Camerata Antiqua de Curitiba encerra temporada com concerto natalino e apresentações em igrejas

Magnificat de Bach, encerra temporada 2022 da Camerata Antiqua de Curitiba. Foto: Daniel Castellano / SMCS

A temporada 2022 da Camerata Antiqua de Curitiba chega ao fim com o tradicional concerto natalino. Destacada como uma das mais importantes obras de Bach, a grandiosa Magnificat será apresentada neste fim de semana, com regência do maestro paulista Celso Antunes. Os ingressos para os concertos desta sexta-feira (9/12), sábado (10/12) e domingo (11/12) estão à venda pelo site Minha Entrada.

Ainda dentro da programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022, a Camerata faz outros dois concertos gratuitos em igrejas, para encerrar também o programa que neste ano completou 20 anos de existência. Nos dias 16, às 19h30, no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, e no dia 17, às 20h, na Paróquia Bom Pastor, obras corais com a temática natalina serão executadas com a regência de Mara Campos.

Encerramento

“O concerto de encerramento é sempre ponto alto na programação da Camerata”, explica Janete Andrade, coordenadora de música erudita. “Foi um ano incrível, que tivemos grandes momentos. A programação foi bem envolvida no Centenário da Semana de Arte Moderna, no Bicentenário da Independência do Brasil, e outras tantas datas importantes. Agora estamos terminando da mesma maneira que a gente adora, que é com Bach”.

O encerramento da temporada é também a estreia de Celso Antunes à frente da Camerata. Paulista, o maestro é regente titular da Camerata Fukuda e professor de regência coral na conceituada Haute École de Musique de Genève, na Suiça.

O Magnificat em ré maior, BWV 243, obra sacra do barroco Johann Sebastian Bach (1685-1750), é uma das principais obras vocais do compositor. Seu texto consiste do cântico de Maria, mãe de Jesus, tal como descrito pelo evangelista Lucas. A obra se divide em 12 partes e sua execução dura aproximadamente 30 minutos.

Solistas foram convidados para engrandecer a obra. Integram os concertos as sopranos, Natália Áurea e Naura Sant’Ana; a mezzosoprano Luísa Francesconi; o tenor Anibal Mancini; e o baixo-barítono Sabah Teixeira.

Também está no repertório do concerto a Cantata BWV 36 (do Advento) – Schwingt freudig euch empor (Erguei-vos alegremente). Bach tem uma cantata para cada ofício religioso do ano, escrita para coro e orquestra. Nesse programa foi escolhida uma obra do primeiro domingo do advento.

Concerto nas igrejas

A Camerata Antiqua de Curitiba sob a regência de Mara Campos e solos da soprano Ana Paula Machado executa uma seleção especial de coros. As aspresentações fazem parte do Programa Concerto nas Igrejas, que desde 2002 leva música erudita a espaços religiosos.

Todo o repertório traduz o que é o verdadeiro espírito do Natal, do Oratório Messias de Händel ao Gloria de Vivaldi e das canções tradicionais como: Noite Feliz de Franz Xaver Gruber, O Holy Night de Adolphe Charles Adam e Adeste Fideles, de autoria atribuída ao Rei D. João IV de Portugal, entre outras.

Serviço

Magnificat de Bach (encerramento da temporada)

Regência: Celso Antunes (Brasil/Alemanha)

Sexta (9/12), às 20h, e sábado (10/12) e domingo (11/12), às 18h30

Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural

Rua Conselheiro Laurindo, 273

Ingressos pelo site Minha Entrada

Concerto nas igrejas

Grátis

Sexta (16/12), 19h30

Santuário Nossa Senhora de Guadalupe

Praça Senador Correia, 128 – Centro

Sábado (17/12), 20h

Paróquia Bom Pastor

Rua Victório Viezzer, 810

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 com o patrocínio das empresas Rede Condor, Ligga, Electrolux, Ademicon, O Boticário, Clube Athletico Paranaense, Marista, Uninter, Banco do Brasil, Consórcio Servopa, Grupo Barigui, Volvo, ParkShoppingBarigüi e Hard Rock Café. A decoração poderá ser apreciada até 8 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Opção vegana faz sucesso em sorveteria curitibana

As sobremesas costumam ter atenção especial de pessoas com restrições alimentares. Diferentes de pratos salgados, nos quais é mais fácil perceber que levam carne ou algum tipo de alimento de origem animal, os doces precisam de mais informações para garantir que são veganos. Uma pedida para pessoas veganas que não leva leite ou qualquer outro insumo de origem animal é a linha da SOFT Ice Cream.

A rede apresenta sorvetes artesanais, com dedicação a cada etapa da produção de suas sobremesas. E as opções veganas da marca também estão entre as mais pedidas, até por quem não tem restrição quanto ao que consome. Mantendo muito sabor, os sorvetes veganos são feitos com as frutas, água e açúcar, não levando nenhum tipo de ingrediente de origem animal, nem conservante, emulsificante, corante ou aromatizante. O de frutas vermelhas é feito com morango, framboesa, amora e mirtilo, enquanto o de frutas amarelas leva manga e maracujá.

São três lojas SOFT em Curitiba, e casa uma tem sua opção. As unidades Batel e Palladium servem frutas vermelhas, enquanto a do MON tem frutas amarelas.

A SOFT conta com três lojas em Curitiba: Shopping Palladium (Av. Presidente Kennedy, 4121 – Piso L1 – Portão), Batel (Al. Dr. Carlos de Carvalho, 665) e Museu Oscar Niemeyer – MON (R. Manoel Eufrásio, 1550 – Centro Cívico). Mais informações no perfil oficial da rede no Instagram (@soft.icecream.co).

Congelados de alta gastronomia dão sabor ao verão paranaense

A praticidade na cozinha é sempre bem valorizada, ainda mais para quem está de férias e não quer perder muito tempo em frente ao fogão – mas também não abre mão de uma refeição saborosa. Os congelados, que já foram vistos com maus olhos por perder qualidade e sabor dos alimentos, hoje contam com opções de alta gastronomia que ganham muito em qualidade e são fáceis de preparar. Das linhas fit até pedidas dignas de restaurante, há muitas opções.

A Ragú Rotisseria& Co. é uma empresa curitibana que entrou com tudo no mercado de ultracongelados. O cardápio variado da empresa, elaborado pela chef e restaurateur Fernanda Zacarias de Alencar, destaca insumos de alta qualidade e um preparo atencioso em entradas e pratos principais. Muitos dos pratos mais pedidos são apresentados no formato ultracongelado, cujo processo mantém intactas as propriedades do alimento sem alterar sabor nem apresentação.

Essa praticidade, já apresentada em Curitiba, também ganhou o litoral. Durante o verão, a empresa montou uma pop-up store em Caiobá. “Apresentamos nessa loja um grande linha de aperitivos, antepastos, massas, molhos, massas de forno, pratos prontos para a família e nossos PFs do dia a dia”, explica Bruna Loddo, sócia de Fernanda na Ragú. No site da Rotisseria, há dicas para preparo, além das sócias deixarem aberto um canal para tirar dúvidas sobre montagem de pratos, garantindo que a refeição congelada terá um tratamento de alta gastronomia.

As massas pré-prontas estão entre as mais pedidas, apresentadas em diferentes formatos. As recheadas vem em porções de 400 gramas que atendem duas pessoas, em sabores como Queijo Canastra, Brie & Damasco e Zucca (abóbora). Já massas lisas e gnocchi (como o Tagliatelle verde e o Gnocchi clássico de batata com rústico de tomate) são apresentados por quilo. O cliente adiciona o molho que preferir à massa, do Bechamel e do Funghi até o Creme de limão siciliano, vendidos também por quilo.

A linha PF Dia a Dia traz porções individuais de 350 gramas ultracongeladas. São escolhas que vão do PF de carne moída com arroz integral, legumes e feijão, ou ainda o Frango ao curry, arroz com castanha de caju e cenouras assadas até Bobó de camarão rosa com arroz branco e farofa de dendê. O menu tem diversas pedidas vegetarianas, como Canelone de ricota e espinafre ao molho sugo e bechamel e a Panqueca integral de legumes ao molho sugo. Os ultracongelados da Ragú Rotisseria & Co. podem ser encontrados na loja de Curitiba (R. Francisco Rocha, 533 – Batel) e na praia de Caiobá, em Matinhos (R. Ipiranga, 192 – Praia Mansa). Mais informações no site ragurotisseria.com.br e ou no perfil oficial da marca no Instagram (@ragu.rotisseria).

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com