

A Marinha do Brasil confirmou a formação de um ciclone subtropical em alto-mar, na manhã desta segunda-feira (19). De acordo com comunicado, os ventos associados ao ciclone, que teriam atingido velocidades de até 55 km/h, poderão provocar mar agitado e ressaca com ondas entre 2,5 e 3,0 metros no litoral dos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo, ao sul de Santos, entre a manhã desta terça-feira (20) e a manhã de quinta-feira (22).
Os locais ao norte de Santos e do Rio de Janeiro, ao sul de Arraial do Cabo, entre a tarde desta segunda-feira (19) e a noite desta terça-feira, também podem presenciar mar agitado e ressaca com grandes ondas. “Seu centro se encontra a aproximadamente 300 milhas náuticas (555 km) a leste da costa do estado de Santa Catarina e a 250 milhas náuticas (450 km) ao sul da costa do estado do Rio de Janeiro, com lento deslocamento para leste/nordeste.”, diz o texto sobre a localização do ciclone.
As condições atmosféricas que possibilitam a intensificação do ciclone persistem, o que poderá ser classificado como tempestade subtropical nas próximas horas. Segundo as Normas da Autoridade Marítima para Meteorologia Marítima (NORMAM-19), para que haja a classificação do ciclone como tempestade subtropical e a sua nomeação, os ventos deverão ser iguais ou superiores a 63 km/h.
Em alto-mar, as ondas podem chegar a alturas de até 6 metros até a noite desta quinta.
Informações Banda B