Campanha “Vem pra Foz” dá resultado e principais atrativos registram mais de 28 mil visitantes no feriadão

Resultado representa um aumento de 61% sobre a movimentação de turistas no último feriado prolongado, de 7 de setembro

A campanha “Vem pra Foz”, promovida pela Itaipu Binacional com apoio do trade turístico do Destino Iguaçu, já mostrou resultados neste feriado prolongado de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida. Os quatro principais atrativos da cidade (o Parque Nacional Iguaçu – PNI, Parque das Aves, Itaipu e Marco das Três Fronteiras) registraram, juntos, 28.348 visitantes de sábado (10) a segunda-feira (12), um aumento de 61% sobre o último feriado, quando registraram conjuntamente 17.886 turistas.

Foto: Rubens Fraulini

No PNI, foram 11.844 visitantes de 10 a 12 de outubro, contra 7.289 de 5 a 7 de setembro. Na mesma comparação, o Parque das Aves recebeu 7.512 turistas, contra 4.105 no feriado anterior. Na Itaipu, aumento de 3.800 para 4.717. E, no Marco das Três Fronteiras, de 2.692 para 4.275.

Foto: Kiko Sierich

Pelo perfil dos visitantes observado tanto no PNI como na Itaipu, a maioria dos turistas é da região ou do estado do Paraná, público que corresponde ao foco da campanha “Vem pra Foz”.

Foto: Kiko Sierich

“Foz do Iguaçu se preparou para receber o turista com segurança, e o movimento crescente é sinal de que o público está respondendo e contribuindo com a retomada gradual da economia regional. Foz oferece opções turísticas ao ar livre, de contato com a natureza, que são bastante indicadas para o momento pós-pandemia”, afirmou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna.

Com os bons resultados obtidos neste último final de semana, a expectativa é de uma movimentação ainda maior no próximo feriado, no dia 2 de novembro, que também cairá em uma segunda-feira.

“O brasileiro demonstrou que está ansioso para viajar, e a cidade mostrou que está preparada para receber. Estamos todos de parabéns. É o turismo alavancando a retomada econômica com responsabilidade”, acrescentou o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu (Comtur), Paulo Angeli.

Lançada no final de agosto e produzida pela Itaipu Binacional, a campanha teve como foco inicial o estímulo ao turismo regional e, a partir da segunda fase, iniciada em setembro, conta com o aplicativo Foz com Desconto, uma plataforma para a venda de atrativos, produtos e serviços com condições especiais. Além do Comtur, outras instituições locais como o Instituto Visit Iguassu e a Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi) fazem parte da iniciativa.

“A campanha ‘Vem pra Foz’ e o aplicativo Foz com Desconto demonstram efetividade comprovada pelo crescimento do número de visitantes neste feriado de outubro, e deverá  ampliar o movimento no feriado de Finados, inclusive  reiniciando a demanda do turismo receptivo, com a implementação dos novos voos para o Destino”, concluiu o presidente do Visitors Bureau, Felipe Gonzalez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira as atrações do feriado de 15 de novembro em Curitiba

Com programas seguros para toda a família, a capital paranaense está atraindo cada vez mais turistas

Na próxima semana, o feriado de 15 de novembro, que será celebrado na segunda-feira, vai parar o Brasil. Que tal aproveitar a pausa para conhecer os encantos da cidade de Curitiba? Nos últimos anos, a capital paranaense tem se destacado pelo seu apelo turístico e gastronômico. São inúmeros parques e pontos turísticos que fazem os moradores e visitantes sentirem-se em casa. Programas perfeitos e seguros para compartilhar com os amigos e familiares, mergulhando na cultura e na gastronomia local.

Entre os locais de maior visitação da capital paranaense está o Parque Barigui, onde o público pode passear e praticar exercícios curtindo um dos lugares mais lindos da cidade. Além disso, bem em frente ao parque acaba de ser inaugurado o Fish*me, bar especializado em peixes e frutos do mar. Outro lugar de destaque é o Museu Oscar Niemeyer, mais conhecido como MON. Ele é um dos maiores museus da América Latina e seu acervo abriga mais de 2.200 obras de artistas reconhecidos nacional e internacionalmente, e atualmente sedia a badalada exposição “OSGEMEOS: Segredos”, dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo. Para quem ama a natureza, uma boa pedida é a Esalflores, maior rede de floriculturas do Brasil, que conta com várias unidades na cidade, propondo momentos de tranquilidade em meio a um “mar de plantas”.

No meio da tarde, que tal uma parada para um café e um lanche saboroso? Curitiba é a capital brasileira dos cafés especiais. Baristas curitibanos e de outras regiões do país transformaram a cidade em um paraíso para os amantes da bebida, que ganhou várias releituras preparadas com muita excelência em dezenas de cafeterias espalhadas pela cidade. Entre os destaques estão a Prestinaria, o Supernova e o Café Cultura, empreendimentos que contam com várias unidades na cidade. E é lógico que não dá para esquecer de um dos principais símbolos do Paraná: o mate. Curitiba acaba de ganhar a inovadora Ow Mate, com preparos “to go” quentes e gelados que têm mate como grande estrela.

Gosta de cerveja artesanal? Marque uma visita na fábrica da Way Beer, uma das mais premiadas cervejarias do país. Ama pizza? Então precisa conhecer a Pizzaria da Mathilda, que trabalha com o melhor da tradição napolitana em dois endereços da capital paranaense. Já os fãs de comida de boteco não podem deixar de conhecer o Bar Quermesse, que há mais de 10 anos encanta curitibanos e turistas que buscam comidinhas com inspiração regional. Para quem gosta de comida com características bem urbanas, o Porks – Porco & Chope, especializado em carne de porco, é a melhor pedida. Quer agito e boa música? Conheça o 41 Brooklyn, que combina todo o conceito do subúrbio de Nova York com a tradição do hip hop.

Por último, mas não menos importante, para quem busca alta gastronomia, Curitiba reúne alguns dos chefs mais badalados e premiados do Brasil. É na capital paranaense que fica o incrível Obst., primeiro restaurante próprio do chef Lênin Palhano, grande nome da culinária paranaense nos últimos anos, que conta com menu criativo, extremamente saboroso e contemporâneo, além de uma coquetelaria de altíssimo nível. Outra ótima opção para os amantes da boa gastronomia é o também recém-inaugurado Raulino Cozinha Autoral, comandado pelo chef André Raulino, que oferece um impactante menu surpresa. Já o Kitsune, empreendimento gastronômico comandado pelo badalado chef Andre Pionteke, curitibano que ganhou popularidade com a participação no Masterchef Profissionais 2018, trabalha com preparos inspirados em ingredientes locais da região da Mata Atlântica – bioma do litoral do Paraná – aliados às técnicas da culinária oriental.

Uma das sete maravilhas do mundo, Cataratas do Iguaçu celebram dez anos desse título

Principal cartão postal de Foz do Iguaçu, no Oeste, as Cataratas celebram nesta quinta-feira (11) dez anos do título que reconhece o atrativo turístico como uma das Sete Maravilhas do Mundo. O complexo possui 275 quedas que se estendem por quase cinco quilômetros do Rio Iguaçu.

O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, participou da solenidade do #CataratasDay, que reuniu autoridades e moradores do município em visita à beleza natural selecionada para fazer parte dos atrativos com este reconhecimento.

As Cataratas do Iguaçu se unem ao grupo de maravilhas do mundo, que inclui o Grand Canyon (Estados Unidos); a Grande Barreira de Coral (Austrália); o Monte Everest (Nepal e China); a Aurora Boreal (Região Polar); o Vulcão Paricutín (México); e as Cataratas Vitória (Zâmbia e Zimbábue).

Foz do Iguaçãu – Cataratas. Foto: Jonathan Campos/AEN

Márcio Nunes lembrou que, por fazerem parte das Sete Maravilhas do Mundo, as Cataratas do Iguaçu são uma oportunidade para que o turismo se desenvolva em toda a cidade, com visitantes de todo o Brasil e de outros países.

“A cidade é uma grande âncora para o turismo do Brasil, em especial do Paraná”, disse. “Esse título reconhece as nossas Cataratas como um exemplo do que é debatido hoje no mundo inteiro: sustentabilidade, preservação, conservação, e recuperação do meio ambiente”.

Ele destacou, ainda, que o turismo de toda a cidade ganha abrigando uma das sete maravilhas do mundo. “Atrativos do entorno do parque acabam também recebendo esses turistas que querem ver esse cenário exuberante de quedas d’água”, afirmou. Como exemplos, ele citou o Parque Nacional do Iguaçu; a Itaipu Binacional; o Parque das Aves; o Museu de Carros Antigos; o Marco das Três Fronteiras; entre outros.

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, ressaltou que a comemoração deste ano também representa um avanço devido à pandemia da Covid-19. “É muito gratificante ver os moradores de Foz do Iguaçu voltarem a visitar as Cataratas, e ver o turismo voltando com força”, disse.

04/2019 – Foz do Iguaçu – Cataratas Foto: José Fernando Ogura/ANPr

De acordo com ele, a cidade passará, na próxima semana, pelo quarto feriado consecutivo com algumas categorias de hotéis já com 100% de reservas. “Em novembro e dezembro, estamos tendo o retorno de grandes eventos e isso é resultado da vacinação que já alcançou 100% da população do município, e de todas as medidas de biossegurança adotadas em hotelarias, atrativos e comércio”, afirmou. 

CATARATAS DAY – O #CataratasDay é um evento anual que comemora a escolha das Cataratas do Iguaçu como uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza.

A data relembra os dez anos do título para o maior conjunto de quedas d’água do mundo e convida todas as pessoas que já visitaram o local pelo menos uma vez na vida a compartilhar fotos e vídeos nas redes sociais utilizando a hashtag #CataratasDay.

Além disso, os moradores dos municípios vizinhos ao Parque Nacional do Iguaçu, contemplados no Passe Comunidade, tiveram entrada gratuita para visitar e registrar fotos.