Bosque Alemão passa por obras de acessibilidade a partir desta segunda-feira

Bosque Alemão passa por obras de acessibilidade a partir de segunda. Foto: Hully Paiva/SMCS

Mais um espaço bastante visitado pelos turistas e curitibanos vai ficar mais acessível para o público. Começam nesta segunda-feira (16/1) as obras de acessibilidade do Bosque Alemão, no bairro Vista Alegre, onde ficam atrações como a Casa Encantada, o Oratório de Bach e a Torre dos Filósofos. 

Em função dos trabalhos, algumas áreas ficarão interditadas. Inicialmente, as equipes devem promover intervenções nas rampas de acesso à Casa Encantada, que tem alteração de funcionamento (veja abaixo). O local, que abriga as bruxas contadoras de histórias, também deve ter os banheiros adaptados.

O Bosque terá, ainda, melhorias da acessibilidade e adequação dos sanitários, readequação dos pontos de ônibus e vagas de estacionamento, dos caminhos da história de João e Maria, com a instalação de corrimões, além de nova comunicação visual (placas de sinalização), que vai incluir indicativos em braile.

“A ideia é terminar as obras o mais rápido possível para que os curitibinhas possam voltar a participar das atividades por lá”, conta o diretor de Parques e Praças, Giovando Romanine. O prazo total previsto para os trabalhos é de cerca de seis meses.

Bruxas vão para o Barigui

Com o início das obras no Bosque Alemão, as atividades das bruxas contadoras de histórias devem ser remanejadas para o Parque Barigui. Mais detalhes sobre o local e datas serão divulgados pela Secretaria de Educação em breve.

Inaugurada em março de 1996, na primeira gestão do prefeito Rafael Greca, a Casa Entantada é uma biblioteca e espaço para contação de histórias. Permaneceu fechada para o público desde o ano passado, por causa da pandemia.

A biblioteca da Casa Encantada é uma das 195 unidades da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares, com um acervo de 2,4 mil livros destinados ao público infantil.

Para todos

A secretária de Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias, lembra que a cidade vem se preocupando com a acessibilidade já há algum tempo na requalificação de espaços públicos e áreas verdes.

“Nossos parquinhos têm, hoje em dia, projetos mais inclusivos, que favorecem a brincadeira das crianças em conjunto”, reforça. “E estamos em pleno andamento das melhorias no Jardim Botânico, que incluem a implantação de rampas e piso melhor para pessoas com dificuldades de locomoção”, completa.

A inclusão também é um dos temas presentes na reedição da campanha da Família Folhas, que tem entre as personagens a adolescente PcD, Flora.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Valentine’s Day: Encomenda de pratos para duas pessoas é tendência

Com uma pitada de romance no ar, o Dia de São Valentim ou Valentine’s Day tem ganhado destaque em Curitiba. Com o Dia dos Namorados no Brasil sendo celebrado só em junho, essa data típica norte-americana é uma oportunidade de fazer um programa romântico diferente. A boa pedida é escolher pratos para duas pessoas, valorizando a intimidade com alta gastronomia, em especial para quem vai fazer algo em casa.

A Ragú Rotisseria & Co. tem diversas pedidas para duas pessoas, com pratos congelados pré-prontos. O site (ragurotisseria.com.br) inclusive dá dicas para finalização, ideal para quem quer impressionar o parceiro ou parceira nesse dia com a alta gastronomia da marca em uma apresentação digna de restaurante.

As massas recheadas são apresentadas em porções de 400 gramas, o que serve um casal. Sabores bem diferenciados como o Agnolotti de Brie e Damasco, o Fagotini de Cordeiro ou ainda o Ravióli de Queijo da Canastra são ótimas escolhas. Massas de forno como a Lasagna de Ragú de Linguiça Blumenau e o Rondelli de Ricota e Espinafre (vendidos por quilo, a partir de 500 gramas a porção para dois) completam as escolhas. Molhos e cremes adicionais personalizam os pratos, em porções a partir de 250 gramas (certeira para as massas de 400 gramas), trazem sabores como Creme de Limão Siciliano e Ragú de Pato.

Já as carnes são servidas por quilo em variados formatos. Apresentações clássicas como Rosbife de Mignon ao molho poivre, roquefort e mostarda e o Canard Confit (pato confitado) dividem o menu com opções contemporâneas como a Costelinha suína glaceada em rapadura. Frutos do mar e peixes também contam com pedidas especiais como Moqueca de Camarão e Salmão em crosta de castanhas.

Para encerrar uma noite romântica, as sobremesas da Ragú contam com opções por quilo, como Tiramissu, Tart de maçã ou limão, além da tradicional Torta de noz pecan. Para aqueles que quiserem um menu único e exclusivo, a Ragú trabalha com encomendas personalizadas.

A Ragú Rotisseria & Co. conta com uma loja em Curitiba (R. Francisco Rocha, 533 – Batel) e uma pop-up store na praia de Caiobá, em Matinhos (R. Ipiranga, 192 – Praia Mansa), que funciona durante o verão. Mais informações no site ragurotisseria.com.br e ou no perfil oficial da marca no Instagram (@ragu.rotisseria).

Marcondes Cozinha Autoral tem menu exclusivo para Valentine’s Day

Um jantar romântico exclusivo à luz de velas é a pedida do Marcondes Cozinha Autoral para o Valentine’s Day. O Dia de São Valentim, em 14 de fevereiro (terça-feira), é o Dia dos Namorados nos Estados Unidos, e a data acabou sendo aproveitada também no Brasil pelos casais que buscam um programa especial. O restaurante preparou duas opções de menu que só estarão disponíveis nesse dia. O casal ainda ganha taças de espumante para brindar o amor. O menu para duas pessoas sai a R$ 359,90, com entrada, dois pratos principais e sobremesa.

A primeira opção do menu tem como entrada Arancini de carne de panela, seguido pelo primeiro prato principal: Lombo de eca curado em sal de beterraba com arroz de limão siciliano. O segundo principal apresenta Ravióli de pato com purê de abóbora e espuma de umami. A sobremesa dessa opção é Sorvete de licor fragelico.

Já a segunda opção começa com Tempurá de cogumelos e nirá. O primeiro prato principal é Arroz Caldoso de camarão e espumante, enquanto o segundo apresenta Stinco de porco moura com creme de aipim e caldo de carne clarificado com iogurte. Como sobremesa, esta escolha tem Pudim de wasabi e chocolate branco.

O Valentine’s Day do Marcondes Cozinha Autoral acontece nesta terça-feira (14/02). A casa abre às 18h30 e funciona na R. Recife, 220 – Cabral. Mais informações no perfil oficial do restaurante no Instagram (@marcondesrestaurante). Reservas por WhatsApp (41) 3205-4982.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com