Com agendamento, guardas municipais e bombeiros serão vacinados contra Covid em Curitiba

Todas as 870 doses da vacina contra o coronavírus destinadas pelo Governo do Estado às forças de segurança do município serão aplicadas nesta terça-feira (6), no Pavilhão da Cura, no Parque Barigui. Os profissionais estão sendo priorizados de acordo com a indicação de cada corporação e receberão o agendamento da vacina pelo aplicativo Saúde Já Curitiba. Não haverá aplicação do imunizante por procura direta para este público.    

Serão priorizados neste momento os bombeiros e guardas municipais que exercem atividade externa, em contato direto com a população. Além deles, também serão vacinados policiais que trabalham no Instituto Médico Legal e têm contato com o público externo.

A estimativa é que a força de segurança do município seja composta por sete mil pessoas – entre guardas municipais, exército, policiais militares, civis, rodoviários e federais.

“Como a limitação de doses que recebemos para esse público, a vacinação precisará ser escalonada”, diz a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak. “Esse quantitativo de 870 doses aplicaremos em poucas horas nesta terça-feira”, completa.

Guarda Municipal

A vacinação dos guardas municipais começará por aqueles que trabalham nas ruas, a partir de uma lista repassada à Secretaria da Saúde pela superintendência da corporação.

“O início da vacinação dos integrantes da Guarda Municipal é o reconhecimento da importância daqueles que desde o início da pandemia não se afastaram da atividade operacional, continuaram enfrentando o crime e abraçaram o combate à propagação da covid-19”, afirma o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.

O secretário destacou ainda a decisão do prefeito Rafael Greca de vacinar o efetivo, seguindo cronograma planejado pela Secretaria da Saúde.

“A preocupação do prefeito em iniciar a vacinação dos seus guardas municipais demonstra seu espírito altruísta e reconhecedor daqueles que trabalham por uma Curitiba mais segura e minimizam os impactos da pandemia”, acrescentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Covid-19: 90% dos adultos brasileiros já tomaram a 1ª dose da vacina

O Ministério da Saúde informou hoje (2) que o número de pessoas aptas a receberem o imunizante corresponde a 177 milhões de brasileiros. Ao todo, 159,3 milhões tomaram a primeira dose da vacina. Até o momento, mais de 372,5 milhões de doses foram distribuídas aos 26 estados e Distrito Federal.

O Brasil atingiu nesta quinta-feira a marca de 90% do público-alvo, ou seja, adultos com mais de 18 anos vacinados com a primeira dose de algum dos imunizantes contra a covid-19. Ao todo, 159,3 milhões de brasileiros iniciaram o ciclo vacinal contra a doença e 79,03% completaram o esquema com as duas doses ou dose única, de acordo com dados divulgados pelo ministério.

O país também registrou queda de 92,57% na média de óbitos desde o pico da pandemia, registrado em 19 de abril deste ano.

Novas doses

Em novembro, o governo federal comprou mais de 550 milhões de doses de imunizantes. A expectativa do Ministério da Saúde é que mais de 354 milhões de doses sejam utilizadas como reforço em 2022.

Até o momento, 14,1 milhões de pessoas estão com a imunização reforçada com a dose adicional ou de reforço. Cerca de 13,7 milhões de brasileiros entre 12 e 17 anos já tomaram a primeira dose da vacina e 3,4 milhões estão completamente vacinados com as duas doses da Pfizer.

Nebulosidade e pancadas de chuva no primeiro final de semana de dezembro em Curitiba e Litoral

O primeiro final de semana de dezembro de 2021 deve ser marcado por muita nebulosidade, temperaturas amenas e pancadas de chuva, especialmente no domingo (5).

Segundo o Simepar, a nebulosidade começa na região leste do Paraná na tarde desta quinta-feira (2), com ventos que sopram do oceano em direção ao continente, o que mantém a instabilidade nessa região.

Essa condição segue e continua também na sexta-feira, com registros de chuviscos ocasionais, principalmente no começo da manhã e à noite.

Para quem vai para o Litoral

“Para sábado (4), instabilidade com, muitas nuvens e o sol aparecendo em alguns momentos. Domingo o sol aparece com maior intensidade no período da manhã, com previsões de pancadas de chuva na região metropolitana de Curitiba e também no Litoral, com intensidade fortes em alguns momentos”, alerta, em entrevista à Banda B, o meteorologista,  Paulo Barbieri, Simepar.

Informações Banda B