Cinemas da Prefeitura: 50 filmes para assistir de graça em agosto

Cinemas da Prefeitura: 50 filmes para assistir de graça em agosto

A Fundação Cultural de Curitiba preparou para agosto uma agenda cheia de filmes para assistir de graça nos cinemas da Prefeirura. Até o último dia do mês serão exibidos na Cinemateca e no cineteatro da Vila (CIC), mais de 50 produções, entre curtas e longas-metragens apresentados em cursos, cineclubes, mostras e recentes lançamentos comerciais.

Minions 2: A Origem de Gru na telona digital da Vila

No novíssimo cinema digital da CIC, no Teatro da Vila, nos fins de semana tem as grandes bilheterias recentes da telona. O destaque deste fim de semana é Minions 2: a Origem de Gru, que será exibido no domingo (14/8), às 15h. O filme continua em cartaz até o último domingo de agosto.

Outras duas estreias das salas comerciais do país também continuam na programação do cinema da Vila: Sonic 2 e Top Gun – Maverick. Ao longo do mês tem ainda Jurassic World – Domínio.

Cineclubes na Cinemateca

Agosto chegou intenso na Cinemateca de Curitiba. Juntas as atrações somam quase 50 filmes, com os cineclubes ocupando boa parte da programação do mês.  

Na quinta-feira (11/8), o novo Cineclube Janela Lateral traz o filme chileno Sonhos de Gelo (1993), às 19h. A sessão seguinte deste cineclube será na quinta (25/8), também às 19h, com o longa nacional Branco Sai, Preto Fica (2015).

O Cineclube Unihorror, dedicado a clássicos do cinema de terror, exibirá neste mês Zumbi – A Legião dos Mortos (1932), na sexta-feira (12/8), às 19h30. Estrelado por Bela Lugosi (Drácula, Plano 9 do Espaço Sideral), o longa é considerado um dos primeiros filmes de zumbi, tendo aberto caminho para uma leva deste gênero em décadas futuras.

Já o Cineclube do Centro Cultural da Espanha, realizado no dia 26, às 19h, será o último do mês e terá o filme peruano A Teta Assustada (2009).

O Bandido da Luz Vermelha na Mostra Sganzerla 75

Com sessões todos os meses, o coletivo Atalante, grupo de estudantes e profissionais de arte, realiza na Cinemateca o Cineclube do Atalante. Especialmente neste mês, leva para uma mostra de quatro dias, com homenagem ao cineasta brasileiro Rogério Sganzerla, que estaria fazendo 75 anos em 2022.

Na mostra serão exibidos 12 filmes do diretor, entre curtas e longas metragens. No sábado (13/8), haverá uma seleção de curtas exibidos a partir das 16h. No mesmo dia, às 19h, O Bandido da Luz Vermelha (1968), o longa mais conhecido de Sganzerla, também será projetado na tela da Cinemateca.

Nos próximos três dias de mostra, domingo (14), sábado (27) e domingo (28), serão exibidos mais seis longas do diretor: A mulher de todos; Sem Essa, Aranha; Copacabana, Mon Amour; O Abismo; Tudo é Brasil; e O Signo do Caos.

Cinema de graça nas telonas da Prefeitura

TEATRO DA VILA

(Rua Davi Xavier da Silva, 451- CIC)

Sábado (13/8)

19h – Top Gun – Maverick

Domingo (14/8)

15h – Minions 2: A Origem de Gru

17h30 – Sonic 2

Sábado (20/8)

19h – Jurassic World – Domínio

Domingo (21/8)

15h – Minions 2: A Origem de Gru

17h30 – Jurassic World – Domínio

Sábado (27/8)

19h – Jurassic World – Domínio

Domingo (28/8)

15h – Minions 2: A Origem de Gru

17h30 – Sonic 2


CINEMATECA DE CURITIBA

(Rua Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco)

Quinta-feira (11/8)

19h – Sonhos de gelo (Cineclube Janela Lateral)

Sexta-feira (12/8)

19h30 – Zumbi: A Legião dos mortos (Cineclube Unihorror apresenta Experimentos Malditos)

Sábado (13/8) 

16h – Sessão de Curtas – Mostra Sganzerla 75 (Documentário; HQ; Brasil; Isto é Noel Rosa; Perigo negro)

19h – O Bandido da luz vermelha (Mostra Sganzerla 75 )

Domingo (14/8)

16h – A Mulher de todos (Mostra Sganzerla 75)

19h – Sem essa, Aranha (Mostra Sganzerla 75)

Terça-feira (16/8)

19h – 1ª Mostra Cinema das Gurias sessão 1 (Apneia; Amarelo; Rio das Almas; Mãe dos Monstros; Ao Sair, Feche a Porta; Aonde vão os Pés)

Quarta-feira (17/8)

19h – 1ª Mostra Cinema das Gurias sessão 2 (Seremos Ouvidas; Em Reforma; Iberê e a Liberdade; Maria; Condenada; Claudete e o Bolo; Sabareta)

Quinta-feira (18/8)

19h – 1ª Mostra Cinema das Gurias sessão 3 (Alcatéia; Em Quadro; O Mundo aqui Dentro; Hornzz; Grunstadt; Mônica)

Sábado (20/8)

15h – Nem Sansão nem Dalila (Cinema de Inclusão) – com audiodescrição

Quinta-feira (25/8)

19h – Branco sai, Preto Fica (Cineclube Janela Lateral)

Sexta-feira (26/8)

19h – A Teta Assustada (Cineclube do Centro Cultural da Espanha)

Sábado (27/8)

16h – Copacabana, Mon Amour (Mostra Sganzerla 75)

19h – O Abismo (Mostra Sganzerla 75)

Domingo (28/8)

16h – Tudo é Brasil (Mostra Sganzerla 75)

19h – Mostra Sganzerla 75 (B2; O Signo do Caos)

Terça-feira (30/8)

19h – Mostra Cinema e Infância (Mundo sem Porteira; Sem Tempo para Brincar; Carreto; Vida Maria)

Quarta-feira (31/8)

19h – Mostra Cinema e Infância (O Fim do Recreio; Eu sou o Superman; Menina Espantalho; Cordilheira de Amora II)

Quinta-feira (1º/9)

19h – Mostra Cinema e Infância (Bicha Bomba; O Silêncio de Lara; Morri na Maré; Bicho do mato)

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pizzaria da Mathilda estreia releitura de sabor clássico

Um dos sabores de pizza mais amados pelos brasileiros ganha sua versão ao estilo napolitano. A Pizzaria da Mathilda estreia sua Portuguesa no dia 04 de outubro, unindo duas tradições gastronômicas para a nova criação. A pizza, que terá valor de R$ 42, sairá pela metade do preço no dia de lançamento, válido para consumo nas três unidades (Juvevê, Vicente e Água Verde), para retirada e venda no site.

Apesar de não ter uma história oficial, diz-se que a Portuguesa nasceu no Brasil, quando imigrantes portugueses adicionaram ingredientes diferentes às pizzas feitas pelos imigrantes italianos. Na receita da Mathilda, os insumos clássicos se aliam ao estilo napolitano que consagrou a pizzaria curitibana. A massa de fermentação lenta, servida individualmente, recebe molho, presunto, basílico, cebola roxa, mozzarella, ovo caipira e azeitona preta.

O estilo napolitano da Pizzaria da Mathilda é celebrado como um dos mais tradicionais, sendo considerado patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO. A Mathilda conquistou o público curitibano ao seguir as regras dessa tradição com as pizzas individuais em sabores clássicos, como Marguerita, e também com criações originais. Renovando o cardápio, traz pedidas favoritas do público como a Portuguesa. A nova pizza Portuguesa estreia nas três lojas no dia 04 de outubro. A Pizzaria da Mathilda conta com três unidades da rede em Curitiba: Vicente (Av. Vicente Machado, 859), Juvevê (R. Rocha Pombo, 265) e Água Verde (Av. dos Estados, 1066). As lojas abrem de terça-feira a domingo, das 18h às 23h. Além disso, os pedidos poderão ser feitos, também, pelo site www.pizzariadamathilda.com.br. Mais informações no perfil oficial no Instagram (@pizzariadamathilda).

População terá ônibus de graça no domingo, dia das eleições

A população curitibana terá ônibus de graça no próximo domingo (2/10), quando será realizado o primeiro turno de eleições majoritárias. Nesse dia, os eleitores vão às urnas votar para presidente da República, governador, senador, deputados federais e estaduais. A gratuidade está prevista no decreto número 1430/2022.

“A ideia é possibilitar que a população possa exercer sua cidadania, se deslocar até os pontos de votação com calma e facilidade e colaborar com a democracia do País”, disse o prefeito Rafael Greca.

Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na capital, a entrada de graça vale para o dia todo nas 254 linhas de ônibus que operam na cidade. A excecão é a Linha Turismo, que percorre os pontos turísticos da capital e funcionará normalmente com pagamento de tarifa de R$ 50 no domingo.

“O transporte coletivo tem importância econômica e social, é caracterizado como serviço de utilidade pública de caráter essencial. Então, nada mais justo que ele se seja gratuito em um momento em que a população exerce sua cidadania, como no dia das eleições”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.

No domingo, os ônibus terão reforço e vão funcionar de acordo com a tabela de horário de sábado. A votação acontece das 8h às 17h.