Com espetáculos drive-thru e streaming, Natal de Curitiba celebra fim de ano com segurança

Árvores de Natal e rosáceas luminosas nos principais cartões-postais de Curitiba e nas Ruas da Cidadania. Apresentações do coral do Palácio Avenida e da Camerata Antiqua por plataformas de streaming. A volta da Vila de Natal, agora com decoração cênica no Parque Tanguá. E a grande novidade: espetáculos natalinos “drive-thru” nos parques Barigui e Náutico, com o público tendo a inédita experiência de percorrer de carro encenações repletas de luz, cor, brilho e muita emoção.

A quarta edição do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais começa, no próximo domingo (22/11), no Jardim Botânico, com o início dos concertos luminosos na estufa e acendimento da árvore de Natal “viva” com 5 mil vasinhos de sálvias vermelhas.

Serão 32 dias de atrações gratuitas que seguirão os protocolos sanitários do município para evitar aglomerações e contágios de covid-19, como distanciamento social, obrigatoriedade do uso de máscara e controle de público em espaços verdes como Passeio Público e Jardim Botânico.

“O tempo de festa pede cautela sanitária, mas não dispensa esperança”, afirmou o prefeito Rafael Greca, durante lançamento da programação nesta quarta-feira (18/11).

Os espetáculos da temporada natalina 2020 ocorrerão até dia 23 de dezembro e a decoração especial de Curitiba poderá ser vista até 6 de janeiro.

O prefeito reforçou que a edição 2020 do Natal de Curitiba seguirá todos os protocolos sanitários, para reduzir a chance de contaminação, e foi concebida para espalhar o espírito de paz, luz, esperança e de união entre as pessoas neste momento de pandemia.

“A população também poderá acompanhar os espetáculos pelas redes sociais e sites da Prefeitura de Curitiba e da programação natalina”, frisou.

Prefeitura e parceiros se mobilizaram para transformar a capital em uma ótima opção para moradores e turística desfrutarem experiências únicas neste fim de ano.

Retomada econômica

Greca destacou também que o Natal de Curitiba 2020 marca a retomada econômica da capital.

“Com a programação estamos criando um círculo virtuoso, estimulando a economia local em diversos setores, como hotelaria, gastronomia, transporte, prestação de serviços e o comércio em geral, além de fortalecer a rede de economia criativa da cidade ao garantir emprego e renda para artesãos, artistas, cenógrafos e mão de obra especializada como operadores de luz e som”, avalia ele.

A expectativa é que mais de dois mil profissionais da cadeia da economia criativa sejam beneficiados com o Natal de Curitiba 2020.

Parcerias

Como nos últimos três anos, Curitiba celebrará o Natal de 2020 com uma programação descentralizada, contemplando o Centro e os bairros, e uma rede de voluntários e apoio financeiro de patrocinadores, como Supermercados Condor, Electrolux e Consórcio Servopa.

“Curitiba já se consolidou no roteiro nacional natalino e, mesmo durante a pandemia, mostra que uma cidade inteligente como é a nossa capital consegue recriar, através de parcerias público-privada, lindos cenários que retratam o caráter lúdico do nascimento de Jesus Cristo. E tudo poderá ser apreciado com segurança”, completa Greca.

Plano de retomada

Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, prevê que o investimento da Prefeitura no Natal de Curitiba trará um bom retorno para a cidade, pois a programação atrai um maior número de turistas.

“A cada um real investido pela Prefeitura na programação, estima-se que o retorno dos turistas foi de R$ 37 no comércio e serviços”, justifica ela.

Tatiana lembra ainda que para o setor de Turismo, além da programação de Natal, o Plano de Retomada Econômica de Curitiba já destinou R$ 1 milhão para a oferta gratuita do Programa Sebrae de Consultoria Tecnológica (SebraeTec), prorrogou o pagamento das parcelas do IPTU e ISS Fixo de 2020 e disponibilizou o Fundo de Aval para ajudar empresas que precisam de empréstimo com garantia. “Também será lançada uma grande campanha da promoção turística de Curitiba a partir de novembro”, antecipou ela.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE: https://natal.curitiba.pr.gov.br/

Informações Banda B.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Caminho de Luz leva experiência natalina inédita ao Parque Barigui

Uma das principais novidades do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2020, o Caminho de Luz Condor no Parque Barigui estreou na noite desta sexta-feira (27/11). Seguindo todas as normas de segurança para evitar o contágio de covid-19, sem aglomeração, a atração é um espetáculo drive-thru inédito no Brasil.

As pessoas acompanham de carro as apresentações natalinas ao longo de um percurso de 1,4 quilômetro por dentro do parque. O prefeito Rafael Greca, a primeira-dama Margarita Sansone, e o empresário Joanir Zonta participaram da inauguração da atração. Serão 27 dias de apresentações, até 23 de dezembro, das 19h às 22h. A atração também conta com controle de público e fluxo.

“Concebemos o percurso de luz para marcar o Natal da pandemia, o Natal 2020. Ninguém se aproxima, ninguém se toca, e os atores usam máscaras escudo. O Parque Barigui se transforma no grande caminho em direção ao ano novo, ao ano da imunidade, ao ano em que estaremos livres das provações que em 2020 nos afligiram”, disse o prefeito Rafael Greca.

Greca acompanhou todo o percurso dentro de um ônibus jardineira todo iluminado com luzes de LED. “Os mistérios da redenção humana e a encarnação de Jesus Cristo são explicados nas clareiras do bosque. Afinal de contas o que é a vida senão caminhar na pela escuridão em direção à luz”, afirmou.

O prefeito também destacou que o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2020 é um exemplo de economia criativa, capaz de gerar empregos e renda.

“Que a luz que brilha em Curitiba repercuta em todo o nosso país, saúde para os brasileiros em 2021”, definiu Greca.

Estações temáticas

O espetáculo, que tem o patrocínio da Rede de Supermercados Condor, conta com dez estações temáticas e é feito pela Alameda Ecológica Burle Marx, com entrada pelo Portal de Acesso (entrada pela BR-277), até a Rua Cândido Hartmann.

No caminho o público pode apreciar o Grande Coral Celeste dos Anjos (virtual), Banda de Papai Noéis, Anunciação do Anjo Gabriel, Maria Visita Sua Prima Isabel (Magnificat) e Santo Presépio. Músicos, atores e esculturas animadas dão vida aos personagens.

O circuito também conta com túneis de luz, iluminação cênica no bosque da Alameda e duas árvores de Natal. Uma delas tem 22 metros de altura e 54 mil pontos de luz LED e fica no lago do parque.

Veja aqui a descrição de todas as estações e detalhes do Caminho de Luz Condor no Parque Barigui.

Organização

Durante o percurso é permitida apenas uma parada de carro, na Estação 2, para acompanhar as apresentações de 2,5 minutos do Grande Coral Celeste dos Anjos, que é exibida em telas gigantes de alta definição.

Não é permitido sair dos veículos para fazer fotos ou filmar. Além disso, durante todo o trajeto, há placas com orientações e alertas sobre velocidade e outros cuidados.

Ônibus

Quem não puder ir de carro também pode aproveitar a experiência natalina no Barigui com o ônibus especial X50-Natal Parque Barigui. A linha tem como ponto inicial de embarque no Terminal Campina do Siqueira, percorre os 1,4 km de programação dentro do parque e volta para terminal.

Circuitos a pé

Também há duas opções de circuitos a pé, mas que darão acesso a apenas algumas estações do Caminho de Luz Condor. As entradas são pela ponte de madeira da Rua Cândido Hartmann ou pelo portal do estacionamento da BR-277. Durante todo o percurso, a orientação é distanciamento e uso de máscara.

É proibido fazer o circuito de bicicleta e de moto. Durante o período das apresentações a Alameda Ecológica Burle Marx estará fechada para o trânsito normal das 17h às 6h da manhã.

Também acompanharam a estreia do Caminho de Luz Condor no Parque Barigui, a presidente da Sociedade Giuseppe Garibaldi e ex-governadora, Cida Borghetti, o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, o presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Marino Galvao Jr, e a assessora especial e coordenadora da programação do Natal, Cynthia Juraszek Maia Batista.

Serviço: Caminho de Luz Condor no Parque Barigui
Data: Até 23 de dezembro
Horário: apresentações diárias das 19h às 22h
Durante o período das apresentações a Alameda Ecológica Burle Marx estará fechada para o trânsito normal das 17h às 6h da manhã. A atração permanece em caso de chuva fraca. Cancelamento apenas em caso de chuva forte.
Gratuito

PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE: https://natal.curitiba.pr.gov.br/

Informações Banda B.

Do Parque Náutico a Santa Felicidade, programação de Natal tem quatro estreias esta semana

O Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2020 tem várias estreias nesta semana. Inédito, na sexta-feira (4/12), começa o Caminho de Luz no Parque Náutico, que vai oferecer a experiência de apreciar de carro (drive-thru) atrações temáticas no espaço verde do Boqueirão. Também terão início na semana, as apresentações de ópera nas janelas e sacadas do Restaurante Madalosso, em Santa Felicidade, e a exposição da tradicional maquete de bolacha de Curitiba no Bosque Alemão.

Na terça-feira (1º/12), começa a programação de filmes natalinos ao ar livre no Cine Passeio, com a exibição do clássico “A loja da esquina”. As sessões vão ocorrer, diariamente, às 19h, no terraço do espaço cultural da Prefeitura no Centro. Até 6 de janeiro, também poderão ser assistidos filmes  como ” Um anjo caiu do céu”, “A felicidade não se compra”, “De Ilusão também se vive” e “Uma história de Natal” (confira toda a programação). 

Na sexta-feira (4/12), três atrações entram na programação do Natal de Curitiba 2020. A partir das 13h, será aberta a Cidade do Pão de Mel, que volta ao Oratório de Bach do Bosque Alemão, no bairro Pilarzinho. Atraindo crianças e adultos, o local ficará ainda mais lúdico com a decoração natalina externa, a árvore de natal de dez metros e a exposição de uma nova maquete de Curitiba toda em bolacha, confetes, jujubas e pirulitos. Além disso, os jardins do Bosque Alemão ganharam estrelas de Bélem e o nostálgico portal foi todo iluminado. O cenário, é claro, muda completamente à noite. A Cidade do Pão de Mel fica até 6 de janeiro no Bosque Alemão.

Drive-thru no Náutico

Já no Parque Náutico começam, na sexta-feira (4/12),  às 19h, as apresentações do Caminho de Luz do espaço verde do bairro Boqueirão. Com cerca de 700 metros, o circuito natalino de carro  (drive-thru) vai margear o lago e terá atrações como árvore de Natal de 22 metros, presépio vivo junto ao lago, anjos de luz e estruturas iluminadas com microlâmpadas (pórticos, passarela, torre e casa da guarda). A atração gratuita irá ocorrer diariamente até às 22h. O último dia será 23 de dezembro.

Também na noite de sexta-feira (4/12), às 19h30, terá início o espetáculo “Cantando Santa Felicidade”, que irá levar músicas natalinas e óperas italianas às janelas e sacadas do Restaurante Madalosso. Para garantir uma opção de entretenimento segura, o público acompanhará as apresentações dentro do carro, no sistema drive-in. No primeiro dia será apenas uma apresentação, mas a partir de domingo (6/12) serão três sessões diárias (19h30, 20h20 e 21h), que continuam nos dias 7, 8, 13, 14, 15, 20, 21 e 22/12. Todos os concertos já estão lotados (mais informações no link). Cada apresentação é limitada a 40 carros.

Atrações todo dia

Diariamente, durante toda a semana, também já é possível acompanhar as programações do Jardim Botânico (concerto luminoso), Parque Tanguá (Vila de Natal Electrolux) e Barigui (Caminho de Luz Condor). Neste domingo (29/11), às 19h30, é a estreia no Passeio Público do Natal Condor no Passeio com filmes no Coreto Digital.
 
PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE: https://natal.curitiba.pr.gov.br/