Chuva, samba e homenagens marcaram o encerramento dos desfiles em Curitiba

Segundo dia de desfile do Carnaval de Curitiba na Rua Marechal Deodoro. Curitiba, 19/02/2023. Foto: luiz pacheco

A chuva não deu trégua no segundo dia do Carnaval de Curitiba e mesmo assim o público lotou as arquibancadas da Rua Marechal Deodoro para assistir aos desfiles das quatro escolas de samba, na noite deste domingo (19/2). Entre elas, uma estreante e até a mais antiga escola do carnaval curitibano, as agremiações disputam uma vaga no grupo especial.

A apuração do Carnaval de Curitiba 330 anos acontece nesta segunda-feira (20/2), às 15h, no Memorial de Curitiba. O resultado das campeãs deve ser anunciado pela Fundação Cultural de Curitiba entre o final do dia e o começo da noite.

“O Carnaval de Curitiba ganhou dois dias de desfiles na Rua Marechal Deodoro desde a edição de 2019. Com isso, a festa se ampliou para sábado e domingo e as escolas de samba ganharam mais tempo para mostrar suas criações”, destacou a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.

Blocos e homenagens

Antes do desfile das escolas  passaram pela Marechal vários blocos. Alguns deles prestaram em seus temas homenagens à personalidades importantes da cena cultural e religiosa de Curitiba.

O tema do bloco Ecoorquestra, por exemplo, foi a artista plástica, poeta e contadora de história Efigênia Rolim. A mineira radicada em Curitiba construiu sua trajetória artística usando sucata e lixo como matéria-prima. Em seu trabalho, ela dá vida a papel de bala, latas, caixas e outras sucatas que tira do lixo.

Tambores afro do Pretinhosidade

Em seguida, os tambores do Pretinhosidade esquentaram  a rua e o bloco afro curitibano formado na Vila Torres emocionou o público da Marechal Deodoro.

Com muita energia, o Pretinhosidade prestou homenagem à mãe de santo Iyagunã Dalzira que conquistou no final do ano passado, aos 81 anos, o título de doutora na Universidade Federal do Paraná (UFPR), defendendo a tese Professoras negras: gênero, raça, religiões de matriz africana e neopentecostais na educação pública.

A homenageada acompanhou o bloco junto com a ala das mães-de-santo. A letra da música entoava palavras de existência e resistência da cultura afro na capital paranaense e também de paz e de amor.

Desfile do Grupo de Acesso

Logo em seguida, a escola Deixa Falar fez sua estreia na Marechal com o enredo Eu sou o samba. A escola abriu o desfile do grupo de acesso. A Deixa Falar foi fundada há apenas dois anos e já cumpriu os requisitos para ingressar na passarela do samba e disputar títulos com as demais agremiações. A contar pela animação dos ensaios, a escola deve surpreender.

Depois veio a Unidos de Pinhais, escola da Região Metropolitana que há muitos anos participa do Carnaval de Curitiba, sempre trazendo diversão e alegria para a capital. O enredo desta vez foi Uma viagem fantástica no mundo da fantasia.

A Escola de Samba Leões da Mocidade também trilhou o seu caminho e percorreu a passarela com garra. Nascida de uma dissidência da Mocidade Azul, ela mantém a sua identidade construindo espetáculos que durante muito tempo a mantiveram no grupo especial. Este ano, a Leões apresenta o tema “Penso, logo resisto, cultura e cidadania nos chãos da periferia”.

75 anos de tradição

A última escola a desfilar e a encerrar os desfiles de 2023 foi a Embaixadores da Alegria, um símbolo do carnaval curitibano, a mais antiga agremiação carnavalesca em atividade e que está completando 75 anos.

A escola foi fundada em 1948 e acompanhou todas as fases do carnaval curitibano. Inicialmente era um bloco pertencente ao Clube Thalia, mas em 1950 se desvinculou do clube e ganhou vida própria.

Para celebrar esse importante marco na história, a Embaixadores apresentou o enredo Folia de Reis. Não se trata de uma alusão à festa folclórica da tradição popular brasileira, mas sim uma homenagem a todos os reis do mundo, a começar pelo Rei Momo. E não só ele – homenagens também ao rei do futebol (Pelé), ao rei do rock (Elvis Presley), ao rei do pop (Michael Jackson) e até a D. João VI como “rei da fartura”.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Angra Fest reúne gigantes do metal em Curitiba

Eletrizante! Assim será o Angra Fest. Idealizado pela banda Angra, o festival roda o país há alguns anos e traz uma mistura de música, cultura rock e atitude. Esta será a sua estreia em Curitiba com grandes nomes do metal nacional. Com realização da Prime e Top Link, a edição curitibana acontece no próximo dia 25 de março na Arena White Hall Jockey Eventos (R: Dino Bertoldi,740) e terá um line-up pesado, formado pelos anfitriões Angra e, também por Matanza Ritual, Viper e os curitibanos do Electric Mob. Os portões abrem às 15horas.

Angra

Formado em 1991, o grupo conta atualmente com os músicos Fabio Lione (vocal), Rafael Bittencourt (guitarra), Marcelo Barbosa (guitarra), Felipe Andreoli (baixo) e Bruno Valverde (bateria). Conhecida por estar entre os maiores nomes do heavy metal brasileiro no mundo, lançaram aclamados álbuns e construíram uma gloriosa carreira. No momento, o grupo se encontra realizando shows em comemoração aos 30 anos de banda, tocando os grandes sucessos e gravando um novo registro de estúdio que será lançado ainda em 2023.

Matanza Ritual 

Formada por um time de estrelas do rock nacional do porte de Jimmy London (vocal), Antônio Araújo (guitarra), Felipe Andreoli (baixo) e Amílcar Christofáro (bateria), o Matanza Ritual fez shows no Brasil todo durante ano de 2022. No Angra Fest, o Ritual contará com o baixista Juninho (Ratos de Porão) substituindo Felipe Andreoli. Sobre o grupo, o vocalista Jimmy London enfatiza: “O Ritual nasceu porque a necessidade de expurgar nossos demônios nunca morre. Cada show é um exorcismo dos perrengues que passamos no dia-a-dia, e a gente usa a arte para vomitar tudo de ruim e sair suado, feliz e cansado”. Ele ainda complementa: “Nossa ideia não é formar uma banda, nem mesmo um projeto. Queremos criar uma celebração, reviver aquele “ritual insano” que acontecia nos shows do Matanza, e pra isso convocamos os melhores dentre os melhores músicos do país para serem os monges da loucura toda”, diz.


Viper

O VIPER nasceu em 1985 e dois anos depois lançou ‘Soldiers of Sunrise’, um marco na história do rock brasileiro. A história do grupo é impressionante pois os integrantes com média de 16 anos contavam com uma qualidade musical acima do esperado para idade e para a época. Considerada uma das grandes bandas de heavy metal nacional eles lançaram recentemente o single “Under The Sun”, primeira canção inédita em 15 anos. Atualmente, a formação do grupo é composta por Leandro Caçoilo (vocal), Felipe Machado (guitarra), Pit Passarel (baixo), Guilherme Martin (bateria) e Kiko Shred (guitarra).

Electric Mob

O grupo paranaense, que promete um grande show no Angra Fest,acaba de lançar seu mais novo álbum. “2 Make U Cry & Dance” chega ao mercado por meio da gravadora italiana Frontiers Music com a árdua tarefa de suceder o empolgante “Discharge” (2020), responsável por alçar os curitibanos ao posto de destaque do hard rock mundial. Logo em seu primeiro álbum, o Electric Mob conseguiu alguns feitos notáveis, como conquistar o respeito da crítica especializada, tocar em rádios daEuropa e dos Estados Unidos, entrar na parada Billboard/BDS Indicator Chart e atingir números realmente expressivos nas plataformas de streaming.

Mas ao que parece, o peso e a responsabilidade de corresponder às altas expectativas – do público, da mídia, da gravadora e até deles mesmos -, não afetou nem um pouco o quarteto formado por Renan Zonta (vocal), Ben Hur Auwarter (guitarra), Yuri Elero (baixo) e André Leister (bateria). “2 Make U Cry & Dance” é mais do que uma evolução natural de “Discharge”, é um salto adiante.

Ingressos
Os ingressos estão disponíveis e custam a partir de R$80,00 (meia-entrada) + taxa adm, de acordo com o setor. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio. A meia-entrada é para estudantes, maiores de 60 anos, professores, doadores de sangue, pessoas com deficiência (PCD) e de câncer. Clientes Clube Gazeta possuem 50% de desconto na compra de até dois ingressos por associado. INGRESSO SOCIAL – doares de 1kg de alimento não-perecível possuem 50% de desconto sobre o valor da inteira. A entrega será feita na entrada do evento. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei.  Os ingressos podem ser adquiridos através da www.blueticket.com.br . É obrigatória a apresentação de documento previsto em lei que comprove a condição do beneficiário na compra do ingresso e na entrada do evento.SERVIÇO:
ANGRA FEST – Angra, Matanza Ritual, Viper e Electric Mob
LOCAL:
Arena White Hall Jockey Eventos (R: Dino Bertoldi, 740 – Tarumã)
Quando: 25 de março de 2023 (Sábado)
Horários:
abertura do evento: 15h / Início das atrações: 16h
Valores: custam a partir de a partir de R$80,00 (meia-entrada) + taxa adm, de acordo com o setor. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio. A meia-entrada é para estudantes, maiores de 60 anos, professores, doadores de sangue, pessoas com deficiência (PCD) e de câncer. Clientes Clube Gazeta possuem 50% de desconto na compra de até dois ingressos por associado.  INGRESSO SOCIAL – doares de 1kg de alimento não-perecível possuem 50% de desconto sobre o valor da inteira. A entrega será feita na entrada do evento. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei. 
Forma de pagamento: dinheiro, crédito e Pix
Pontos de Venda:
www.blueticket.com.br
Censura: de 16 a 18anos podem acessar o evento acompanhados por um responsável maior de 18 anos. Jovens de 14 a 16 anos podem acessar o evento com responsável legal. Jovens abaixo de 14 anos só acessam o evento com os pais.
Informações para o público: @maisumadaprime

Curitiba recebe evento nacional de St. Patrick’s Day com chope verde e shows gratuitos

Uma das datas mais tradicionais do calendário cervejeiro está chegando: o St. Patrick’s Day, também conhecido como feriado de São Patrício, celebração que homenageia o padroeiro da Irlanda. Durante a festa, bares e restaurantes decoram seus ambientes com muitos itens na cor verde e comercializam comidas e bebidas tradicionais em terras irlandesas, entre elas a cerveja. No Brasil, o St. Patrick’s Day vem conquistando cada vez mais adeptos.

Pensando nisso, entre os dias 17 e 19 de março, a rede Porks – Porco & Chope, principal casa de chope e carne suína do Brasil, vai promover a 2ª edição do festival nacional de St. Patrick’s Porks em todas as suas unidades espalhadas pelo país. Ao todo, a casa pretende comercializar mais de 100 mil litros de seu famoso chope Pilsen Verde. “O Saint Patick’s Day é uma das datas mais esperadas no universo cervejeiro. Com o festival, queremos levar o chope verde para todo o país”, comenta José Araújo Neto, fundador da rede Porks. Além disso, quem for à caráter vai ganhar um copo de chope grátis.

Além disso, o evento vai ser palco de mais de 80 shows ao vivo, com bandas de rock e blues, sem cobrança de couvert artístico ou entrada, em 29 cidades brasileiras: Curitiba (PR), São José dos Pinhais (PR), Araucária (PR), Fazenda Rio Grande (PR), Cascavel (PR), Maringá (PR), Ponta Grossa (PR), Londrina (PR), Florianópolis (SC), Itajaí (SC), Chapecó (SC), Santa Maria (RS), São Paulo (SP), Santos (SP), Piracicaba (SP), Praia Grande (SP), Ribeirão Preto (SP), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Sinop (MT), Goiânia (GO), Rio Verde (GO), Brasília (DF), Águas Claras (DF), Gama (DF), Samambaia (DF), Recife (PE), Teresina (PI) e João Pessoa (PB).

No cardápio, o público deliciar com diversos hambúrgueres e petiscos que levam a carne suína como protagonista. Entre os destaques estão o Porks Bacon Burger, preparado com burger de costelinha de porco, creme de cheddar e tiras de bacon crocante; o Pernil Municipal, um sanduíche de pernil de porco marinado por 12h, coberto por queijo mozzarella e cheiro verde; o Torresmo de Tira, tradicional torresminho servido em tiras crocantes; e o Bei com Melado, tiras de bacon crocante cobertas por melado de cana de açúcar.

O St. Patrick’s Porks vai acontecer em todas as unidades da rede Porks – Porco & Chope do Brasil, entre os dias 17 e 19 de março, com venda de chope Pilsen Verde e música ao vivo sem cobrança de couvert artístico. Mais informações no Instagram oficial da rede (@porks_brasil).

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com