos, sem comorbidade).

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, alerta que a dengue é uma doença grave, que pode ser evitada com a colaboração de todos. “Alertamos a população para ações de combate à doença com a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, pois os principais focos de transmissão estão nos domicílios e precisamos da participação de todos neste controle”, disse o secretário.

São 20.242 casos confirmados da doença desde o começo desse registro. O boletim indica 1.507 casos novos em relação ao informe anterior.

O total de notificações ultrapassou a marca de 80 mil (80.079) em todo Estado. Destes, 12.424 permanecem em investigação e 35.648 já foram descartados.

Confira o informe completo AQUI.

Paraná tem alerta para temporal com ventos fortes

O Instituto Climatempo emitiu um sinal de alerta para a condição climática deste final de semana no estado Paraná. A previsão é de temporal com rajadas de ventos fortes na região Oeste, Sudoeste e na Grande Curitiba entre a noite desta sexta-feira (28) e o sábado (29).

Segundo o Climatempo, uma intensa frente fria fará o vento atingir velocidades entre 55 e 70 km/h, podendo ultrapassar os 80 km/h em algumas regiões.

“As tempestades isoladas e/ou agrupadas em linhas, vão varrer todas as regiões paranaenses, ou seja, há previsão de ocorrência de temporais severos para todas as áreas do PR”, diz o alerta.

O deslocamento desta frente fria, ainda de acordo com o Instituto, é acompanhada de um ciclone extratropical no sul da América do Sul. Além do Paraná, o alerta também é feito aos estados de Santa Catarina, São PauloRio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.

Informações Banda B