Bate-volta: 5 lugares a menos de três horas de Curitiba para conhecer no feriado

Depois do final de semana, na segunda-feira (12) é feriado e, para aproveitar bem esses dias de folga nada melhor do que conhecer pontos turísticos do nosso estado. Por isso, separamos algumas opções de passeio que ficam aqui pertinho de Curitiba, ideias para fazer aquele bate-volta. Confira:

Parque Estadual Vila Velha: O parque é uma das principais atrações do nosso estado. Localizado em Ponta Grossa, a cerca de 100 km da capital (aproximadamente 1h30 de carro).

O Vila Velha conta com uma boa estrutura e oferece passeios pelas trilhas, que levam até as três furnas e, também o passeio pelos arenitos, que são formações rochosas. As duas opções de trilha são ótimas, e você também pode fazer os dois caminhos, pois há um transporte interno que permite conhecer todo o parque em um único dia.

Cachoeira da Mariquinha e Buraco do Padre: A Cachoeira da Mariquinha fica localizada a cerca de 30 km de Ponta Grossa. Com uma cascata de 30 metros e, sendo uma unidade de preservação, a Cachoeira da Mariquinha é o destino ideal para quem curte contato com a natureza. O local tem a formação de um pequeno balneário com areia em volta da cachoeira. O acesso se dá após percorrer uma pequena trilha, sem dificuldade de acesso. Já o Buraco do Padre, que apresenta em seu interior uma cascata. O acesso até a furna se dá após uma trilha de cerca de 1 km a pé.

Foto: AEN PR

Colônia Witmarsum: A colônia é o lugar ideal para conhecer um pouco mais da cultura alemã presente em nosso estado. A Colônia Witmarsum está apenas a 60 km da capital, no município de Palmeira.  

Na região também tem o Museu de História Witmarsum, ideal para conhecer as histórias da colônia. E para as crianças, é possível conhecer o Witmarzoo, uma mini fazenda. 

Foto: Divulgação

Parque Histórico de Carambeí: É um local ao ar livre, que recria uma vila histórica no estilo holandês, a vila de Zaanse Schans (que existe na Holanda). O parque busca preservar a memória dos primeiros colonizadores da região dos Campos Gerais. O trajeto até o parque leva 2h20, pela BR-376. 

Foto: AEN PR

Lapa: A cidade da Lapa, localizada a 70 km de Curitiba é o destino ideal para quem gosta de cultura e história. 

É uma das cidades mais antigas do estado, fundada em 1769

Na cidade você poderá conferir o Monumento Tropeiro, caminhar pelo Centro Histórico da cidade e conhecer o Teatro São João, o terceiro mais antigo do Brasil.  

Outros pontos que podem ser visitados são a Casa Lacerda, Museu Histórico da Lapa, Museu das Armas, Casa Vermelha e a Casa da Memória. Além disso, a cultura gastronômica da cidade é muito boa, com muitos pratos tradicionais.

Foto: Paraná Turismo

E, claro, sempre lembrando que ainda estamos passando pela pandemia do novo coronavírus, então todo cuidado se faz necessário. Por isso, use máscara e faça higienização correta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secretaria da Saúde confirma 848 casos de dengue no Paraná

O boletim quinzenal da dengue divulgado na terça-feira (20) pela Secretaria de Estado da Saúde totaliza 848 casos, são 107 a mais que o informe anterior, do dia 6 de outubro.

O atual período de monitoramento começou em agosto deste ano e seguirá até julho de 2021. Neste momento, os casos confirmados de dengue atingem 126 municípios; em 111 os casos são autóctones, ou seja, a infecção pelo vírus da dengue ocorreu na cidade de residência.

“Existe circulação do vírus no Estado e o Governo do Paraná está atento alertando os gestores municipais e apoiando ações de combate”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. 
Segundo ele, este enfrentamento não depende apenas dos órgãos governamentais, por isso reitera que a participação da população é fundamental para a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. “A melhor forma de combate é com a remoção de recipientes que possam acumular água nos ambientes internos e externos dos domicílios”, afirmou Beto Preto.
DADOS – O informe publicado na terça-feira confirma uma morte por dengue no município de Cambé; um homem de 69 anos, portador de diabetes e hipertensão arterial. A morte foi confirmada por exame laboratorial.
Cinco municípios apresentam casos de dengue grave: Foz do Iguaçu, com 5 casos, e Marmeleiro, Assaí, Cambé e Jataizinho com um único caso.

O Paraná tem 6.490 notificações para a dengue, que ocorreram em 277 municípios. 
AÇÃO – Em parceria com as Regionais de Saúde e secretarias municipais de Saúde a Defesa Civil, a Secretaria vem realizando mutirões de limpeza em vários municípios, principalmente nos que apresentam maior número de casos. No último final de semana as ações aconteceram em Cambé e Londrina.

Os próximos municípios já agendados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil são Paranaguá e Apucarana e ainda cidades da região de Foz do Iguaçu.

Informações AEN.

Briga de irmãs paranaenses em aniversário vira chuva de memes na internet: veja vídeo

As imagens, gravadas e divulgadas pela tia das crianças, foram parar nos assuntos mais comentados da web

Um vídeo que mostra uma briga de irmãs durante uma festa de aniversário em Pato Branco (PR) viralizou nas redes sociais na noite dessa segunda-feira (19/10). Nas imagens, a menina mais nova, Maria Eduarda, de 3 anos, estava prestes a soprar as velas do bolo quando a mais velha, Maria Antônia, de 6, estragou os planos dela. O desfecho do episódio foi uma chuva de memes na internet.

Com cara de “poucos amigos”, Maria Antônia resolve soprar a vela antes da irmã, que deveria ser a protagonista do momento. Irritada, a aniversariante vai para cima e puxa os cabelos dela por duas vezes. Os convidados apartaram a briga.

Veja o vídeo:

Informações Banda B.