Cidade do Pão de Mel no Bosque Alemão abrirá nesta semana

A Cidade do Pão de Mel está de volta no Bosque Alemão! De forma lúdica apresenta o encanto do Natal, atraindo, em especial, as crianças que encontrarão no espaço a exposição de bolachas, oficinas de decoração e serão recebidas, aos finais de semana, pelo casal de Papai e Mamãe Noel. 

Datas e horários da exposição da maquete de bolachas:

De 28 de novembro de 2019 à 06 de janeiro de 2020 (em dias de semana) – das 13h às 17h.

Sábados e Domingos (30nov, 01, 07, 08, 14, 15, 21 e 22 dez) – das 10h às 19h

Oficinas:

Sábados e Domingos (30nov, 01, 07, 08, 14, 15, 21 e 22 dez) – às 15h e às 17h

Programação

  • De 28/11/2019 a 06/01/2020 – DOM – SAB – 10h às 19h
  • De 28/11/2019 a 06/01/2020 – SEG – TER – QUA – QUI – SEX – 13h às 17h

Etnias trazem suas tradições para o Natal de Curitiba 2022

Etnias trazem suas tradições para o Natal de Curitiba 2022

Com festas neste fim de semana no Bosque do Papa e no Bosque Alemão, as comunidades étnicas enriquecem e celebram o Natal de Curitiba 2022 com suas tradições. Três festividades estão programadas: o Dia de São Nicolau, a Jaselka – Natal das Etnias e o Dia de São Martinho – Laternenfest.

Confira aqui a programação do Natal das Etnias.

O Dia de São Nicolau, comemorado por muitos povos europeus, será festejado no sábado (3/12), com diferentes atrações no palco do Memorial da Imigração Polonesa, no Bosque João Paulo II, com destaque para as tradições de Luxemburgo.

A partir das 12h30 serão oferecidos produtos típicos da gastronomia luxemburguesa, quando então também começam as apresentações de música e dança com o Grupo Curitando (viola caipira), Coral Harmonia, Grupo Folclórico Luxemburguês Feierwon (quarteto de mulheres), Escola Vida e Dança e Escola Vida e Música da Primeira Igreja Batista, Grupo Folclórico Infantil Original Einigkeit Tanzgruppe da Sociedade Thalia, Grupo de Valsas  do Original Einigkeit Tanzgruppe, Danças com o Instituto Nintai, finalizando com o Grupo Folclórico Japonês da Sociedade Nikkei de Curitiba.

No final da festa, que conta com a parceria do Consulado de Luxemburgo, São Nicolau chega para receber as crianças e distribuir lembranças.

Natal polonês

No domingo (4/12), o Bosque do Papa continua animado com a programação do Natal das Etnias e a Jaselka, o auto de natal polonês. Almoço com produtos típicos dão início às atrações, que contam com a Banda Lyra Curitibana, os grupos poloneses Wawel, Wesoly e Szarotka, seguido de outros grupos folclóricos poloneses, italianos, alemães, grego, espanhol e boliviano. Ao final, o grupo polonês Wisla faz a encenação do auto de natal polonês.

Festa das Lanternas

A celebração do Dia de São Martinho, quando acontece a Laternenfest ou Festa das Lanternas, tem sido uma atração permanente do Natal curitibano. É o momento em que pais e filhos seguem em procissão com suas lanternas, atrás de São Martinho em seu cavalo branco. A confraternização das famílias é uma homenagem ao santo que se dedicou a ajudar o próximo e a ensinar o bem.

Antes da caminhada no Bosque Alemão, entre o Oratório de Bach e a fachada da Casa Mila, há apresentações musicais e um contador de histórias narra os feitos de São Martinho. As famílias se confraternizam pelo trajeto e ao final do percurso as crianças são recebidas com festa e distribuição de bolachas de mel.

Etnias do Natal de Curitiba 2022

Dia de São Nicolau

Local: Memorial da Imigração Polonesa – Bosque do Papa

Sábado (3/12), das 12h30 às 17h

Grátis

Natal das Etnias – Jaselka

Local: Memorial da Imigração Polonesa – Bosque do Papa

Domingo (4/12), 12h às 17h30

Grátis

Festa das Lanternas – Dia de São Martinho

Local: Oratório de Bach – Bosque Alemão (R. Schubert, 175 – Vista Alegre)

Domingo (4/12), das 19h às 21h

Grátis

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 com o patrocínio das empresas Rede Condor, Ligga, Electrolux, Ademicon, O Boticário, Clube Athletico Paranaense, Uninter, Banco do Brasil, Marista, Consórcio Servopa, Grupo Barigui, Volvo, ParkShoppingBarigüi e Hard Rock Café. A decoração poderá ser apreciada até 8 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Vila de Natal na Praça Santos Andrade já está aberta ao público

Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2022. Abertura da Vila de Natal Electrolux com acendimento das luzes da Roda Gigante na Praça Santos Andrade  - Curitiba, 01/12/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Cercada de tradição cultural, a Praça Santos Andrade, no Centro, que de um lado abriga a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do outro o Teatro Guaíra, agora é também ponto de encontro para as famílias vivenciarem o encanto e as alegrias do Natal. Foi inaugurada na noite de quinta-feira (1/12) a Vila de Natal Electrolux, evento gratuito que reúne roda-gigante luminosa, Casa do Papai Noel, decoração especial, espaço gourmet com atividades interativas, além da tradicional feirinha especial.

 A abertura das atividades teve a participação do prefeito Rafael Greca e do vice presidente da Electrolux, Leandro Jasiocha, que acompanharam o show de luzes, parada natalina e a chegada do Papai Noel. O evento integra a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais.

Atrações do Natal são “golaços” de Curitiba nesta sexta-feira

“Que gire a roda da vida”, disse o prefeito Rafael Greca, para que fosse acionado o funcionamento da roda-gigante.

A instalação de 20 metros era uma das atrações mais aguardadas pela população na programação de Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022. Inclusivo, o brinquedo tem acessibilidade e oferece uma visão privilegiada da Vila de Natal que abraçou toda a praça. A atração ficará aberta ao público de sexta a domingo, das 16h às 22h, até dia 23 de dezembro.

Aos presentes na abertura do evento, Greca destacou a importância da indústria Electrolux, fabricante de eletrodomésticos, como geradora de empregos no mundo e em Curitiba, e da parceria com a cidade para a realização do Natal com atrações aberta à população.

“É uma indústria da Suécia, lá do Polo Norte, bem pertinho de onde mora o Papai Noel, da parte mais setentrional do mundo, aonde o céu nesta época do ano é bordado pela aurora boreal que é inspiração dessa festa. Por isso esse azul profundo e tão lindo que lembra do cintilar das estrelas do céu”, disse Greca.

Leandro Jasiocha, vice-presidente da Electolux, destacou que Electrolux está na cidade desde 1996, e, em todos esses anos, tem desenvolvido trabalhos que atingem toda a comunidade e seus colaboradores. “É uma honra e um prazer poder participar dessa festa. Para nós, o Natal reúne valores que nos são caros, como gratidão, união e felicidade. Preparamos muitos eventos para acontecerem na praça e promover um dos nossos objetivos que é incentivar as pessoas a cuidarem do planeta. Para nós, cuidar do planeta é fundamental”, disse Jasiocha.

Encantamento e alegria

A noite de abertura deu o tom de como serão os próximos dias na Vila do Natal Electrolux, um evento de encantamento e alegria, planejado para proporcionar uma experiência para ficar registrado na memória das pessoas que passarem por lá. Uma fanfarra de soldadinhos de chumbo abriu caminho para a chegada do Papai Noel, que compareceu ao evento acompanhado da Mamãe Noel, de duendes e de bonecos de biscoitos de gengibre. Os personagens brincaram e interagiram com os presentes.

Uma festa que encheu de emoção e alegria quem foi prestigiar. O enfermeiro Fabio Rodrigues Prado levou as filhas Anitha Rafaela, de 9 anos, e Angelitha Maura, de 7anos, para um passeio na roda gigante. “As meninas adoraram, foi lindo ver a praça e a cidade decorada lá do alto, um momento muito gostoso que vivemos em família, inesquecível”, disse Rodrigues.

Angelitha, que também aprovou o passeio nas alturas, desceu do brinquedo planejando o encontro com o Papai Noel. “Quero ir até lá para conversar e pedir se ele poderia me trazer um bichinho de pelúcia. Tudo aqui está muito lindo”, contou a garota.

Também viveram momentos especiais em família o advogado e professor de Direito, Caio Ponczek, que esteve com a esposa Jéssica, e o filho David, de 3 anos, que tem autismo e aproveitou a diversão. “Uma experiência muito gostosa que recomendamos para todos. Inclusivo, muito bem organizado, com orientação e que nos proporcionou momentos de muita alegria”, contou Caio, que também é autista.

A praça vista de cima

Além de uma cenografia especial espalhada pela praça, a icônica Roda Gigante Electrolux – sucesso nas edições anteriores – está de volta após a pandemia. Com participação gratuita e por ordem de chegada, a ativação conta com 16 cabines, capacidade total para 60 pessoas e funcionará em todos os dias de funcionamento da Vila.

Confira as regras para participação.

Os seus giros duram em torno de 3 a 5 minutos, e lá de cima o público pode observar a beleza dos contornos geométricos de uma das praças mais antigas de Curitiba, que tem no piso desenhos em petit-pavé de rosáceas paranistas e outros detalhes urbanísticos como chafariz, bancos de madeira e várias estátuas e bustos. No entorno estão prédios icônicos da cidade, como a imponente Universidade Federal do Paraná e o Teatro Guaíra.

Casa do Papai Noel

A Vila também reúne espaços caprichosamente decorados e pensados para servirem como cenários paras as fotos em família, para o registro entre amigos e pessoas queridas. Um deles é a Casa do Papai Noel, no centro da praça, local preparado para que as pessoas encontrem o bom velhinho para uma conversa, para registros em fotos e até mesmo para fazer um pedido de Natal. O encontro com o Papai Noel acontece de sexta-feira a domingo.

Aos sábados, a partir das 16 horas, as pessoas poderão prestigiar a Parada Natalina, com muita música e desfile dos personagens tradicionais e queridos da temporada. Papai Noel, duendes, biscoitos de gengibre e uma fanfarra de soldadinhos de chumbo se apresentam pela praça interagindo com o público.

Feirinha de Natal

O público que circular pela Vila de Natal Electrolux vai encontrar também a tradicional feirinha natalina. Com cerca de 15 barracas, os feirantes vão expor ao público souvenirs, itens de decoração natalina e também opções de gastronomia. A feira funcionará de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 12h às 18h30.

O casal Tiago Gonçalves e Alian Nascimento, de Itaperuçu, na região metropolitana, veio a Curitiba para prestigiar o evento de Natal. “Adoro a programação da cidade neste período, tento participar de todas porque são lindas, organizadas, nos fazem sonhar e viver o verdadeiro sentido no Natal. Com feira então, fica ainda melhor”, disse Alian.

Gastronomia natalina

Outro destaque da Vila de Natal será a Cozinha Electrolux, um espaço onde serão oferecidas nos fins de semana aulas de culinária ministradas por renomados chefs. As atrações interativas da Vila de Natal estarão abertas de sexta a domingo, das 16h às 22h. Outra experiência gastronômica é o Menu Electrolux Especial, um cardápio de pratos exclusivos com a assinatura do Chef Rui Morschel. As criações, como empada de siri, panqueca verde, kibe assado com talos de rabanetes e pastel de barreado, serão vendidas nas tendas participantes e preparadas pelos próprios expositores, que serão pessoalmente treinados e capacitados pelo chef convidado.

Os interessados em aprender como preparar os pratos ou mesmo se aprofundar no universo da gastronomia terão a oportunidade de assistir a aulas gratuitas na Cozinha Electrolux. Montado especialmente para a festa, o espaço receberá o chef Rui Morschel e convidados para compartilharem sua paixão pela gastronomia e inspirarem os visitantes com receitas natalinas ideais para celebrar com os amigos e a família nessa época do ano. As aulas têm duração de 30 minutos e acontecem quatro vezes ao dia, de sexta-feira a domingo, às 16h30, 18h, 19h30 e 21h.

Natal mais sustentável

A Realização da Vila de Natal – que chega a quinta edição – tem um compromisso com a sustentabilidade. Além de capacitar os expositores, a Electrolux adotou selo ‘Resíduo Zero’ que contempla, entre outras ações, a coleta seletiva dos resíduos produzidos na Vila, com a locação de lixeiras, retirada e destino apropriado em cooperativas. Também vai oferecer ao público sugestões de enfeites, objetos e presentes criativos feitos a partir do upcycling, prática que dá um novo propósito a materiais a partir da reutilização e reaproveitamento de roupas e tecidos que seriam descartados.

Participaram da abertura da Vila de Natal a presidente do Instituto Municipal do Turismo, Tatiana Turra; a presidente da Fundação Cultural de Curiitba, Ana Castro; a assessora especial do prefeito, Cibele Fernandes Dias; o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro de Souza; a secretária da saúde, Beatriz Nadas Bastistella; a secretária do gabinete do Prefeito, Juliana Lima; o controlador geral do município, Daniel Conde Falcão; o secretáio municipal de Assuntos Metropolitanos, Leverci Silveira Filho; a secretária municipal da Comunicação Social, Cinthia Genguini; e o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba, José Lupin. Também estiveram presentes a administradora regional da Matriz, Rafaela Lupion, do Cajuru, Narciso DOuro, e da CIC, Raphael Kenji.

Serviço

Vila de Natal Electrolux

Local: Praça Santos Andrade

Data: de 1 a 23/12, de sexta a domingo – sessões extras em 1/12 (abertura) e 22/12 (quinta-feira)

Horário: das 16h às 22h

Gratuito

Regras para participação na roda-gigante

    • Tempo de duração – aproximadamente 3 a 5 minutos.
    • Capacidade máxima de peso por cadeira: 200 kg.
    • Menores de 12 anos deverão obrigatoriamente estar acompanhados do responsável, maior de 18 anos, portando documento de identificação.
    • Altura mínima para andar na roda é 80 cm.
    • Não podem ir no brinquedo: gestantes, cardíacos, pessoas portando tala ou gesso, recém operados, portadores de labirintite ou doenças similares e pessoas que fazem uso de medicamentos que causem tontura.
    • Não é permitido balançar a cadeira, colocar os braços para fora, ficar em pé, desatar os cintos de segurança, saltar do brinquedo em movimento ou arremessar objetos.
    • Não é permitida entrada portando ou consumindo alimentos e bebidas.

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 com o patrocínio das empresas Rede Condor, Ligga, Electrolux, Ademicon, O Boticário, Clube Athletico Paranaense, Marista, Uninter, Banco do Brasil, Consórcio Servopa, Grupo Barigui, Volvo, ParkShoppingBarigüi e Hard Rock Café. A decoração poderá ser apreciada até 8 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba