O Brasil garantiu a participação em duas finais masculinas no Mundial de Ginástica Artística, primeiro evento do ciclo olímpico para os Jogos de Los Angeles 2028. Os ginastas Caio Souza e Diogo Soares disputarão a final do individual geral na quarta-feira (22), a partir das 8h (horário de Brasília). Caio também se classificou para a final de argolas, programada para sexta-feira (24), às 4h. As finais terão transmissão ao vivo no Canal Olímpico do Brasil no YouTube. O Mundial ocorrerá até domingo (25).
Classificatória e Desempenho dos Ginastas
Na fase classificatória, que aconteceu nesta segunda-feira (20), Caio Souza conseguiu a oitava melhor nota, acumulando 79.166 pontos. Diogo Soares ficou em décimo, com 78.798 pontos. Apenas Brasil, China e Suíça conseguiram colocar dois atletas entre os 10 primeiros finalistas, totalizando 24 ginastas na disputa por medalhas.
O treinador de Diogo, Daniel Biscalchin, comentou: “Ele vem se destacando tanto técnica quanto fisicamente. A confiança está em alta, o que se reflete diretamente nos resultados. Esperamos que essa evolução continue nas próximas competições.”
Busca por Pódio
Diogo Souza busca um inédito pódio no Mundial, após terminar em 10º lugar na última edição em Antuérpia (2023) e em 17º em Liverpool (2022). Ele já foi finalista nas Olimpíadas de Tóquio 2020 e está definido para Paris 2024.
Caio Souza também se destacou nas argolas, utilizando um triplo mortal na saída e garantindo a classificação à final em oitavo lugar. Esta é a quarta vez que o ginasta de 32 anos chega à final de aparelhos e a sexta no individual geral.
Cerca de oito atletas estarão na disputa pelas argolas em Jacarta, e Caio sonha com sua primeira medalha em Mundiais. Seu treinador, Ricardo Yokoyoma, elogiou seu desempenho: “Trabalhamos para aumentar a nota final, e vimos Caio realizar uma série incrível, coroada com uma saída perfeita. Isso fez toda a diferença para essa classificação histórica.”
Equipe Brasileira e Programação
Além de Caio e Diogo, a equipe masculina brasileira é composta por Arthur Nory, Vitaliy Guimarães e Yuri Guimarães. A equipe feminina inclui as medalhistas olímpicas Flávia Saraiva e Júlia Soares, e também Júlia Coutinho e Sophia Weisberg.
Programação do Mundial
Terça-feira (21) – Classificatórias femininas*
0h-1h15: Subdivisão 4 feminina – Bangladesh, Croácia, EUA, Grã-Bretanha, Nova Zelândia e Polônia
1h30-2h45: Subdivisão 5 feminina – França, Islândia, Itália, Malásia, Marrocos, Suíça e Vietnã
3h30-4h45: Subdivisão 6 feminina – Austrália, Bélgica, Costa Rica, Egito, Letônia, Mongólia, Romênia e Suécia
5h-6h15: Subdivisão 7 feminina – Colômbia, Filipinas, Indonésia, México e Síria
6h30-7h45: Subdivisão 8 feminina – África do Sul, Brasil, Chile, Índia, Noruega, Qatar e Ucrânia
8h30-9h45: Subdivisão 9 feminina – Bulgária, Camarões, Eslovênia, Namíbia, Portugal, Tailândia e atletas neutras da Rússia
10h-11h15: Subdivisão 10 feminina – Cazaquistão, China, Espanha, Hong Kong, Hungria, República Tcheca e atletas neutras de Belarus
Quarta (22) – Final masculina
8h30-11h: Final masculina do individual geral
Dia 23/10 – Final feminina
8h30-11h: Final feminina do individual geral
Dia 24/10 – Finais por aparelhos (dia 1)
4h-8h: Finais masculina de solo, salto feminino, cavalo com alças masculino, barras assimétricas femininas, argolas masculinas
Dia 25/10 – Finais por aparelhos (dia 2)
4h-8h: Finais masculinas de salto, trave feminina, barras paralelas masculinas, solo feminino e barra fixa masculina.
*As classificatórias terão transmissão online no Eurovision Sport (streaming grátis)
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



