Misto de bar e restaurante, Chinchu Bar y Parrilla traz “churrasco de rua” argentino a Curitiba

Que os argentinos são bons em churrasco todo mundo já sabe. Mas como não se pode ir a Buenos Aires ou Puerto Iguazu a toda hora, as opções para comer uma boa parrilla (o famoso churrasco na grelha dos hermanos) ficam resumidas a locais nem sempre baratos e um tanto formais. É isso que o Chinchu Bar y Parrilla quer mudar ao oferecer em Curitiba a parrilla callejera, ou seja, o churrasco argentino de rua, em um ambiente informal e atendimento descontraído.

Parrilla especial do Chinchu Bar y Parrilla
Parrilla especial do Chinchu Bar y Parrilla

Inaugurado em dezembro, o Chinchu é um misto de bar localizado na esquina da Saldanha Marinho com a Brigadeiro Franco, construído em um antigo armazém. Assim como outros espaços da região renovados recentemente, ele chamar a atenção de quem anda por essa parte do Centro próxima à Alameda Prudente de Morais. O Busão Curitiba esteve no local no último sábado.

No cardápio do Chinchu Bar y Parrilla há clássicos da churrascaria argentinos como o bife de chorizo, o assado de tiras e a provoleta (porção de provolone assado na grelha), mas também itens com um toque brasileiro, como é o caso frango assado na grela (provamos e recomendamos) acompanhado de maionese de batatas e farofa, e também o queijo coalho com melado e a panceta.

Leia também

As carnes são servidas em porções para 1 ou 2 pessoas. Nossa dica é ir em 2 ou 3 e pedir uma das parrillas completas, servidas nas opções brasileira e especial. Esses pratos trazem carne bovina (assado de tiras ou bife de chorizo), linguiça toscana e um pedaço frango (tulipa ou galeto al primo). Contam ainda com 1 acompanhamento e farofa e custam a partir de R$ 45 para uma pessoa R$ 69 para duas pessoas .

Em outros horários há os cortes individuais, como o bem pedido bife de chorizo. Outras opções são o t-bone, bife ancho, costela bananinha, bombo de alcatra e prime rib. Todos acompanham farofa na versão solo.

Para quem está apenas com uma fominha ou quer mais petiscar as carnes da casa, os espetinhos são boas opções. Nos palitos casa oferece os blend de carnes, especial (bovino e suíno), linguiça fina Bizinelli, toscana apimentada, alcatra ou costela bananinha.

Hamburguer, porções e sobremesas

As porções do Chinchu Bar y Parrilla vão muito bem com o chopp gelado da Patagônia. O queijo coalho com melado, batata frita, pão de alho e polenta frita são as opções atuais. Embora a proposta da casa seja de forma clara a oferta de carnes, esses itens citados agradam tanto aos carnívoros quanto aos vegetarianos, que podem ainda pedir o pappardelle com molho de tomates rústicos (também provamos e aprovamos).

Queijo coalho com melado: itens tão sabor brasileiro ao Chinchu Bar y Parrilla
Queijo coalho com melado: itens tão sabor brasileiro ao Chinchu Bar y Parrilla

Para quem prefere hambúrguer, as opções são o de Costela, o Andaluz (blend de carnes da casa) e o Chichu (também com blend, mas com repolho e queijo prato). Todos levam pão de fermentação natural. Mas a opção mais argentina neste caso é o pão com linguiça, que lembra o argentiníssimo choripan, que consiste em pão com linguiça (neste caso a toscana Bizinelli) e molho chimichurri.

Finalizando nas sobremesas, a dica é o doce de leite de colherada. Embora o doce de leite seja um dos orgulhos nacionais da Argentina, o Chinchu Bar y Parrilla serve o da marca brasileira Rocca, produzido artesanalmente em Pouso Alegre, Minas Gerais. Temos que admitir que o mineiro não deixa nada a dever para os do país vizinho.

Não menos importante, ainda mais neste calor dos últimos dias, o Chinchu Bar y Parrilla tem opções de chopp Patagônia, parceira oficial, nas versões pilsen, amber e ipa, além de Corona, Stella, Patagônia Weisse, Original, Colorado e Heineken em garrafas.

Há ainda opções de drinks clássicos, como o negroni, ou opções autorais da casa.

Pedimos o Negroni: amargor controlado e gin de qualidade na montagem. Aprovado.

Ambiente do Chinchu Bar y Parrilla

O bar tem um ambiente informal, combinando itens rústicos como a lenha com o estilo industrial. As mesas são em sua maioria pequena. Há ainda um balcão que dá vista para a churrasqueira. Fomos num sábado por volta das 13h e as mesas estavam todas lotadas com o dia de sol em Curitiba. Por isso a nossa dica é que você reserve sempre que possível.

Também havia algumas mesas nas ruas, ótimas para beber, mas o sol bate forte no local e não é recomendado no horário do almoço, mas sim no final da tarde quando é mais ameno.

Ambiente do Chinchu Bar y Parrilla
Ambiente do Chinchu Bar y Parrilla: rústico e industrial.

Serviço: Chinchu Bar y Parrilla

Endereço: R. Saldanha Marinho, 1144 – Centro, Curitiba

Horário: Terça a sábado, das 11h às 23h e Domingo das 11h às 16h.

Siga o bar no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.