Camerata apresenta Noite Feliz em concerto on-line nesta quinta (24)

Uma das mais famosas canções natalinas, Noite Feliz será apresentada pela Camerata Antiqua de Curitiba em seu concerto on-line na noite desta quinta-feira (24), véspera de Natal. Este será o sexto de uma série de vídeos gravados pelo grupo especialmente para o período natalino. O vídeo será exibido às 20h, no Facebook da Capela Santa Maria – Espaço Cultural (https://www.facebook.com/santa.maria.capela).

O vídeo foi gravado separadamente pelos instrumentistas e cantores da Camerata. Vozes e instrumentos foram reunidos por meio de edição digital, respeitando os protocolos de emergência sanitária. A canção tem arranjo de Bogdan Dragan, regência de Mara Campos e Martinho Lutero Klemann e direção de áudio e vídeo de Bruno Haller. A solista convidada é a soprano Ana Paula Machado.

Noite Feliz foi escrita por Franz Xaver Gruber. Surgiu de uma encomenda feita em 24 de dezembro de 1818 pelo padre austríaco Joseph Mohr ao amigo organista Gruber, para que compusesse uma melodia para um dos seus poemas escrito dois anos antes. Nascia assim Stille Nacht, Heilige Nacht, uma das mais famosas canções natalinas, traduzida para mais de 300 idiomas e conhecida em português como Noite Feliz.

Naquela noite, Mohr e Gruber executaram a música pela primeira vez durante o serviço da Igreja de São Nicolau em Oberndorf bei Salzburg, na Áustria. Hoje, a canção é quase onipresente no Natal, figurando desde 2011 na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco.

A gravação em vídeo é uma realização do Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura.

Serviço: Camerata Antiqua – Noite Feliz

Estreia: quinta-feira (24/12), às 20h
Facebook da Capela Santa Maria – Espaço Cultural: https://www.facebook.com/santa.maria.capela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Filhote de onça-parda vai receber os cuidados do Zoo de Curitiba

O Zoológico de Curitiba ganhou uma nova moradora nesta quinta-feira (14/10). Uma onça-parda filhote, atropelada no Norte do Paraná e tratada pelo Centro de Apoio à Fauna Silvestre (Cafs) de Londrina, vai ganhar um novo recinto na unidade de conservação do Alto Boqueirão.  

A destinação do animal foi feita pelo Instituto Água e Terra (IAT), do Governo do Estado, já que ela não tem mais condições de viver na natureza. “Por se tratar de um filhote e ainda ter pequenas sequelas neurológicas do acidente, ela não iria conseguir sobreviver”, afirmou a chefe do Setor de Fauna do IAT, bióloga Paula Vidolin.

O Zoo foi escolhido por ter espaço físico e equipe capacitada para o tratamento da onça-parda, também conhecida como puma ou sussuaruna. O novo recinto será adequado às suas necessidades, com área aberta e espaço para manejo e fornecimento de alimentação balanceada.

Filhote de onça-parda chega no Zoológico de Curitiba. Curitiba. 14/10/2021. Foto: Ricardo Marajó / SMCS

Antes de conhecer os visitantes, ela vai passar por um período de quarentena e adaptação no setor extra do Zoo, fora de exposição. “São cerca de três semanas, pelo menos, para que o animal possa se ambientar, conhecer a equipe e, principalmente, para reduzir riscos de introdução de patógenos no plantel”, explicou o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, Edson Evaristo. 

“Embora diversos exames já tenham sido feitos antes do embarque, o isolamento e a supervisão clínica fazem parte do protocolo de entrada de animais no Zoo de Curitiba”, completou.

Cuidados necessários

De acordo com a chefe do Zoo, Ana Silvia Passerino, no recinto definitivo ela terá espaço para se exercitar e o acompanhamento da equipe técnica.

“No espaço, condizente com o seu porte, ela poderá se deslocar, terá estímulo das atividades de enriquecimento ambiental, cuidados e alimentação balanceada”, afirmou a chefe do Zoológico.

Filhote de onça-parda chega no Zoológico de Curitiba. Curitiba. 14/10/2021. Foto: Ricardo Marajó / SMCS

Em breve, além de conhecer a nova moradora e mais sobre a sua espécie, os curitibinhas poderão escolher seu nome em um concurso promovido pelo IAT e pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo. 

Atropelamentos são risco para a espécie

É a segunda vez que uma filhote de onça-parda é destinado ao Zoo de Curitiba após atropelamento. Desta vez, o animal foi encontrado às margens da rodovia PR-151, próximo ao município de Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro. O Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb) encaminhou a onça ao Cafs Unifil para atendimento médico-veterinário. 

Ela foi submetida a uma cirurgia com células-tronco no Cafs, no Hospital Universitário Veterinário da Unifil. Após o tratamento, que incluiu a cirurgia com células-tronco, o IAT definiu o Zoológico de Curitiba como destino da onça-parda

primeira vítima de atropelamento a encontrar abrigo na instituição de Curitiba foi Juma, ainda em 2013, que sofreu o acidente em Goiás e veio encaminhada pelo Ibama. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a ampliação da malha rodoviária, que causa fragmentação dos habitats e aumenta chances de atropelamentos, é um risco para a espécie. 

Tadeu Schmidt é o novo apresentador do BBB

Ano que vem o Big Brother Brasil 22 terá um novo comandante, o apresentador Tadeu Schmidt. O anúncio oficial foi feito neste domingo (10), durante o Fantástico.

Tadeu assume o reality após Tiago Leifert deixar a Rede Globo. Desde que Leifert anunciou que deixaria a emissora, o nome de Tadeu Schmidt foi tido como um dos favoritos a assumir o BBB, ao lado de Marcos Mion, contratado recentemente pela Globo.

Com a saída de Tadeu do Fantástico, Maju Coutinho irá assumir a apresentação do programa ao lado de Poliana Abritta.