Com previsão de sol, expectativa é de movimento alto nas praias no feriado; saiba as restrições

A expectativa é de um movimento intenso de turistas em direção ao Litoral e, com isso, as prefeituras de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba se preparam para receber as pessoas em tempos de pandemia

A previsão para o feriado de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, é de sol a maioria do tempo nas praias paranaenses. A partir de sábado a nebulosidade começa a se afastar e o tempo deve ficar seco, com máximas que podem até passar dos 25°C. A expectativa é de um movimento intenso de turistas em direção ao Litoral e, com isso, as prefeituras de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba se preparam para receber as pessoas em tempos de pandemia.

Banda B conversou com as prefeituras das cidades litorâneas sobre as restrições impostas pela Covid-19 e traz as orientações aos internautas:

Matinhos: Em Matinhos, o último decreto vigente liberou o acesso à areia e calçadão, desde que respeitando as medidas de higiene como uso de máscara e distanciamento social. “Todo o turista é bem vindo na nossa cidade, mas precisa ter a responsabilidade pessoal também. Então, se cada um fizer a sua parte, passaremos por esse momento difícil e nos prepararemos até melhor para a temporada de fim de ano que se aproxima”, disse à Banda B o presidente da Comissão de Combate à Covid-19 em Matinhos, Sérgio Cioli.

Sobre a fiscalização, o secretário afirmou que ela será intensifica nos três dias de feriado prolongado. “Haverá fiscalização na praia e no comércio. Teremos tendas para orientações em Caiobá e no calçadão central de Matinhos. Os comércios estão liberados para trabalhar, mas com regramentos. Restaurantes fecham às 23h e fica proibida venda de bebida após as 22h”, descreveu.

Pontal do Paraná: Na cidade de Pontal do Paraná, o secretário de Desenvolvimento e Turismo de Pontal do Paraná, Jaime Cousseau, destacou que também não há mais restrições para o acesso às praias. “Não temos mais restrições e as praias estão livres. Temos restrições em mercados e comércios, com limite no número de pessoas, além do uso obrigatório de máscaras dentro da cidade”, ponderou.

Outro ponto importante é um alerta do secretário para que se evite a ida a Ilha do Mel. “A recomendação é evitar a vinda até a Ilha do Mel, porque estamos com a ocupação de 2,5 mil pessoas para o Litoral já reservada até o dia 12 e quem vier, acabará perdendo a viagem”, disse.

Guaratuba: Em Guaratuba, a restrição está mais apertada, com a faixa de areia fechada para turistas no fim de semana. “A praia está com o calçadão liberado e a faixa de areia ainda permanece fechada para os turistas aos fins de semana, aberta de segunda a sexta até as 18h. Nos feriados temos intensificado o trabalho de fiscalização nos comércios e nas orlas, especialmente com orientação para saber se as medidas de higiene estão sendo seguidas”, explicou o secretário municipal de Saúde de Guarutuba, Gabriel Modesto.

Sobre o comércio, Modesto explicou as restrições impostas. “O comércio já tem a orientação de distanciamento entre clientes, uso da máscara, álcool gel e limitação no número de pessoas”, concluiu.

Informações Banda B.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em três dias, mais de 100 animais marinhos são encontrados mortos ou debilitados em praias do Paraná

Durante a última semana ventos fortes chegaram ao litoral paranaense e com estes muitos encalhes de fauna marinha

A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) encontrou mais de 100 animais mortos ou debilitados que estavam no mar e encalharam na costa do litoral do Paraná. Os registros foram feitos do dia 9 de outubro ao dia 12, incluindo aves, tartarugas e mamíferos marinhos.

Durante a última semana ventos fortes chegaram ao litoral paranaense e com estes muitos encalhes de fauna marinha. Conforme relatou a coordenadora do Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Dra Camila Domit: “Os acionamentos realizados pelos usuários das praias intensificaram devido ao movimento no litoral durante o feriado, mas é importante ressaltar que o registro de encalhes já estava mais alto ao longo desta semana em nossa região”.

(Foto: Reprodução/Facebook LEC – Laboratório de Ecologia e Conservação)

Conforme relatado pela pesquisadora, além de uma quantidade grande de animais, os encalhes também foram bastante diversos ao longo da semana, incluindo aves migratórias vindas do hemisfério norte, como o bobo-pequeno (Puffinus puffinus), migratória do hemisfério sul, como o pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus), e mesmo o registro das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem na costa brasileira: tartaruga-verde, tartaruga-cabeçuda, tartaruga-oliva, tartaruga-de-pente e tartaruga-de-couro.

A equipe do PMP-BS na UFPR esteve bastante atarefada em meio a monitoramentos, resgates, necropsias, coletas de amostras e muitas outras ações que são essenciais para garantir que todos os animais sejam registrados, atendimentos e avaliados, gerando bem estar e uma chance de reabilitação aos animais registrados vivos, ou mesmo obtendo o melhor conhecimento sobre a saúde do oceano e sua biodiversidade por meio das carcaças encontradas mortas.

Para que os resultados do projeto e a sua contribuição para a gestão e conservação da fauna marinha sejam ainda melhores, a contribuição da sociedade por meio dos acionamentos é muito importante: 08006423341.

Informações Banda B.

Campanha “Vem pra Foz” dá resultado e principais atrativos registram mais de 28 mil visitantes no feriadão

Resultado representa um aumento de 61% sobre a movimentação de turistas no último feriado prolongado, de 7 de setembro

A campanha “Vem pra Foz”, promovida pela Itaipu Binacional com apoio do trade turístico do Destino Iguaçu, já mostrou resultados neste feriado prolongado de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida. Os quatro principais atrativos da cidade (o Parque Nacional Iguaçu – PNI, Parque das Aves, Itaipu e Marco das Três Fronteiras) registraram, juntos, 28.348 visitantes de sábado (10) a segunda-feira (12), um aumento de 61% sobre o último feriado, quando registraram conjuntamente 17.886 turistas.

Foto: Rubens Fraulini

No PNI, foram 11.844 visitantes de 10 a 12 de outubro, contra 7.289 de 5 a 7 de setembro. Na mesma comparação, o Parque das Aves recebeu 7.512 turistas, contra 4.105 no feriado anterior. Na Itaipu, aumento de 3.800 para 4.717. E, no Marco das Três Fronteiras, de 2.692 para 4.275.

Foto: Kiko Sierich

Pelo perfil dos visitantes observado tanto no PNI como na Itaipu, a maioria dos turistas é da região ou do estado do Paraná, público que corresponde ao foco da campanha “Vem pra Foz”.

Foto: Kiko Sierich

“Foz do Iguaçu se preparou para receber o turista com segurança, e o movimento crescente é sinal de que o público está respondendo e contribuindo com a retomada gradual da economia regional. Foz oferece opções turísticas ao ar livre, de contato com a natureza, que são bastante indicadas para o momento pós-pandemia”, afirmou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna.

Com os bons resultados obtidos neste último final de semana, a expectativa é de uma movimentação ainda maior no próximo feriado, no dia 2 de novembro, que também cairá em uma segunda-feira.

“O brasileiro demonstrou que está ansioso para viajar, e a cidade mostrou que está preparada para receber. Estamos todos de parabéns. É o turismo alavancando a retomada econômica com responsabilidade”, acrescentou o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu (Comtur), Paulo Angeli.

Lançada no final de agosto e produzida pela Itaipu Binacional, a campanha teve como foco inicial o estímulo ao turismo regional e, a partir da segunda fase, iniciada em setembro, conta com o aplicativo Foz com Desconto, uma plataforma para a venda de atrativos, produtos e serviços com condições especiais. Além do Comtur, outras instituições locais como o Instituto Visit Iguassu e a Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi) fazem parte da iniciativa.

“A campanha ‘Vem pra Foz’ e o aplicativo Foz com Desconto demonstram efetividade comprovada pelo crescimento do número de visitantes neste feriado de outubro, e deverá  ampliar o movimento no feriado de Finados, inclusive  reiniciando a demanda do turismo receptivo, com a implementação dos novos voos para o Destino”, concluiu o presidente do Visitors Bureau, Felipe Gonzalez.