O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Moradias Corbélia, na CIC, reuniu nesta quinta-feira (8/10) famílias migrantes que têm filhos matriculados na unidade para uma tarde de confraternização, troca de experiências e atividades de integração. A programação incluiu um chá literário com histórias sobre diferentes culturas e o plantio de mudas de árvores frutíferas no terreno da escola.
O CMEI tem 22 crianças migrantes matriculadas e informou que 22 famílias de migrantes estão vinculadas à unidade. Entre elas, há famílias haitianas, colombianas e venezuelanas.
Com o tema “Frutos do Amanhã: onde havia pedras, nasceu um pomar”, os convidados plantaram mudas de árvores frutíferas, protegeram outras já cultivadas pelas crianças com hastes de bambu e colocaram adubo nas plantas. Os pais participaram das atividades acompanhados pelos filhos. Depois, as crianças regaram as mudas e colheram amoras em outra parte do pomar mantido pela comunidade escolar.
A confraternização teve uma mesa preparada para receber as famílias, além de depoimentos marcados por sorrisos e emoção. O haitiano Caleb Lajoie, de 39 anos e pai de duas filhas, contou que o Basil é seu segundo país do coração.
“Eu estou há quase sete anos no Brasil e é a primeira vez que alguém propôs para a gente misturar as culturas. Hoje eu sou uma pessoa forte que tem capacidade para se adaptar em mais um país do mundo, porque eu sei um pouco sobre a cultura dos brasileiros. E eu quero que os brasileiros também aprendam um pouco de nós, porque nós temos muitas coisas boas para mostrar”, contou Caleb ao lado da filha Catalina.
Bambu na irrigação
A partir da troca de experiências com os migrantes, a equipe do CMEI construiu uma “traquitana” de bambu para levar água à horta. Ao conhecer o sistema de irrigação, Amance Osirus, mãe de Matteo, matriculado no CMEI, e de outros dois filhos, lembrou da infância no Haiti. Segundo ela, o bambu é usado no país para produzir diversos objetos, inclusive instrumentos musicais.
Quando era menina, os pais de Amance construíram um sistema de irrigação parecido com o da escola, lembrança que a deixou emocionada.
“Para mim é uma emoção muito grande a gente ser valorizado. Eu estou há 12 anos no Brasil e já estava esquecendo a minha cultura. Muito obrigada por nos ajudar a lembrar a nossa cultura, cultivar as memórias. Espero que a gente compartilhe ainda mais”, disse Amance.
Diretora do Moradias Corbélia desde 2024, Andreia Rodrigues de Souza identificou a importância de aproximar as famílias migrantes das propostas desenvolvidas no CMEI. Pesquisas e conversas com os familiares ajudaram a equipe a conhecer costumes e tradições, que foram incorporados ao projeto.
“Ao vê-los aqui hoje participando e se sentindo pertencentes a esse espaço, meu coração transborda de alegria. O sentimento que cada um expressou ao vivenciar experiências que lhes aproximaram de sua cultura e do seu país de origem é algo que marcou profundamente minha trajetória como gestora”, declarou Andréia.
Projeto
Segundo a pedagoga Regiane Aparecida Maciel dos Santos, o projeto Frutos do Amanhã foi criado para incluir a comunidade nas iniciativas do CMEI e transformar o terreno da unidade em um pomar. O cultivo conta com a participação das crianças matriculadas, da comunidade do entorno e de uma associação de catadores de materiais recicláveis.
Depois de um levantamento identificar o número de migrantes atendidos pelo CMEI, surgiu a proposta do chá literário de integração, que, de acordo com a unidade, teve resultado positivo.
O projeto foi apresentado ao Serviço Social da Indústria (Sesi), que convidou a equipe do CMEI a compartilhar a experiência no congresso ODS 2026. O evento será realizado nos dias 28 e 29 de outubro, no campus da Indústria, em Curitiba, com o tema “Governança para transformar sustentabilidade em prática”. O CMEI Moradias Corbélia também participará de uma mostra digital durante o congresso.
Com informações da Prefeitura de Curitiba.
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



