Amigo Bicho Retorna ao Domingo no Centro em Curitiba
Curitiba se prepara para mais uma edição do Domingo no Centro, que acontece no último domingo de agosto, 31/8. O evento contará com a 14ª edição do Amigo Bicho, promovendo a adoção de 25 cães vacinados e castrados no Calçadão da XV de Novembro. A ação tem como objetivo destacar a adoção responsável de animais e fomentar a convivência entre os curitibanos.
Detalhes do Evento
O evento ocorrerá das 9h às 15h, próximo ao Bondinho de Leitura da Rua XV. Os cães disponíveis para adoção foram resgatados pelo Centro de Referência de Animais em Risco (Crar) e por protetores independentes. A Família Folhas também participará, oferecendo orientações sobre adoção responsável.
Paralelamente ao Amigo Bicho, haverá a Cãominhada, organizada pela RICTV, que terá início às 10h30, com concentração na fonte da Rua XV de Novembro.
Cãominhada e Microchipagem
Os participantes com cães poderão participar da Cãominhada, que segue até a Praça Osório. Além disso, a Rede de Proteção Animal oferecerá microchipagem gratuita para cães, uma medida que visa garantir mais segurança e facilitar a localização dos animais perdidos.
A adoção de pets será um dos temas principais do evento, destacando o impacto positivo que esses animais podem ter na vida das pessoas. Durante o evento, um totem exibirá uma feira de adoção virtual de gatos, com vídeos de felinos disponíveis para adoção.
Adoção Permanente
O Crar mantém uma campanha de adoção gratuita de cães e gatos, com funcionamento diário das 9h às 11h30 e das 13h30 às 15h30, na Rua Lodovico Kaminski, 1.381, CIC. Nos fins de semana e feriados, o atendimento ocorre em regime de plantão.
Programação do Domingo no Centro
O Domingo no Centro também apresentará uma ampla programação que inclui áreas de lazer, brinquedos inclusivos, foodtrucks e vários serviços, como a Sine Móvel e o ônibus da Urbs. Essa iniciativa, promovida pela Prefeitura de Curitiba, visa revitalizar o centro da cidade e fomentar o convívio social.
Nesta edição, o palco contará com apresentações de orquestra, ballet, coral e música gaúcha. Para as crianças, haverá jogos e atividades coordenadas pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), além de contação de histórias e distribuição de livros.
A Fundação Cultural também organizará uma visita guiada com o tema “Praça Generoso Marques: (re)conhecendo o patrimônio histórico e cultural de Curitiba”. As vagas, no entanto, já estão esgotadas.
Serviços Disponíveis
Diversas secretarias e órgãos municipais estarão presentes com serviços variados. As equipes da Secretaria da Saúde distribuirão autotestes, e ações de combate à violência contra a mulher também farão parte da programação.
Além de foodtrucks, atividades de economia solidária, exposições de carros antigos, o município de Almirante Tamandaré também estará representado, apresentando seus produtos e artesanato local.
Informações do Evento
Domingo no Centro – Edição de Agosto
Data: 31/8
Horário: 9h às 15h
Local: Rua XV de Novembro
- Bloqueios: As ruas Ébano Pereira e Voluntários da Pátria estarão bloqueadas durante o evento.
Programação Completa:
Palco
10h: Orquestra Uninter – Cenas de Filmes
11h: Chegada da Cãominhada
11h30: Coral Bom de Boca
12h15: CTG 20 de Setembro – Música Gaúcha
13h: Jazz Cigano
14h: Grand Pas de Deux – Ballet “O Quebra Nozes”
Tenda Cultura
10h30 e 12h30: Oficina Esculpindo Curitiba
11h30: Contação de Histórias ao lado do Bondinho
12h30 às 15h: Distribuição de livros – Tuboteca
Tenda Pet
10h: Concentração da Cãominhada – sala de estar Rua XV, entre a Alameda Dr. Muricy e Avenida Marechal Floriano Peixoto
10h30: Início da Cãominhada
9h às 15h: Adoção de cães resgatados e microchipagem.
Tenda Meio Ambiente
9h às 15h: Pintura e jogos didáticos com a Família Folhas
Exposição de animais taxidermizados
Orientação sobre destinação correta dos resíduos
Conscientização sobre o combate à violência contra a mulher.
Tenda Saúde
9h às 15h: Orientação em saúde bucal e entrega de autotestes.
Tenda Educação
Informações sobre educação de jovens e adultos, cursos para migrantes, e atividades de leitura.
Áreas de Lazer
Jogos gigantes e brinquedos inclusivos disponíveis das 9h às 15h.
A programação ainda contará com feira de artesanato, foodtrucks, exposição de carros antigos e muito mais.
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



