Com grupos de 66 e 65 anos, Curitiba retoma vacinação da 1ª dose nesta sexta-feira

Com a confirmação de chegada de novo lote de vacinas contra Covid-19, Curitiba anuncia novo cronograma de aplicação da primeira dose para idosos. Com a retomada, serão imunizadas pessoas de 66 anos completos nascidas no segundo semestre e pessoas com 65 anos completos.

Por falta de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, a sequência do cronograma da primeira dose para grupos etários havia sido interrompido após a vacinação das pessoas de 66 anos completos, nascidas no primeiro semestre.

Portanto, na próxima sexta-feira (16), a vacina será aplicada em pessoas com 66 anos completos, nascidas entre 1º de julho e 31 de dezembro e no sábado serão vacinadas pessoas 65 anos completos – idade que forma um grupo de estimadas 15 mil pessoas.

Para evitar aglomerações, a SMS orienta para as pessoas de 65 anos completos que os nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho que procurem os pontos de vacinação pela manhã. Já os nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro devem ir aos postos de vacinação no período da tarde. (Veja cronograma abaixo)

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, a retomada será feita com as doses que estão destinadas para a segunda aplicação. Esse uso “antecipado” está sendo feito em decorrência do envio iminente de novos lotes de vacina.

“Como temos a informação do Ministério da Saúde de que um novo lote já está a caminho, vamos agilizar a aplicação da primeira dose. Quando a nova remessa chegar, faremos a reposição dos imunizantes reservados para a segunda dose”, explicou Márcia.

A divulgação da continuidade do cronograma de vacinação para novos grupos depende de avaliação do estoque remanescente e da chegada de novas doses. 

Novos pontos

Com o avanço da campanha de imunização, ocorre um aumento do público a ser vacinado, já que as faixas de menor idade incluem mais pessoas. 

Por isso, a SMS promove um reforço da estrutura de atendimento do público, com abertura de dois novos pontos fixos para a vacina contra covid.

Os novos pontos serão instalados na Unidade de Saúde Fernando de Noronha, na Regional Boa Vista, e no Centro de Referência, esportes e atividade física, na Regional Portão e começam a funcionar na sexta-feira (16). (Veja endereços abaixo.)

Agora a cidade conta com 20 pontos para a imunização contra covid, sendo 18 deles fixos e dois que funcionam no sistema de drive-thru. A SMS recomenda que esse sistema, em que a pessoa não precisa sair do carro para ser vacinada, seja usado apenas por aqueles que têm dificuldades de locomoção.

“Estamos vacinando pessoas cada vez mais jovens e com boa capacidade de locomoção, então elas devem procurar os pontos fixos”, diz a secretária. “Os pontos são exclusivos para vacina da covid, não recebendo outros atendimentos de saúde, portanto são locais seguros, sem riscos.”

Orientações para receber a vacina

A exemplo do que já vem sendo feito na campanha de vacinação, para os grupos de 66 anos (nascidos no segundo semestre) e de 65 anos não é necessário agendamento para aplicação da vacina.

Basta aos familiares ou responsáveis pelos idosos incluídos nesta etapa levá-los a um dos pontos de vacinação. A SMS orienta, no entanto, que seja feito o cadastro no aplicativo Saúde Já, a fim de dar mais agilidade ao processo de vacinação.

No ato da vacinação, o idoso deve apresentar um documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência com endereço válido de Curitiba e uma caneta. 

Cronograma da primeira dose para idosos

  • 66 anos completos nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro: sexta-feira, 16 de abril
  • 65 anos completos nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho: sábado, 17 de abril, período da manhã
  • 65 anos completos nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro: sábado, 17 de abril, período da tarde

Pontos de vacinação para idosos

LOCAIS FIXOS

De segunda-feira a sábado, manhã das 8h às 13h e a tarde das 13h às 18h.

1 – Pavilhão da Cura
Parque Barigui

2 – US Salvador Allende
Rua Celeste Tortato Gabardo, 1.712 – Sítio Cercado

3 – US Parigot de Souza
Rua João Eloy de Souza, 11 – Sítio Cercado

4 – US Vila Diana
Rua René Descartes, 537 – Abranches

5 –  US Fernando de Noronha
Rua João Mequetti, 389 – Santa Cândida

6 – US Jardim Paranaense
Rua Pedro Nabosne, 57 – Alto Boqueirão

7 – US Visitação
Rua Dr. Bley Zornig, 3136 – Boqueirão

8 – US Camargo
Rua Pedro Violani, 364 – Cajuru

9 – US Uberaba
Rua Cap. Leônidas Marques, 1392 – Uberaba

10 – Clube da Gente CIC
Rua Hilda Cadilhe de Oliveira

11 – US Ouvidor Pardinho
Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho

12 – US Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo

13  – US Aurora
Rua Theofhilo Mansur, 500 – Novo Mundo

14 – Centro de Referência, esportes e atividade física
Rua  Augusto de Mari, 2150 – Guaíra

15 – US Pinheiros
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade

16 – Rua da Cidadania do Tatuquara
Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n

17 – Rua da Cidadania do Fazendinha
Rua Carlos Klemtz, 1.700

18 – Paróquia Santo Antônio
Entrada pela Av. Paraná, no Boa Vista.

DRIVE-THRU

Das 8h30 às 16h30.

De segunda-feira a sábado, manhã das 8h30 às 12h30 e a tarde das 12h30 às 16h30

1 – Pavilhão da Cura – Parque Barigui (entrada somente pela BR-277)
2 – Estacionamento do Santuário Nossa Senhora do Carmo – Boqueirão (entrada pelo segundo portão do estacionamento, pela Rua Frederico Maurer)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nissei vai aplicar vacinas contra a H1N1 gratuitamente a partir dessa quinta-feira (21)

Nessa quinta-feira (21), a Rede de Farmácias Nissei inaugura mais uma sala de Serviços Avançados Nissei (SAN). A unidade está localizada no Ventura Shopping. Para marcar a data, a Nissei vai aplicar gratuitamente 1.674 doses de vacinas tetra contra a gripe H1N1. Além da nova sala do Ventura, a aplicação também poderá ser feita nas farmácias 24h dos bairros Bacacheri, Hauer, Portão e Seminário

Os interessados devem se cadastrar e agendar um horário no site da Nissei (https://www.farmaciasnissei.com.br/influenza-tetra-gripe-influvac-tetra), escolhendo a loja onde será realizada a imunização. 

A vacina tetraviral do vírus Influenza tem indicação de aplicação anual, pois o imunizante passa por atualização constante, realizada por conta das cepas variantes. Pessoas acima dos seis meses de idade, sem restrição, podem receber a vacina. 

Em um mês, exposição “OSGEMEOS: Segredos” alcança mais de 41 mil ingressos vendidos

Inaugurada em 18 de setembro pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), a exposição “OSGEMEOS: Segredos” foi vista por 31.237 pessoas no primeiro mês. Além disso, 10.081 ingressos antecipados para os próximos dias já foram adquiridos. A mostra segue todas as orientações sanitárias em decorrência da pandemia, como limitação de público, acesso controlado e venda on-line de ingressos com dia e horário marcados.

A exposição realizada em Curitiba é uma produção original da Pinacoteca de São Paulo em parceria com o MON, apresentada pela Copel e viabilizada pelo Governo do Estado do Paraná.

Estão reunidos mais de 850 itens, entre pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas, intervenções, desenhos e cadernos de anotações dos artistas. A exposição ocupa todos os espaços expositivos da Torre e do Olho do MON.

Os ingressos podem ser agendados aqui. Os dias mais tranquilos para visitação costumam ser terças, quintas e sextas-feiras. O período da manhã também é o que normalmente tem menor procura. A mostra poderá ser vista até abril do próximo ano.

OSGEMEOS – A dupla de artistas formada pelos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo (São Paulo, 1974) construiu uma trajetória no mundo das artes sem nunca ter perdido de vista o desejo de manter-se acessível ao grande público.

Esse percurso inclui a participação em mostras nas principais instituições internacionais, como o Hamburger Bahnhof, em Berlim, em 2019, com um projeto concebido em parceria com o grupo berlinense de breakdance Flying Steps – um dos mais premiados mundialmente; a Vancouver Biennale, no Canadá (2014); o MOCA – Museum of Contemporary Art, em Los Angeles, nos EUA (2011); o MOT – Museum of Contemporary Art Tokyo, em Tóquio, no Japão (2008); a Tate Modern, em Londres, no Reino Unido (2008), onde os artistas pintaram a fachada, e a Triennale de Milão, na Itália (2006), entre outros.

Ao longo de sua carreira, os irmãos também receberam convites para criar para os principais espaços públicos de mais de 60 países, incluindo Suécia, Alemanha, Portugal, Austrália, Cuba, Estados Unidos – com destaque para os telões eletrônicos da Times Square, em Nova York (2015) –, entre outros.

MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina. No total, o acervo conta com mais de 9 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo e Moinho Anaconda.

Serviço

“OSGEMEOS: Segredos” – Produção original da Pinacoteca de São Paulo

Até 3 de abril de 2022

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Ingressos à venda no site: www.museuoscarniemeyer.org.br