Bienal de Curitiba lança evento on-line com nove meses de programação gratuita

Um dos maiores eventos de arte contemporânea do mundo se reinventou para oferecer exposições virtuais, palestras, lives e entrevistas, que vão acontecer entre dos dias 29 de março e 31 de dezembro

Considerada um dos principais eventos artísticos e culturais do planeta, a Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba precisou se reinventar em 2021. Devido ao isolamento social tão necessário em mais um ano de pandemia no Brasil, a Bienal vai promover seu primeiro evento majoritariamente on-line, que será inaugurado na próxima segunda-feira, dia 29 de março. A Bienal On-Line integra ainda a 14ª edição do evento, que aconteceu de forma presencial entre 2019 e 2020, e será transmitida nas redes sociais e pelo site www.bienaldecuritiba.com.br. Serão nove meses de palestras, lives, entrevistas e exposições virtuais, fornecendo conteúdo de qualidade sobre artes visuais, design, arquitetura, cinema e literatura.

Divulgação

“Enquanto aguardamos as condições ideais para realização da 15ª Bienal de Curitiba de forma presencial, sentimos a necessidade de oferecer, dentro dos limites impostos pela pandemia, uma programação especial para o nosso público ainda dentro da 14ª edição, além de movimentarmos profissionais e empresas do segmento, que foram intensamente afetados por essa crise humanitária que já dura mais de um ano. Tudo isso com toda a segurança necessária, com as pessoas acompanhando essa extensão da última Bienal de dentro de suas casas”, comenta Carolina Loch, coordenadora institucional da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba.

Novas temáticas foram propostas para a versão digital. Assuntos variados destacam a relação entre arte e responsabilidade socioambiental, arte e tecnologia, e questões sociais, apontadas pela organização como importantes e necessários para contribuir com uma sociedade mais desenvolvida na contemporaneidade. Na 14ª edição, realizada entre 2019 e 2020, o tema foi “Fronteiras Em Aberto”, discutindo o conceito de fronteiras – e recebendo artistas de todos os continentes, com destaque para membros do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Inaugurando a Bienal On-line, o curador e artista curitibano Flávio Carvalho, especialista em arte e tecnologia, vai participar de uma conversa ao vivo. Na próxima segunda-feira, dia 29 de março, a partir das 19h30, vai ao ar “O museu foi para a internet. E agora?”, na qual Carvalho vai discutir as dificuldades, transformações e maneiras de experimentar a arte contemporânea em plataformas on-line, entre outros assuntos. A conversa terá chat aberto para perguntas, comentários e participação do público, e acontecerá pelo Instagram do evento: @bienaldecuritiba.

Divulgação

Além de atingir um público fiel, que há décadas acompanha de perto todos os seus passos, a interação e formação de novos públicos são pontos relevantes da proposta da Bienal para esta edição especial e inédita nas redes sociais. “O evento busca seguir fomentando a cultura com uma audiência plural, proporcionando experiências estéticas adaptadas ao contexto atual de isolamento, facilitando o acesso via celulares e computadores”, completa Carolina.

Programação

As atrações da Bienal On-Line serão divididas por temática de maneira mensal. Após a conversa inaugural, no fim de março, abril traz discussões sobre videoarte. Maio será o mês do design, enquanto junho será o mês da produção internacional. Aproveitando as férias escolares, julho terá a Bienal On-line para o público infanto-juvenil. Em agosto acontece o Take Over – Arte On-line, voltado às plataformas digitais. As temáticas de setembro são o cinema e a literatura, e em outubro, a arquitetura. Novembro é dedicado às exposições, com visitas on-line a mostras e ateliês de artistas. Dezembro retoma o Take Over, destacando artemídia e encerrando o evento. A programação será divulgada de mês a mês, sempre no primeiro dia útil.

Sobre a Bienal

Criada em 1993, a Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba teve suas primeiras edições voltadas a programação expositiva, chegando a ter sedes em outras cidades brasileiras como São Paulo e Brasília, e até em Buenos Aires, na Argentina. A partir de 2007, expandiu sua proposta incluindo performances, interferências urbanas, cursos e palestras. Artistas de renome mundial já participaram da Bienal, como Marina Abramović e Ai Weiwei. Na 14ª edição, o conceito curatorial de “Fronteiras Em Aberto” foi assinado pelo espanhol Adolfo Montejo Navas e pela brasileira residente em Berlim (Alemanha) Tereza de Arruda, e contou com 461 artistas dos cinco continentes. Mais de 100 espaços da capital paranaense foram ocupados por ações do evento, atingindo um público de mais de 900 mil pessoas.

A programação da Bienal On-Line acontece entre os dias 29 de março e 31 de dezembro e estará disponível gratuitamente no site www.bienaldecuritiba.com.br e nas redes sociais da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba: pelo Facebook (www.facebook.com/bienaldecuritiba) e Instagram (www.instagram.com/bienaldecuritiba).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Porks lança promoção para confraternização de fim de ano

O final do ano é a época ideal para refletir, traçar novas metas e, principalmente, comemorar! Seja qual for o segmentado da sua empresa, a confraternização de fim de ano é uma excelente forma de unir e engajar o time para os novos desafios que estão por vir. E para entrar no clima, o Porks – Porco & Chope acaba de lançar uma campanha para lá de atrativa para essa época festiva.

Durante o mês de dezembro, todas as reservas com mais de 10 pessoas ganharão 10 Chopes Pilsen (300ml) de forma gratuita. A promoção é válida para todas as doze casas da rede em Curitiba, no Água Verde, Av. Brasília, Champagnat, Ecoville, Av. Iguaçu, Itupava, Jardim das Américas, Pista do Guabirotuba, Portão, Av. Salgado Filho, Trajano e Bacacheri.

“O Porks e uma excelente opção para quem busca uma festa de confraternização descontraída e barata, já que trabalhamos no modelo de cada um paga o seu, evitando problemas para dividir a conta no final, e não cobramos nenhuma taxa adicional, seja de 10%, couvert ou entrada”, destaca José Araújo Netto, proprietário da rede.

No cardápio, petiscos a partir de R$ 14 reais, entre eles o Torresmo de Tira, tradicional torresminho servido em tiras crocantes; o Bei com Melado, tiras de bacon crocante cobertas por melado de cana de açúcar; entre outras opções; e a Porkspóca, pururuca de porco crocante temperada com sal de lemon Pepper.

Para harmonizar, dezenas de torneiras de chope artesanal, com rótulos de cervejarias locais e nacionais, com valores a partir de R$ 8, e diversos drinks clássicos e autorais. Além disso, todas as casas contam com música ao vivo aos finais de semana, com muito rock e blues.

Mais informações no perfil oficial no Instagram (@porks_brasil) .

Pátio Batel lança Festival Doce para celebrar a doçura do Natal

O Pátio Batel segue com suas ações especiais de fim de ano. Com inspiração na temática do “Natal Mais Doce do Mundo”, que decora os corredores e a parte externa do mall com o maior projeto natalino de sua história, apresenta agora em dezembro o Festival Doce: uma seleção de oito sobremesas especiais, elaboradas por estabelecimentos gastronômicos do shopping.

Até o dia 27 de dezembro, quem for ao Pátio Batel poderá prestigiar esses doces elaborados especialmente para o Natal. As sobremesas, assim como a decoração deste ano, são um convite à imaginação, como os doces Petit Panettone, da Passion Du Chocolat; o Red Joy, da La Pasta Gialla; ou o Sweet Origami, de Emy by Kazuo.

Os estabelecimentos participantes são: Café Cultura, Emy by Kazuo, Havanna Café, La Varenne, La Pasta Gialla, Pastry Lab, Passion Du Chocolat e P2.

O Natal Mais Doce do Mundo

Um cupcake gigante de 3 metros de altura, um escorregador em forma de donut e um carrossel de pirulitos são apenas algumas das atrações do maior Natal da história do Pátio Batel, aberto ao público. O “Natal Mais Doce do Mundo” trabalha, além do tema em si, com o conceito de gigantismo, pois todas as peças são fora de escala, proporcionando espaços instagramáveis únicos em Curitiba. No total, são 2,5 toneladas de decoração no shopping, um marco na história do Pátio Batel. A mensagem principal é “descubra o lado doce da vida”, com a ideia de transportar as pessoas a um universo lúdico e doce ‘convidando a todos a acreditar na leveza da vida, na magia do natal’ 

Sobre o Pátio Batel

Entretenimento, cultura, lazer e compras em um lugar único inspirado no charme da inovação curitibana. O Pátio Batel é o único shopping de luxo do Sul do Brasil, contando com aproximadamente 190 estabelecimentos, sendo 71 lojas exclusivas, como Prada, Burberry, Dolce & Gabbana, Gucci, Hugo Boss, Louis Vuitton e Tiffany & Co, além de ser o primeiro do segmento a criar seu próprio laboratório de produção de conteúdo in-house, o Content Lab. Em seus nove anos de história, a marca Pátio Batel se posiciona como luxo na experiência, onde a sofisticação reside no conhecimento, cuidado e vivência.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com