Arquivos

Busão Cultural #01

E inauguramos este quadro aqui no blog na semana que começará o Festival de Teatro de Curitiba! Então, faremos um apanhado de algumas coisas que rolarão em nossa cidade neste evento! 🙂 A partir de semana que vem vamos colocar a programação de algumas baladas da cidade e festas que acontecerão. \o/

Finalmente Tudo!
finalmentectba

Leandro Nassif, Andrei Moscheto, Anne Celli e Ian Sofredini o elenco capitaneado por Bruno Motta faz com que cada sessão seja diferente, passeando por vários gêneros de humor. Há novos quadros de improviso, esquetes cômicos inéditos, além da comédia stand-up, que permeia toda a apresentação.

Com qualidade de improviso, domínio da plateia e timing cômico, os atores fazem de tudo um pouco nas apresentações, que mudam a cada semana. Reunindo stand-up comedy, dramaturgia e improviso numa só apresentação, o conceito inovador foi aplaudido por 20 mil espectadores, desde a estreia há um ano.

O elenco aceita sugestões do público, mostra as melhores cenas de comédia de seu repertório e convida a plateia para participar da criação. “Nosso objetivo é reunir os nomes desta geração de humor em um espetáculo em que todo mundo se divirta”, diz Bruno Motta, que também integra o núcleo de criação de humor da Rede Globo.

Local: Curitiba Comedy Club
Av. Mateus Leme, 2467
Horário: 22 horas
Ingressos: Nas bilheterias do festival nos shoppings Mueller, Palladium e Barigui ou pelo link:https://bilhetedigital.com.br/eventos/ver/14416/Fringe/Comedia/Finalmente_Tudo_com_Bruno_Motta_Ian_Sofredini_Andrei_Moscheto_Anne_Cieli_e_Leandro_Nassif

___________________________________________

O Último dos Canibais

10951636_10203999554774492_471154958_o (1)

Fenômeno da internet, com mais de 350 milhões de visualizações no Youtube, Rogério Vilela, um dos criadores do Mundo Canibal, nos ajuda a entender melhor os cérebros feminino e masculino, disparando sua metralhadora de piadas sobre os mais diversos temas que vão de sexo a super-heróis, numa performance de tirar o fôlego. Primeiro show solo de Rogério Vilela, “O Último dos Canibais” reúne os melhores textos no formato clássico do stand-up comedy. Pelo menos, foi isso o que a mãe dele disse.

Local Curitiba Comedy Club

Av. Mateus Leme, 2467

Horário: 21:30

Ingressos nas bilheterias do festival ou pelo site: https://bilhetedigital.com.br/eventos/ver/14418/Fringe/Comedia/O_Ultimo_dos_Canibais_com_Rogerio_Vilela

___________________________________________

Mish Mash terá programação eclética de música, teatro de bonecos, ilusionismo e arte circense

o-ator-rafael-barreiros-fundador-da-cia-dos-palhacos-e-mais-conhecido-como-palhaco-alipio-assumiu-a-curadoria-do-mish-mash-neste-ano-mais-informacoes-sobre-os-espetaculos-do-mish-mash-podem-ser-1

O ator Rafael Barreiros, um dos fundadores da Cia dos Palhaços, assumiu a curadoria do evento e valorizou os talentos de Curitiba na programação

O ator Rafael Barreiros, fundador da Cia dos Palhaços e mais conhecido pelos curitibanos como Palhaço Alípio, assumiu a curadoria do Mish Mash e selecionou 13 espetáculos de mágica, ilusionismo e arte circense para a edição deste ano do evento, que faz parte da programação do Festival de Curitiba.

Entre os destaques da programação do Mish Mash deste ano estão o argentino Daniel Lobo, que trabalha com teatro de bonecos, os malabaristas curitibanos Aires Coutinho e Ricardo Thomé, o ventríloquo paulista Warley Santana, do Multishow, e o ilusionista curitibano Jeff Aragon. Outras apostas da programação são o MC Fernandinho Beat Box e o grupo de break Fúria das Ruas.

Mas a principal novidade da edição 2015 do evento será a Banda MishMash, formação montada especialmente para a programação por músicos do grupo Trombone de Frutas e participações dos palhaços Confuso (Lauro Fernando Monteiro) e Sombrinha (Milene Dias).

“O Mish Mash deste ano será um grande cabaré. Não um cabaré com mulheres dançando com as barras das saias levantadas, mas uma noite de gala, com grandes números de entretenimento”, explica o curador do evento. “A programação valoriza, especialmente, os talentos que temos em Curitiba”, completa.

Para montar a programação, Barreiros também levou em consideração o fato do Mish Mas ser um evento para todos os públicos e todas as idades. “Este é um evento para a família toda, das crianças aos adultos”, garante.

Apesar da diversidade de estilos e gêneros, as atrações do Mish Mash dialogam entre si. “Tomamos todo o cuidado para não criar uma colcha de retalhos. Costuramos as participações de cada artista por meio da iluminação e da música, brincando com as nuances da emoção”, explica Barreiros.

O Mish Mash marca o retorno de Barreiros à vida de palhaço. Desde que ele deixou a Cia dos Palhaços, em 2014, o Palhaço Alípio ficou ausente dos palcos. Alípio volta à cena no Mish Mash 2015 e Barreiros apresentará ao público seu filho Raul, de 9 anos de idade, aprendiz circense e ator mirim que fará um número em homenagem às novas gerações.

SERVIÇO:

Mish Mash

Dias 4 e 5 de abril

Park Cultural do ParkShoppingBarigüi

Artistas convidados:

Rafael Petzet Barreiros (Palhaço Alípio – Mestre de Cerimônias)

Aires Coutinho (Malabarismo) Warley Santana (Ventriloquia) Ricardo Thomé Oliari (Malabarismo)

Jeff Aragon (Mágico)

Daniel Lobo (Teatro de Formas Animadas com Boneco de Fios):

Fernandinho Beat Box (Beat Box)

Lauro Fernando Monteiro (Palhaço Confuso – Interação)

Milene Dias (Palhaça Sombrinha – Interação) Gabriel Gomes (Roda de Equilibrio)

Grupo “Fúria das Ruas” (Break)

Banda MishMash:

Raul (aprendiz circense e ator mirim)

___________________________________________

RISORAMA

foto-risorama729

Entre os artistas convidados estão Márcio Ballas, Fábio Porchat, Marco Luque e o mágico Gabriel Louchardt

O Risorama, que neste ano acontece de 26 a 31 de março no Park Cultural (ParkShoppingBarigüi), acaba de divulgar sua lista de convidados para a edição 2015. O evento trará o que há de melhor do humor nacional, numa seleção que passa do tradicional formato stand up comedy, passa pelo humor físico e chega aos esquetes humorísticos. Serão quase 40 convidados em seis noites de apresentações, num verdadeiro encontro de novos artistas do gênero e talentos já consagrados. Sucesso de público e crítica, o Risorama chega à sua 12ª. edição como parte do Festival de Curitiba.

O mestre de cerimônias do evento é o comediante Márcio Ballas, apresentador do programa Esse Artista Sou Eu, do SBT, e do programa America’s Funniest Vídeos Brasil, no canal TBS. O curador e criador do evento, Diogo Portugal, também marca presença no palco, como apresentador e artista. Entre os nomes já confirmados estão Fábio Porchat, Marco Luque e o mágico Gabriel Louchardt, famoso por suas apresentações no Domingão do Faustão.

Além deles, o público poderá rir com Afonso Padilha, Alex Paim, Alvaro Lages, Bem Ludmer, Comédia em Preto e Branco (Rodrigo Capella e Dinho Machado), Jorge da Borracharia, Fábio Rabin, Fábio Silvestre, Fagner Zadra, Guri de Uruguaiana, Henrique Fedorowicz, Marcelo Marrom, Marcelo Serrado e Gigante Léo, Mhel Marrer, Miau Carraro, Micheli Machado, Murilo Gun, Nigel Goodman, Oscar Filho, Osmar Campbell, Robson Nunes e Wanessa Morgado. Outros nomes ainda serão confirmados.

Os ingressos já estão à venda no site http://www.festivaldecuritiba.com.br e custam R$ 60,00 (entrada inteira) e R$ 30,00 (meia entrada).

Cada uma das seis noites trará elenco variado de seis humoristas, com início sempre às 19h30. Para receber o público, o ParkCultural, “casa” do Risorama desde 2008, será transformado em um grande bar, com mesas, garçons e cardápio especial de petiscos e bebidas.

Diogo Portugal afirma que o formato stand up comedy está ainda em ascensão no Brasil. “Prova disso é que, em 2003, o Risorama tinha apenas uma noite de apresentações. Hoje, são seis noites de programação. Nos últimos anos, tivemos lotação máxima todas as noites e tivemos que abrir sessões extras. Pra quem pensou que o stand up seria apenas uma moda, como todo gênero, ele prova que continua vivo e sempre se inovando, pois o humor caminha junto com o noticiário e o dia a dia do País”, destaca.

PROGRAMAÇÃO

DIA 26 – quinta

Márcio Ballas e Alvaro Lages

Diogo Portugal

Murilo Gun

Miau Carraro

Fábio Rabin

Comédia em Preto e Branco

(Rodrigo Capella e Dinho

Machado)

DIA 27 – sexta

Márcio Ballas e Alvaro Lages

Diogo Portugal

Afonso Padilha

Wanessa Morgado

Oscar Filho

Fábio Silvestre

DIA 28 – sábado

Márcio Ballas e Alvaro Lages

Diogo Portugal

Nigel Goodman

Alex Paim

Bem Ludmer

Mhel Marrer

DIA 29 – domingo

Márcio Ballas e Alvaro Lages

Diogo Portugal

Osmar Campbell

Micheli Machado

Robson Nunes

Léo Lins

DIA 30 – segunda

Márcio Ballas e Alvaro Lages

Diogo Portugal

Marcelo Serrado e Gigante Léo

Guri de Uruguaiana

Henrique Fedorowicz

Marcelo Marrom

DIA 31 – terça

Márcio Ballas e Alvaro Lages

Fábio Porchat

Marco Luque

Gabriel Louchardt

Fagner Zadra

Jorge da Borracharia (Cris Pereira)

___________________________________________

Fringe do Festival de Teatro de Curitiba é a principal vitrine da produção teatral brasileira

5483bd89f26ff2.12919790

Em 2015, serão mais de 390 espetáculos e dez Mostras Especiais, entre as quais três inéditas O Fringe chega à sua 17ª edição com 393 espetáculos no 24º Festival de Teatro de Curitiba. Entre as dez Mostras Especiais que fazem parte da sua programação, três delas são novidades para o público: “Grutum! De Teatro universitário”, com produções de grupos de universitários, “Ilíada Homero Grécia 2016”, que reúne dez espetáculos com os cantos da obra de Homero, e a “I Mostra Pernambucana de Teatro para Infância”, que vai inaugurar um novo espaço teatral em Curitiba, o Estúdio 455.

Outras duas Mostras do Fringe 2015 celebram carreiras de artistas e companhias importantes: “Gloriah Vigor Mortis”, apresenta uma seleção dos trabalhos da companhia curitibana Vigor Mortis, sob direção de Paulo Biscaia; e “20 anos do Pé no Palco”, celebra as duas décadas da companhia criada por Fátima Ortiz. Completam a programação as Mostras Especiais já conhecidas pelo público do Festival de Teatro de Curitiba: Sonora Cena, Novos Repertórios, Sesi Dramaturgia, Ademar Guerra e Ave Lola.

Neste ano, o Fringe recebe espetáculos da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo, além dos paranaenses. Entre 25 de março e 5 de abril, os 393 espetáculos reunirão mais de 2.200 participantes. Dez espaços de rua receberão 58 apresentações gratuitas, dos quais 43 são de fora de Curitiba.

Evento do Festival de Teatro de Curitiba desde 1998, o Fringe foi inspirado por uma experiência espontânea que surgiu em 1947, no Festival Internacional de Edimburgo, quando companhias que não faziam parte da programação do evento decidiram criar um espaço para suas criações. Escolheram um nome que, ainda hoje, traduz bem o espírito da proposta. Fringe, em inglês significa “franja” ou “margem” e revela a essência democrática do evento curitibano.

No Fringe do Festival de Teatro de Curitiba a participação é livre, sem curadoria. A fama da mostra cresceu e o interesse a cada nova edição, também. Da mesma forma, se fortaleceram as Mostras dentro do Fringe, resultado da união de grupos e produtores.

Ao longo de suas 17 edições, o Fringe se firmou como o espaço em que costumam aparecer grandes surpresas e algumas das produções mais originais do Festival de Teatro de Curitiba. Há anos, jornalistas convidados e olheiros fazem questão de gastar um tempinho e bater mais perna para encontrar as preciosidades que fazem o diferencial do Fringe.

SERVIÇO

Fringe 2015 – de 25 de março a 5 de abril de 2015. Programação: www.festivaldecuritiba.com.br/fringe