Novidade – Coluna Esportiva do Busão!

E aí, pessoal! Hoje estamos estreando uma super novidade no blog para esse ano: uma COLUNA ESPORTIVA \O/ YEEYY

Vamos deixar todos vocês que nos acompanham bem informados sobre o que está rolando com os times aqui do estado nas principais competições do país.

A partir de agora, ninguém mais precisa dar aquela olhada no jornal do senhorzinho sentado do lado no busão, só pra saber quem foi que ganhou o jogo ou em qual posição o seu time está  colocado.

E pra começar, que tal conferirmos quais campeonatos os nossos times de futebol vão participar em 2016?

Campeonato Paranaense

De 31/01 a 08/05.

Em sua centésima segunda edição, o torneio contará com a participação de 12 times. O campeonato será disputado em duas fases: Primeira fase e Fase final.

Na Primeira fase, os 12 times se enfrentam em torneio único (disputando pontos corridos) e, os oito times melhores colocados irão disputar a Fase final. Já as duas equipes com menor aproveitamento são rebaixadas à segunda divisão da competição. Os três primeiros colocados dessa fase, disputarão a Copa do Brasil em 2017.

Na Fase final irão acontecer as quartas-de-finais, onde os times se enfrentam em duas partidas (ida e volta). As quatro equipes vencedoras de cada chave classificam-se para a Semifinal.  A Semifinal acontece da mesma forma, jogos de ida e volta e os vencedores vão para a Final, que está marcada para os dias 1 e 8 de maio, partida que consolidará o Campeão Paranaense de 2016.

E aí, esse ano teremos um campeão da capital ou do interior?? Vamos ficar ligados!

Campeonato Brasileiro

Série A – De 15/05 a 04/12
Série B – De 14/05 a 26/11

O Brasileirão irá contar com 4 times aqui do estado. Na série A, vamos acompanhar o Coritiba e o Atlético-PR na busca por um tão esperado título pro nosso estado e na série B, além do Paraná, esse ano teremos o Londrina na busca ao acesso para a primeira divisão.

O campeonato é disputado por 20 clubes (série A e B) no sistema de ida e volta por pontos corridos, pelo décimo ano consecutivo. Em cada turno, os times jogam entre si uma única vez. O campeão será aquele que atingir a maior pontuação após as 38 rodadas. Os quatro primeiros colados da série A disputarão a Copa Libertadores da América 2017, e da série B os quatro primeiros colados subirão para disputar a série A em 2017. Os quatro últimos colocados são rebaixados para a divisão abaixo da que estão.

Copa do Brasil

De 16/03 a 30/11.

A Copa do Brasil é aquele campeonato legal em que conhecemos times que não tínhamos nem ideia da existência, e sempre tem algum desses que se destaca e ganha de um time mais famoso. Serão ao todo 80 times do Brasil inteiro disputando o título e uma vaguinha pra Libertadores em 2017.

Esse ano teremos cinco representantes na competição: Atlético PR, Coritiba, Paraná Clube, Londrina e Operário.
E dia 11/01 aconteceu o sorteio dos confrontos da primeira fase da competição.

Chave 04
Parauapebas (PA) X Londrina (PR)

Chave 05
Guarany de Sobral (CE) X Coritiba (PR)

Operário-PR (PR) X Criciúma (SC)

Chave 06
Brasil de Pelotas (RS) X Atlético-PR(PR)

Estanciano (SE) X Paraná Clube (PR)

Lembrando que nas duas primeiras fases, os visitantes que vencerem os jogos de ida por uma vantagem de dois ou mais gols classificam-se automaticamente para a próxima fase e eliminam o jogo de volta. Os cinco participantes da Libertadores (Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Atlético-MG e Grêmio), mais o Inter (quinto colocado no Brasileirão, para equilíbrio de tabela), entram na competição só nas oitavas.

Copa Sulamericana

De 17/08 a 07/12

Décima quinta edição do torneio, é sempre realizada no segundo semestre de cada ano pela Confederação Sul-Americana de Futebol – CONMEBOL. O campeão conquista uma vaga para a Libertadores em 2017 e para a Recopa-Sul Americana.
Na disputa da Sul-Americana os oito clubes brasileiros da competição passam por duas fases: a primeira, nacional, elimina em jogos de ida e volta quatro equipes em confrontos envolvendo apenas clubes do Brasil. A segunda inclui as demais equipes do continente, também em jogos eliminatórios, das oitavas de final até a final.

Os representantes brasileiros são sempre os últimos a serem conhecidos porque, desde 2013, foi estabelecido que os 16 clubes classificados para as oitavas de final da Copa do Brasil não podem participar da competição internacional. Por isso, é preciso esperar o final da terceira fase da Copa da Brasil para conhecer os nossos representantes.

Ao todo são 8 vagas Brasileiras na competição, sendo 6 para os melhores colocados no Brasileiro 2015, a partir da do sétimo colocado e eliminado antes das quartas de final da Copa o Brasil; uma vaga para o melhor colocado na Copa Nordeste 2015 e uma vaga para o melhor colocado na Copa Verde 2015.

Um pouco confuso mas conforme os campeonatos vão rolando a gente consegue entender melhor!;)

Como nem só de futebol vive o Brasil, fiquem ligados que também vamos falar das outras modalidades e competições, além de acompanhar os atletas paranaenses que irão participar das Olimpíadas em Agosto.

É isso aí, e vocês o que esperam dos nossos times esse ano?

Coluna Esportiva - Apresentação
Coluna Esportiva - Apresentação

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Duas grandes inaugurações acontecem nesta quinta em Curitiba

Duas grandes inaugurações estão previstas para esta quinta-feira (9), em Curitiba: o Sam’s Club abrindo a terceira loja na cidade e o Park Shopping Boulevard.

O Sam´s Club fica localizada no Guabirotuba, a unidade abre as as portas com produtos importados, e do dia a dia, com embalagens diferenciadas e econômicas. São cerca de cinco mil itens entre produtos exclusivos e importados dos setores de alimentos, bebidas, mercearia, higiene e cuidados pessoais, limpeza, bomboniere, têxtil, decoração, tecnologia, entre outros.

Já o Parque Shopping Boulevard fica no Xaxim e contará com mais de 250 lojas, contando com mais de 1,5 mil empregos. O shopping fica na Linha Verde, por onde passam 74 mil veículos e 132 linhas de ônibus, com 150 mil passageiros todos os dias (dados da URBS). A Praça de Alimentação tem maior número de operações gastronômicas dentre os shoppings centers de Curitiba. São mais de 50 opções, entre restaurantes, fast food e quiosques.

WhatsApp libera função para mensagens desaparecerem automaticamente

O WhatsApp liberou nesta segunda-feira (6) uma função para que mensagens desapareçam de conversas de modo automático.

Mark Zuckerberg, presidente da Meta (dona de WhatsApp, Facebook e Instagram), disse em seu perfil que “nem todas as mensagens precisam durar para sempre”.

Usuários do aplicativo poderão definir que mensagens desapareçam de conversas, por padrão, após 24 horas, sete dias ou 90 dias.

A configuração vale para mensagens de novas conversas –conteúdos enviados ou recebidos antes dessa ativação, portanto, não serão afetados.

Em uma conversa individual, os dois usuários podem ativar ou desativas mensagens temporárias. Em grupos, qualquer pessoa pode fazê-lo. Os administradores, porém, podem permitir que apenas eles definam mensagens como temporárias no grupo.

Segundo a empresa, os conteúdos desaparecem conforme a definição mesmo que o usuário não abra o WhatsApp nesse período.

“Se uma mensagem temporária for encaminhada para uma conversa em que esse recurso está desativado, ela não desaparecerá dessa conversa. Se um usuário fizer backup antes de uma mensagem desaparecer, essa mensagem temporária será incluída no backup. Contudo, a mensagem temporária será apagada quando o usuário restaurar o backup”, explicou o WhatsApp em nota.

A recomendação é que esse recurso seja ativado apenas em conversas de confiança porque o interlocutor consegue tirar uma captura de tela ou fotografar qualquer mensagem antes que ela suma.

Nem todos os aparelhos já estão com o recurso disponível.

Para ativar essa função, tanto no iPhone como no Android, é preciso tocar na área de configurações, depois em conta, em privacidade e em duração padrão, selecionando o período desejado.

O Instagram também já permite mensagens temporárias, mas não por padrão.

Telegram e Signal, concorrentes do WhatsApp, já disponibilizam há tempos essa opção, uma camada extra de privacidade a quem não deseja armazenar mensagens. Entre os mensageiros, o Signal é o mais protetivo, pois não permite captura de tela.