Cine Passeio comemora dois anos com estreia na programação virtual

Podem ir preparando a pipoca. Considerado um dos 20 cinemas mais legais do mundo pela revista segmentada Exibidor, o Cine Passeio completa dois anos de inauguração com atrações imperdíveis nas salas de exibição virtual Cine Vitória e também no Cine Plaza. Serão seis filmes em cada ambiente a partir desta quinta-feira (25). Cada título poderá ser visto a partir desta quinta (25) até dia 31 no site www.cinepasseio.org, onde também estão os preços.

Cine Passeio comemora dois anos com estreia na programação especial. Foto: Daniel Castellano/SMCS

A sala virtual Cine Vitória terá quatro documentários. Volta à grade de programação o recordista de inscrições e visualizações Marumbi, a montanha por dentro (do brasileiro Matias Dala Stella). Com ele, também serão exibidos Me chamo Samuel (do queniano Pete Murimi); Vida de Artista (do brasileiro João Batista de Andrade) e Conversas do Maranhão (de Andrea Tonacci). A sala virtual traz ainda os argentinos Cuando ella saltó, drama dirigido por Sabrina Farji, e Caño dorado, suspense de Eduardo Pinto.

No Cine Plaza, o público poderá ver uma estreia virtual. É o inglês Prisioneiro espacial, suspense de ficção de Luke Armstrong. Outras opções são os franceses A poucos passos de Paris (comédia de Virginie Verrier) e Um amor proibido: escute o som do seu coração (de Arnold de Parscau), Nona: se me molham eu os queimo (drama chileno de Camila José Donoso), Mambo man (drama anglo-cubano de Edesio Alejandro e Mo Fini ) e o norte-americano O muro (drama de Genevieve Anderson).

Debates de sábado

A trajetória e as perspectivas para o Cine Passeio serão o assunto da mesa-redonda que acontecerá neste sábado (27), a partir das 10h30. Para debater o tema, foram convidados três frequentadores assíduos da programação do Cine Passeio: a produtora e diretora Téia Werner, o desenhista industrial Francisco Nascimento e a produtora cultural e colunista de gastronomia Bárbara Magalhães Browne. A atividade vai até as 12h30.

À tarde haverá outro debate. Em meio às novas tecnologias de acesso aos filmes e à crise sanitária que agora afasta o público das salas físicas dos cinemas, qual será o seu futuro? Para responder à pergunta, Marcos Jorge e Marden Machado convidaram o gerente de produções local dos estúdios Disney, Bruno Bluwol; o fundador da Expocine e editor da revista Exibidor, Marcelo Lima; e a diretora e produtora Cláudia da Natividade. A conversa será neste sábado (27), das 17h30 às 19h30.

Na segunda, a volta dos podcasts

Idealizado para o formato virtual de programação inaugurado na pandemia, os podcasts voltam ao cartaz nesta segunda-feira (29). O convidado para abrir a segunda temporada da atração é Alessandro Larocca – o homem por trás do som de alguns dos mais importantes filmes brasileiros. Ele é supervisor de edição de som sound designer, mixador e responsável pela direção técnica e artística da 1927 Áudio, de Curitiba.

Os interessados em ouvir o bate-papo de Larocca com os curadores do Cine Passeio, Marcos Jorge e Marden Machado, poderão fazê-lo pelo Spotify e pelo Deezer do espaço (www.cinepasseio.org/podcasts).

Sucesso mesmo na pandemia

Desde que o Cine Passeio abriu as portas, em 27 de março de 2019, 99.031 pessoas assistiram a 507 filmes exibidos em 3.127 sessões de filmes de diferentes gêneros e países e destinados a públicos diversos. Os números se referem às charmosas salas físicas Cine Luz e Cine Ritz e também aos contabilizados na segurança do sofá da casa dos espectadores.

“No momento em que as novas tecnologias alteraram o modo de consumo de conteúdos audiovisuais, o Cine Passeio vem mostrando que é possível integrar velhos e novos hábitos de apreciar cinema, com muito sucesso. Esse espaço cultural representa o esforço da Prefeitura e supera as expectativas do público, inovando e respeitando as tradições”, avalia a coordenadora de Audiovisual da Fundação Cultural de Curitiba, Valéria Marques Teixeira.

Até o início das restrições resultantes da pandemia do novo coronavírus, o espaço cultural exibiu 260 filmes em 2.699 sessões presenciais que atraíram 89.964 pessoas de todas as idades. Com as portas fechadas pouco antes de completar seu primeiro ano de funcionamento, o Cine Passeio concebeu um variado cardápio de atrações virtuais que reuniram 9.067 pessoas em torno de 428 sessões de 247 filmes, entre atrações grátis e pagas.

Programação diversificada

Fizeram parte da programação 27 lançamentos, mostras e festivais presenciais que atraíram 7.335 pessoas, além de 17 virtuais. Destes, 15 (cerca de 90%) foram realizados por meio de plataformas externas, o que não permite a aferição de público.

Entre os destaques exibidos nas salas do Cine Passeio estiveram os festivais Glauber Rocha 80 anos e Ingmar Bergman 100 anos, além do pré-lançamento nacional de Cemitério Maldito. Como atrações virtuais, destacaram-se as mostras Varilux, Babenco e o 13º Festival de Cinema da Lapa.

Workshops, palestras, bate-papos e podcasts que fazem parte da programação do mais novo cinema de rua de Curitiba também caíram no gosto do público que cultua a chamada sétima arte. Em quase 1 anos de atividades presenciais, foram 20 eventos com 860 participantes.

Já em sua configuração virtual, com o público em casa, o Cine Passeio ofereceu 47 atividades e atraiu 2.877 participantes. A novidade ficou por conta dos podcasts. Em 16 edições, foram registradas 1.101 participações.

Todos esses projetos terão continuidade durante o 1º semestre de 2021. Dessa forma – independente do formato, presencial ou virtual – o Cine Passeio segue as diretrizes estabelecidas pela Fundação Cultural de Curitiba com a missão de apresentar o melhor do cinema para um público apaixonado por audiovisual.

Serviço: dois anos de Cine Passeio

Programação especial de 25 a 31 de março. Filmes, debates, podcasts
Confira em www.cinepasseio.org e www.cinepasseio.org/podcasts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Passeio Público e Cine Passeio terão festival de filmes natalinos

Sucesso no ano passado, o Festival de Filmes de Natal do Cine Passeio, no Centro, começa nesta terça-feira (1º/12), às 19h, com exibições diárias ao ar livre. Além disso, clássicos temáticos poderão ser assistidos todos os dias um pouco mais cedo, às 16h30, no Natal Condor no Passeio Público, outra grande atração do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2020. As exibições serão de terça a domingo nos dois espaços. 

Para garantir uma opção de entretenimento segura, o Festival de Filmes de Natal do Cine Passeio vai ocorrer no terraço do local e cada sessão terá público máximo de 25 pessoas sentadas (50% da capacidade total). Quem quiser assistir deve se inscrever no site do Cine Passeio uma hora antes do início da sessão (clique no link) .

Como os demais eventos da programação de Natal 2020, o festival de filmes natalinos do Cine Passeio seguirá todos os protocolos sanitários do município, como distanciamento social e uso de máscara, para evitar aglomerações e contágios de covid-19.

O clássico “A loja da esquina” abre programação gratuita no Cine Passeio, nesta terça (1º/12). As exibições vão até 6 de janeiro. 

Coreto Digital

Também nesta terça-feira (1º/12) começa a programação de filmes natalinos do Natal Condor no Passeio Público. As exibições ao ar livre no Coreto Digital vão ocorrer sempre às 16h30 e o primeiro filme a ser exibido será “Os Fantasmas De Scrooge”.  

Festival de filmes natalinos começa na terça no Passeio Público e Cine Passeio. Foto: Hully Paiva/SMCS

Na imensa tela circular do Coreto Digital, o público poderá acompanhar, além dos filmes, exibições gravadas em alta definição do Auto de Natal “O Sentido do Natal” e concertos da Camerata Antiqua de Curitiba, da Banda Lyra e dos grupos do Conservatório de MPB.

As sessões do Corto Digital do Passeio Público vão ocorrer de terça a domingo, das 10h às 22h (com os filmes sendo exibidos sempre às 16h30), também até 6 de janeiro.

Atrações todo dia

Diariamente, durante toda a semana, também é possível acompanhar outras atrações do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2020 como o concerto luminoso do Jardim Botânico,  a Vila de Natal Electrolux no Parque Tanguá  e o Caminho de Luz Condor no Parque Barigui. Todas também seguem os protocolos sanitários do município para evitar aglomerações e contágios de covid-19.

Programação do Coreto Digital e Cine Passeio

Festival de Filmes do Coreto Digital do Natal Condor no Passeio
Data: começa terça-feira (1º/12). Até 6/1
Horário: 16h30
Local: Passeio Público (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n, Centro)
Gratuito

Programação
1/12 – Os Fantasmas De Scrooge
2/12 – O Expresso Polar
3/12 – Simplesmente Amor
4/12 – O Grinch
5/12 – Um Herói De Brinquedo
6/12 – Meu Papai É Noel
8/12 – O Milagre Da Rua 34
9/12 – O Estranho Mundo De Jack
10/12 – A Loja Da Esquina
11/12 – A Felicidade Não Se Compra
12/12 – Um Anjo Caiu Do Céu
13/12 – De Ilusão Também Se Vive
15/12 – Uma História De Natal
16/12 – Gremlins
17/12 – Antes Só Do Que Mal Acompanhado
18/12 – Os Fantasmas Contra-Atacam
19/12 – Esqueceram De Mim
20/12 – Esqueceram De Mim – Perdido Em Nova York
22/12 – Os Fantasmas De Scrooge
23/12 – O Expresso Polar
26/12 – Simplesmente Amor
27/12 – O Grinch
29/12 – Um Herói De Brinquedo
30/12 – Meu Papai É Noel
2/1 – O Milagre Da Rua 34
3/1 – O Estranho Mundo De Jack
5/1 – A Loja Da Esquina
6/1 – A Felicidade Não Se Compra

Festival de Filmes Natalinos do Cine Passeio
Data: estreia terça-feira (1º/12). Até 6/1
Horário: 19h
Endereço: Rua Riachuelo, 410, Centro
É preciso se inscrever no site do Cine Passeio uma hora antes do início da sessão (clique no link)
Gratuito

Programação
1/12 – A Loja Da Esquina
2/12 – A Felicidade Não Se Compra
3/12 – Um Anjo Caiu Do Céu
4/12 – De Ilusão Também Se Vive
5/12 – Uma História De Natal
6/12 – Gremlins
8/12 – Antes Só Do Que Mal Acompanhado
9/12 – Os Fantasmas Contra-Atacam
10/12 – Esqueceram De Mim
11/12 – Esqueceram De Mim – Perdido Em Nova York
12/12 – O Estranho Mundo De Jack
13/12 – O Milagre Da Rua 34
15/12 – Meu Papai É Noel
16/12 – Um Herói De Brinquedo
17/12 – O Grinch
18/12 – Simplesmente Amor
19/12 – O Expresso Polar
20/12 – Os Fantasmas De Scrooge
22/12 – A Loja Da Esquina
23/12 – A Felicidade Não Se Compra
26/12 – Um Anjo Caiu Do Céu
27/12 – De Ilusão Também Se Vive
29/12 – Uma História De Natal
30/12 – Gremlins
2/1 – Antes Só Do Que Mal Acompanhado
3/1 – Os Fantasmas Contra-Atacam
5/1 – Esqueceram De Mim
6/1 – Esqueceram De Mim – Perdido Em Nova York
 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE: https://natal.curitiba.pr.gov.br/

Do Parque Náutico a Santa Felicidade, programação de Natal tem quatro estreias esta semana

O Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2020 tem várias estreias nesta semana. Inédito, na sexta-feira (4/12), começa o Caminho de Luz no Parque Náutico, que vai oferecer a experiência de apreciar de carro (drive-thru) atrações temáticas no espaço verde do Boqueirão. Também terão início na semana, as apresentações de ópera nas janelas e sacadas do Restaurante Madalosso, em Santa Felicidade, e a exposição da tradicional maquete de bolacha de Curitiba no Bosque Alemão.

Na terça-feira (1º/12), começa a programação de filmes natalinos ao ar livre no Cine Passeio, com a exibição do clássico “A loja da esquina”. As sessões vão ocorrer, diariamente, às 19h, no terraço do espaço cultural da Prefeitura no Centro. Até 6 de janeiro, também poderão ser assistidos filmes  como ” Um anjo caiu do céu”, “A felicidade não se compra”, “De Ilusão também se vive” e “Uma história de Natal” (confira toda a programação). 

Na sexta-feira (4/12), três atrações entram na programação do Natal de Curitiba 2020. A partir das 13h, será aberta a Cidade do Pão de Mel, que volta ao Oratório de Bach do Bosque Alemão, no bairro Pilarzinho. Atraindo crianças e adultos, o local ficará ainda mais lúdico com a decoração natalina externa, a árvore de natal de dez metros e a exposição de uma nova maquete de Curitiba toda em bolacha, confetes, jujubas e pirulitos. Além disso, os jardins do Bosque Alemão ganharam estrelas de Bélem e o nostálgico portal foi todo iluminado. O cenário, é claro, muda completamente à noite. A Cidade do Pão de Mel fica até 6 de janeiro no Bosque Alemão.

Drive-thru no Náutico

Já no Parque Náutico começam, na sexta-feira (4/12),  às 19h, as apresentações do Caminho de Luz do espaço verde do bairro Boqueirão. Com cerca de 700 metros, o circuito natalino de carro  (drive-thru) vai margear o lago e terá atrações como árvore de Natal de 22 metros, presépio vivo junto ao lago, anjos de luz e estruturas iluminadas com microlâmpadas (pórticos, passarela, torre e casa da guarda). A atração gratuita irá ocorrer diariamente até às 22h. O último dia será 23 de dezembro.

Também na noite de sexta-feira (4/12), às 19h30, terá início o espetáculo “Cantando Santa Felicidade”, que irá levar músicas natalinas e óperas italianas às janelas e sacadas do Restaurante Madalosso. Para garantir uma opção de entretenimento segura, o público acompanhará as apresentações dentro do carro, no sistema drive-in. No primeiro dia será apenas uma apresentação, mas a partir de domingo (6/12) serão três sessões diárias (19h30, 20h20 e 21h), que continuam nos dias 7, 8, 13, 14, 15, 20, 21 e 22/12. Todos os concertos já estão lotados (mais informações no link). Cada apresentação é limitada a 40 carros.

Atrações todo dia

Diariamente, durante toda a semana, também já é possível acompanhar as programações do Jardim Botânico (concerto luminoso), Parque Tanguá (Vila de Natal Electrolux) e Barigui (Caminho de Luz Condor). Neste domingo (29/11), às 19h30, é a estreia no Passeio Público do Natal Condor no Passeio com filmes no Coreto Digital.
 
PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE: https://natal.curitiba.pr.gov.br/