Chuva afetou 624 pessoas em Curitiba e previsão é de mais água nas próximas horas

A chuva que caiu em Curitiba, na tarde desta terça-feira (2), afetou 156 casas e 624 pessoas, de acordo com levantamento da Defesa Civil. Foram 150 casas no bairro Boqueirão, quatro na CIC, uma no Cajuru e uma no Portão.

Equipes da Prefeitura atenderam a 13 ocorrências: oito de alagamentos, três para fornecimento emergencial de lona e duas quedas de árvore.

As regiões próximas ao córrego Alto Boqueirão, Vila Nova e Vila Pantanal foram as mais afetadas. Na Vila Sabará/Primeiro de Maio três casas foram alagadas. Nestes pontos, equipes das Administrações Regionais, da Defesa Civil, da Guarda Municipal e da Fundação de Ação Social (FAS) fazem os atendimentos necessários.

Cinco pessoas foram desalojadas (para casa de parentes). Houve a entrega de cestas básicas cobertores e colchões.

A Limpeza Pública (Meio Ambiente) e a Secretaria Municipal de Obras Públicas também foram acionadas.

Alto Boqueirão

Moradores da rua Professora Edmee Neal Algouver procuraram a Banda B para falar que, além do temporal, outro motivo que fez o córrego encher é a falta de uma limpeza adequada. A Defesa Civil de Curitiba apontou que 17 milímetros de chuva atingiu a região em menos de uma hora.

Eles aproveitaram o momento e pediram ajuda à comunidade para recuperar pertences perdidos, mas também solicitaram à Sanepar que suspenda o rodízio de água para limpeza das casas. Em nota enviada à reportagem, a Companhia prometeu que fará uma manobra para manter a região abastecida durante os próximos dias.

A Prefeitura de Curitiba se manifestou, por meio de nota enviada à Banda B, que o serviço de limpeza realizado esta semana no córrego Alto Boqueirão reduziu os impactos do volume de água e que os trabalhos continuarão nesta quarta-feira (03).

Alagamento

O Centro de Operações da Guarda Municipal registrou as seguintes ocorrências de alagamento: ruas Laranjeiras do Sul, Ivaiporã e Nair Ferraz Cazelatto, no bairro Alto Boqueirão; rua Abrão Winter, bairro Xaxim; Rua João Bettega (cruzamento com a Rua Gen. Potiguara); e Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico.

As quedas de árvore foram registradas na Rua Ana José de Oliveira Carvalho, no Boqueirão, e na Rua Orlando de Moura Leite, no Barreirinha.

As equipes da Prefeitura continuam em atendimento e alerta para possíveis emergências.

Chuvas localizadas

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil alerta para a previsão de novas chuvas regionalizadas durante as próximas horas. O órgão continua em constante monitoramento para possíveis atendimentos.

A orientação é que o cidadão evite sair de casa. Se a pessoa já estiver na rua, deve evitar se abrigar embaixo de árvores e de estruturas metálicas, estando a pé ou de carro. Debaixo de chuva, o motorista deve redobrar a atenção e reduzir a velocidade.

Central 156

O cidadão que precisar comunicar a Prefeitura sobre estragos provocados pela chuva deve utilizar o telefone 156 da Central de Atendimento ao Cidadão, pelo site (www.central156.org.br) ou pelo aplicativo do serviço. O atendimento é feito por ordem de chamada e também de acordo com a gravidade da situação relatada.

A Defesa Civil registra as ocorrências que chegam ao município pelo telefone de emergência 199 (alagamentos) e, também, pelo 156 (Central de Atendimento ao Cidadão, que registra as solicitações para retiradas de árvore) e pelo 153 (Centro de Operações da Guarda Municipal – fornecimento de lona).

Outras situações decorrentes de chuvas ou temporais podem ser atendidas pelo Corpo de Bombeiros (193 – resgate) e pela Copel (falta de luz).

Informações Banda B.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prefeitura de Curitiba realiza neste sábado evento on-line de adoção de cães

As famílias que quiserem adotar um novo amigo têm uma oportunidade perfeita neste sábado (24). E sem sair de casa. A Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba vai promover mais uma versão transmitida ao vivo do evento de adoção Amigo Bicho. Para acompanhar, basta acessar o facebook da Prefeitura a partir das 10h.

Serão apresentados 15 cães resgatados pela ambulância do município após serem vítimas de atropelamentos. Todos já são tratados, castrados, desverminados e microchipados para receber os dados do novo tutor. 

Tem live de adoção de animais neste sábado (24). Foto: Divulgação (arquivo)

“As lives têm sido um sucesso e nos trazido bastante resultado para conseguir lares para os cães que resgatamos”, conta o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria do Meio Ambiente, Edson Evaristo.  

Dinâmica

Assim como nos eventos anteriores, quem se interessar por algum dos animais e pelas suas características apresentadas pelos veterinários, pode encaminhar uma mensagem via whatsapp para o número 41 99963-0233.

“Nesse contato podem ser esclarecidas dúvidas e agendada a visita para conhecer o animal, tudo dentro dos protocolos de segurança contra a covid-19”, explica a chefe da Rede, Sueli Sasaoka. 

Cada interessado recebe um breve questionário de entrevista, parte do processo de adoção responsável. Com a análise do questionário, haverá o agendamento para buscar o cão no horário de funcionamento do Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (Crar), na Rua Lodovico Kaminski, 1.381, CIC, todos os dias, das 9h às 12h e das 13h30 às 15h30.

Centro de adoção permanente 

O Crar e os veterinários da Rede estão disponíveis, diariamente, para orientar processos de adoção responsável dos animais resgatados pelo município. O Centro funciona todos os dias, Na página da Rede no Facebook, é possível ver as fotos de alguns animais disponíveis. 

Os animais aptos para adoção são todos castrados, vacinados, desverminados e microchipados, prontos para receber os dados do novo tutor. 

O agendamento para conhecer os animais pode ser feito pelo telefone 41 99963-0233.

Serviço: live Amigo Bicho de adoção de cães

Data: 24/4 (sábado)
Horário: 10h
Transmissão: Facebook – Prefeitura de Curitiba

Prefeito Rafael Greca tem melhora do quadro neurológico, diz boletim médico

O prefeito Rafael Greca apresentou avanço clínico nas últimas horas, de acordo com o boletim médico apresentado no fim da manhã desta quinta-feira (22) pela equipe do Hospital Nossa Senhora das Graças, onde ele está internado.

Greca teve melhora do quadro neurológico, está lúcido e clinicamente estável. Permanecerá internado para monitoração neurológica hospitalar e continuidade da investigação etiológica do evento isquêmico agudo.

Internamento

O prefeito foi internado na manhã de terça-feira (20), e após exames, a equipe médica diagnosticou um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico.

Greca encontrava-se clinicamente alerta, em bom estado geral, com sinais vitais estáveis, participativo e dialogando. Foi mantido em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até a manhã de quarta-feira (21/4), quando foi transferido para um quarto, para continuidade do monitoramento neurológico e exames de controle.