Caravana Étnico-Cultural estreia neste sábado, na CIC

Caravana Étnico-Cultural estreia neste sábado, na CIC

No próximo sábado (13/8), o Teatro da Vila, na CIC, recebe a primeira das dez Caravanas Étnico-Culturais que serão realizadas em Curitiba, numa iniciativa da Prefeitura para reforçar as ações afirmativas para as populações negra, cigana e indígena.

O evento reúne apresentações, oficinas culturais e feira de empreendedorismo, com exposição e venda produtos étnicos.

A abertura será feita pelo Coral Negro de Curitiba, grupo dedicado à arte, música e cultura negra.

“As caravanas trazem uma representação muito forte dos povos, tanto pelas apresentações artísticas como pelos produtos étnicos que serão expostos e comercializados”, diz Marli Teixeira Leite, titular da Assessoria de Políticas para Promoção da Igualdade Racial, responsável pelo projeto ao lado da Fundação Cultural de Curitiba.

“É uma forma de todos terem contato com a riqueza cultural dos povos negro, indígena e cigano”, completa ela, lembrando que conhecimento e respeito são formas de diminuir preconceitos e violência.

Além dos shows e da feira, a caravana também terá oficinas temáticas, que trazem para o debate questões importantes na luta pela igualdade efetiva de direitos. Uma delas é o encontro para produção do segundo volume do livro Narrativas Afro-Curitibanas.

As atividades culturais, por sua vez, levam para o palco temas como protagonismo feminino e étnico, capoeira, música e dança. (Clique aqui e saiba mais sobre as apresentações.)

Os grupos participantes foram selecionados pela Fundação Cultural de Curitiba, por meio de edital. Foram contemplados 30 projetos, sendo que sete deles estarão na CIC.

Já a feira de empreendedorismo reúne produtores negros e indígenas, que apresentam e comercializam uma ampla gama de artesanatos exclusivos. Além disso, a Feirinha Fundo de Quintal da Regional CIC participará do evento com duas barracas.

Serviço: Caravana Étnico Cultural – CIC

    • Data: sábado (13/8), das 14h às 18h
    • Local – Teatro da Vila (Rua Davi Xavier da Silva, 451 – CIC)
    • Mais informações: (41) 3221-2712

Atividades

    • 14h – Abertura – Coral Negro (Palco Externo).
    • 14h – Apresentação Musical – Projeto CINE FOLK (Palco Interno)
    • 14h25 – Oficina Narrativas Afro-Curitibanas
    • 14h25 – Oficina de Capoeira
    • 14h45 – O Protagonismo Feminino
    • 15h – Oficina Legalização de Locais de Culto
    • 15h10 –  Brincando Coco e Cacuriás
    • 16h – Algodão Doce
    • 16h45 – Ciganas – Danças e Cultura
    • 17h30 – Capoeira Canta Zumbi

Próximas Caravanas de 2022

    • Cajuru – 13 de agosto
    • Bairro Novo – 08 de outubro
    • Santa Felicidade – 05 de novembro
    • Tatuquara – 19 de novembro

Os locais serão divulgados posteriormente, bem como o cronograma das cinco Caravanas a serem realizadas em 2023.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pizzaria da Mathilda estreia releitura de sabor clássico

Um dos sabores de pizza mais amados pelos brasileiros ganha sua versão ao estilo napolitano. A Pizzaria da Mathilda estreia sua Portuguesa no dia 04 de outubro, unindo duas tradições gastronômicas para a nova criação. A pizza, que terá valor de R$ 42, sairá pela metade do preço no dia de lançamento, válido para consumo nas três unidades (Juvevê, Vicente e Água Verde), para retirada e venda no site.

Apesar de não ter uma história oficial, diz-se que a Portuguesa nasceu no Brasil, quando imigrantes portugueses adicionaram ingredientes diferentes às pizzas feitas pelos imigrantes italianos. Na receita da Mathilda, os insumos clássicos se aliam ao estilo napolitano que consagrou a pizzaria curitibana. A massa de fermentação lenta, servida individualmente, recebe molho, presunto, basílico, cebola roxa, mozzarella, ovo caipira e azeitona preta.

O estilo napolitano da Pizzaria da Mathilda é celebrado como um dos mais tradicionais, sendo considerado patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO. A Mathilda conquistou o público curitibano ao seguir as regras dessa tradição com as pizzas individuais em sabores clássicos, como Marguerita, e também com criações originais. Renovando o cardápio, traz pedidas favoritas do público como a Portuguesa. A nova pizza Portuguesa estreia nas três lojas no dia 04 de outubro. A Pizzaria da Mathilda conta com três unidades da rede em Curitiba: Vicente (Av. Vicente Machado, 859), Juvevê (R. Rocha Pombo, 265) e Água Verde (Av. dos Estados, 1066). As lojas abrem de terça-feira a domingo, das 18h às 23h. Além disso, os pedidos poderão ser feitos, também, pelo site www.pizzariadamathilda.com.br. Mais informações no perfil oficial no Instagram (@pizzariadamathilda).

População terá ônibus de graça no domingo, dia das eleições

A população curitibana terá ônibus de graça no próximo domingo (2/10), quando será realizado o primeiro turno de eleições majoritárias. Nesse dia, os eleitores vão às urnas votar para presidente da República, governador, senador, deputados federais e estaduais. A gratuidade está prevista no decreto número 1430/2022.

“A ideia é possibilitar que a população possa exercer sua cidadania, se deslocar até os pontos de votação com calma e facilidade e colaborar com a democracia do País”, disse o prefeito Rafael Greca.

Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na capital, a entrada de graça vale para o dia todo nas 254 linhas de ônibus que operam na cidade. A excecão é a Linha Turismo, que percorre os pontos turísticos da capital e funcionará normalmente com pagamento de tarifa de R$ 50 no domingo.

“O transporte coletivo tem importância econômica e social, é caracterizado como serviço de utilidade pública de caráter essencial. Então, nada mais justo que ele se seja gratuito em um momento em que a população exerce sua cidadania, como no dia das eleições”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.

No domingo, os ônibus terão reforço e vão funcionar de acordo com a tabela de horário de sábado. A votação acontece das 8h às 17h.