Campo de Santana ganha binário de trânsito e ciclofaixas

A partir das 15h de quinta-feira (14/1), as ruas Lucas Carvalho e Iracema Gonsalves Carvalho, no bairro Campo de Santana, passam a funcionar em sentido único para o tráfego de veículos. É o mais novo binário de trânsito da cidade, que nas próximas duas semanas ganhará também ciclofaixas. Ao todo, na região serão 3,5 quilômetros novos para quem se desloca com bicicleta – previstos no Plano de Estrutura Cicloviária da Prefeitura e que está sendo expandido para os bairros.

“O binário do Campo de Santana, com sentidos únicos opostos, organiza melhor o tráfego e proporciona mais segurança em ruas de pista dupla com canteiro central, por conta da melhor visibilidade”, explica a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

Com extensão de 1.250 metros em cada sentido, o binário do Campo de Santana compreende o trecho entre o Parque Linear do Rio Barigui (Rua General Luiz Carlos Pereira Tourinho) e a rotatória Rio Bonito.

A partir da implantação do binário, na quinta-feira (14/1), a Rua Lucas Carvalho terá sentido único da rotatória em direção ao parque. Já o motorista que acessar a Rua Iracema Gonsalves Carvalho – paralela à Lucas Carvalho – poderá seguir somente em direção à rotatória (veja mapa). 

A nova sinalização – horizontal (pintura) e vertical (placas) – começa a ser implantada por equipes da Superintendência de Trânsito (Setran) nos próximos dias, antes do início do funcionamento do binário. Na quinta-feira (14/1), agentes de trânsito estarão no local a partir das 8h e continuam presentes para as devidas orientações aos motoristas ao longo de todo o dia. Em caso de chuva, a implantação do binário será adiada.

Mais mobilidade

Tão logo seja implantado o binário de trânsito, a Setran dará seguimento à instalação de uma nova estrutura cicloviária que deve ser concluída até o fim do mês. Todo o binário – com a sua continuação – ganhará ciclofaixas para aumentar a segurança de quem utiliza a bicicleta para se locomover pela região. 

“A estrutura permitirá deslocamentos mais seguros para quem for ao parque, a comerciantes, a moradores e, também, à comunidade escolar do Colégio Estadual Guilherme Pereira Neto”, ressalta a superintendente de Trânsito. 

As ciclofaixas farão a ligação com a estrutura cicloviária sobre a calçada já existente na Rua General Luiz Carlos Pereira Tourinho, que ladeia o Parque Linear do Rio Barigui.

Pelo binário, as ciclofaixas unidirecionais serão implantadas nas duas vias, no mesmo sentido dos carros, rentes ao canteiro e separadas dos demais veículos por tachões na pista.

Depois do binário (e da rotatória), a nova estrutura cicloviária continuará pela Rua Lucas de Carvalho até a Estrada Delegado Bruno de Almeida, trecho de mais um quilômetro onde haverá uma ciclofaixa bidirecional.

Vem mais por aí

Ao longo desta gestão municipal, o bairro e toda a Regional Tatuquara receberão outras estruturas cicloviárias, cujos projetos já estão previstos e integram o plano cicloviário do município.

Implantado em novembro de 2019, o plano tem a meta de ampliar em 200 quilômetros as vias destinadas à ciclomobilidade em Curitiba. Quando da implantação do plano, a cidade contava com 208 quilômetros de extensão de malha cicloviária. Nos últimos quatro anos, a estrutura implantada, em execução e projetada já soma 50,7 quilômetros.

Novo pavimento

Para garantir mais segurança a motoristas e passageiros que trafegam na região do binário, a Secretaria Municipal de Obras Públicas já realizou uma intervenção para melhorar o pavimento da Rua Lucas Carvalho. O serviço foi feito no trecho de 440 metros entre as ruas Lydia Girardi Bertholdi e Alda Bassete Bertholdi. Outras duas obras de pavimentação estão em andamento na mesma via: uma no trecho de 315 metros entre a Rua Lydia Girardi Bertholdi e a Rua Marcos Bertoldi e, outra, nos 482 metros que ficam entre as ruas General Luiz Carlos Pereira Tourinho e Marcos Bertoldi. 

Também estão acontecendo trabalhos de requalificação do piso da Rua Iracema Gonsalves Carvalho. Novas camadas de asfalto farão parte do trecho de 590 metros entre as ruas Marcos Bertoldi e Luis Bertoldi e dos 480 metros que ficam entre as ruas General Luiz Carlos Pereira Tourinho e Marcos Bertoldi.

De acordo com o secretário municipal de Obras Púbicas, Rodrigo Rodrigues, o bairro Campo de Santana conta com outras 12 ruas com asfalto novo, além das duas vias que compõem o binário.

“No total, alcançamos mais de 18.000 metros de pavimento totalmente requalificado no bairro. São obras que atendem as solicitações dos moradores e melhoram a qualidade de vida de todos”, disse Rodrigues.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feirinha de artesanato do Largo da Ordem reabre neste domingo

A Feira do Largo da Ordem vai voltar a funcionar aos domingos, com metade das barracas. A decisão foi tomada durante uma reunião, na manhã desta sexta-feira (22/1) com a Comissão de Saúde, que liberou o retorno do funcionamento da Feira do Largo da Ordem também aos domingos. A medida segue o novo decreto, publicado nesta sexta-feira, que também contempla as feiras livres.

A Feirinha de Artesanato já vinha acontecendo aos sábados e de forma digital, mas o retorno do funcionamento também aos domingos era um apelo dos artesãos, que consideram o dia de maior movimento de vendas e por ser mais tradicional. 

Na tarde desta sexta-feira (22/1), a decisão da reabertura foi informada à Comissão dos Artesãos em uma reunião virtual, onde foram passadas todas as normas de funcionamento.

“Equilibrar as atividades econômicas com a saúde é uma grande responsabilidade, estamos ao lado dos nossos artesãos, mas é preciso mantermos os cuidados sanitários necessários, seguindo os protocolos de saúde”, salientou Tatiana Turra, presidente do IMT.

A assessora especial do prefeito, Cibele Fernandes Dias, também participou da reunião e reforçou a importância em manter o cuidado e precaução de resguardar a saúde pública.  “A bandeira laranja segue até o dia 27 de janeiro, ouvindo os pedidos dos artesãos e outras categorias, nós entendemos que já temos segurança para liberar algumas atividades a céu aberto”, disse Cibele.

A coordenadora das Feiras de Artesanato, Tangrian Cunico Santos, salienta que a permanência do funcionamento aos domingos das feiras vai ser analisada semanalmente junto à Comissão de Saúde. A feira continua funcionando com 50% da capacidade, não excedendo 600 barracas aos domingo e 200 aos sábados. 

O horário de funcionamento passa a ser o mesmo para os dois dias de funcionamento, das 9h às 14 horas.

Normas de funcionamento da Feira de Artesanato:
I – Distanciamento de 2m;
II – Uso obrigatório de máscaras; 
III – Disponibilização pelos artesãos de álcool 70% ou sanitizantes de efeito similar para uso próprio e de clientes; 
IV – Organização de filas para evitar aglomerações; 
V – Presença de apenas um artesão por barraca; (exceção para barracas de alimentação, que devem obedecer distanciamento de 1,5m) 
VI – Recomendação para que seja evitada a possibilidade de manipulação dos produtos a serem comercializados pelo público em geral; (ou que seja utilizado álcool em gel antes e após o manuseio) 
VII – Colocação de cartazes de orientação e utilidade pública referentes à prevenção da covid-19, a serem disponibilizados pelo Instituto Municipal de Turismo.
 

Funcionamento das Feiras Livres

Feiras livres que estavam com funcionamento suspenso aos domingos, em Curitiba, também voltam a funcionar a partir deste fim de semana. Como nos demais dias da semana, os pontos continuam a adotar medidas de higiene e distanciamento. É obrigatório o uso de máscaras nos locais, e os feirantes devem disponibilizar álcool gel aos clientes. 

Além disso, demarcações no chão devem orientar os clientes que forem às feiras, com o objetivo de que as pessoas mantenham distanciamento de 1,5 m.

Confira os locais e horários das feiras livres que voltam a funcionar aos domingos: https://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/feiras-livres-diurnas/258

Urbs reforça linhas para segunda fase do Enem no próximo domingo

A Urbanização de Curitiba (Urbs) vai reforçar algumas linhas para atender os estudantes que vão participar da segunda fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no domingo (24/1).

Linhas que não operam aos domingos e/ou linhas especiais criadas para este dia como 829-UNIV.POSITIVO, 620-FAC.SANTA CRUZ e 815-REFORÇO TUIUTI BARIGUI, terão programação especial. Confira aqui a lista de linhas que passam pelos locais de prova e os horários das linhas especiais.

A linha 816-Camp.Siqueira/Sta.Felicidade terá seu horário de atendimento estendido nesta data, tendo como último horário de saída do Terminal Santa Felicidade às 19h38 e último horário de saída do Terminal Campina do Siqueira às 19h56.

A Urbs alerta para que os candidatos saiam antecipadamente de suas residências, devido aos congestionamentos em dias de concursos e respeitem o limite máximo de lotação dos veículos por conta da covid-19.

Os horários de ônibus podem ser consultados no site da URBS (https://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/horario-de-onibus)

Horários

* Abertura dos portões: 12h

* Fechamento dos portões: 13h

* Horário início das provas: 13h30

* Horário término das provas: 18h30

* Horário término das provas diferenciados, em alguns locais: 19h30

* Saída dos candidatos após o início da prova: a partir de 15h30

* Entrega dos cadernos de provas a partir de 18h