Câmara de Curitiba aprova, em 1º turno, educação como atividade essencial

Os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovaram, em primeira discussão, durante a sessão desta segunda-feira (15), o projeto que correm em regime de urgência, transforma a educação como atividade essencial durante a pandemia de Covid-19 na capital paranaense.

O texto contempla as redes públicas e privada de Curitiba. A proposta teve 23 votos favoráveis, 10 contrários e 2 abstenções. O projeto é de autoria das vereadoras Amália Tortato e Indiara Barbosa, ambas do Novo, e do vereador Denian Couto (Pode). Um dos trechos que mais chamou à atenção na proposição foi de que “o exercício das atividades presenciais não estará sujeito a suspensão ou interrupção”.

Painel mostra como cada vereador se posicionou sobre o tema. Foto: Reprodução / CMC

O tema foi debatido por 3 horas e meia e o texto do projeto dá poder para que à Prefeitura de Curitiba estabeleça a ocupação máximas dos estabelecimentos de ensino e as normas sanitárias que precisam ser cumpridas.

Entre os argumentos para aprovação do projeto estão a função social da escola pela redução da desigualdade no mercado de trabalho, assim como para a saúde e a segurança das crianças.

Se aprovada novamente nesta terça-feira (16), a proposta segue para sanção do prefeito Rafael Greca (DEM). A ideia é que essa regra se torna permanente até o fim da pandemia ou das demais circunstâncias de calamidade pública.

Dispensa do grupo de risco

De acordo com uma emenda apresentada pelo vereador Alexandre Leprevost (PSD), a prefeitura vai precisar identificar professores, funcionários e alunos do grupo de risco para contágio da Covid-19. O pedido é para que eles sejam dispensados das atividades presenciais até que sejam vacinados. A sugestão foi aprovada em plenário.

Volta ás aulas

As aulas na rede pública estão programadas para retornar nesta quinta-feira (18). Durante a sessão na Câmara, a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, afirmou que, até esta segunda-feira (15), 61% dos pais das crianças escolheram optar pelo modelo híbrido de ensino.

As aulas presenciais estão paralisadas desde março de 2020. Em todos os momentos em que houve agravamento da pandemia, a Prefeitura de Curitiba permitiu apenas o funcionamento de atividades essenciais. Se a proposta for aprovada, as escolas vão poder continuar independente da situação da Covid-19 na cidade.

Informações Banda B.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Soul music toma conta do Boudet nesta sexta com show de Wes Ventura Trio

Groove e soul animam a sexta-feira (19/08) do Boudet Art & Wine. A casa recebe show de Wes Ventura Trio, que dedica seu repertório a interpretar sucessos desses estilos em uma pegada dançante. A casa, que mistura boa música, enocultura e arte, abre às 18h.

Comandando o Trio, Wes Ventura vem conquistando espaço de destaque na música curitibana. Nascido em Barretos (SP), mas morando na capital paranaense há mais de sete anos, já se apresentou nos mais diversos espaços da cidade, das ruas ao palco do Festival de Curitiba. O repertório inclui músicas autorais e destaques de soul e groove, bem ao estilo dos anos 1970. Nomes como Nile Rodgers, Amy Winehouse e Luedji Luna são homenageados.

Recém-inaugurado, o Boudet Art & Wine combina conceitos de boa música, artes plásticas e vinhos. Shows e discotecagens de jazz, soul e hip hop fazem a trilha sonora de um bar dedicado a celebrados vinhos e drinks em um ambiente que conta com obras de arte e decoração especial.

O Boudet Art & Wine recebe o Wes Ventura Trio nesta sexta-feira (19/08). A casa abre às 18h, tem entrada gratuita e fica na R. Bispo Dom José, 2249. Mais informações no perfil oficial do empreendimento no Instagram (@boudetartwine).   

The Wailers, lendária banda de Bob Marley, se apresenta em Curitiba, nesta quarta-feira (17)

O ano de 2022 tem sido muito generoso com os curitibanos que amam música. Após 2 anos parado por causa da pandemia, o mercado de shows voltou aquecido, trazendo muitas surpresas e atrações internacionais para a capital paranaense. Agora, os apaixonados por reggae têm mais um grande motivo para comemorar. O The Wailers, lendária banda de Bob Marley, acaba de confirmar sua turnê pelo Brasil neste ano. O tão esperado show “One World” passará pela cidade no dia 17 de agosto, em apresentação única na icônica Ópera de Arame.

O grupo The Wailers fez história acompanhando Bob Marley em turnês em todos os cantos mundo entre os anos de 1972 e 1981, executando canções inesquecíveis como “Is this love”, “No woman, no cry” e “Three little birds”, e foi a pedido do próprio cantor que a banda continuou em atividade, mesmo após a sua morte. Bob Marley & The Wailers já venderam mais de 250 milhões de discos em todo Planeta, com destaque para o incrível álbum “Exodus”, lançado em 1977, eleito o “Melhor Álbum do Século” pela Time Magazine e pela Rede BBC.

Em Curitiba, os jamaicanos vão apresentar o show inédito que traz um set especial de músicas do repertório de Bob Marley e também músicas do álbum “One World”, primeiro trabalho do grupo em 25 anos, indicado ao Grammy 2021 na categoria Melhor Álbum de Reggae. O espetáculo tem como base o principal legado do reggae mundial na voz de Aston Barrett Jr, considerado por muitos como realeza do reggae por ser filho do lendário baixista de Bob Marley & The Wailers, Aston “Familyman” Barrett, sobrinho do baterista de Bob Marley & The Wailers, Carlton “Carly” Barrett, e neto do “pai do reggae”, Joe Higgs, considerado mentor e professor de Bob Marley.

O show da banda The Wailers será realizado no dia 17 de agosto, na Ópera de Arame (Rua João Gava, 920), a partir das 19h, com show de abertura da banda Sr. Banana. Os ingressos estão disponíveis no site www.eventim.com.br/artist/the-wailers. Mais informações nas redes sociais oficiais da Planeta Brasil Entretenimento e da MCA Concerts.