Bairro Novo do Caximba e Inter 2 elétrico vão tornar Curitiba ainda mais inovadora

Bairro Novo do Caximba e Inter 2 elétrico vão tornar Curitiba ainda mais inovadora

CAXIMBA: Com o movimento do Vale do Pinhão, Curitiba se reinventa também com um legado de obras inovadoras para a priorização do pedestre e da mobilidade limpa por toda a cidade. Seja na Voluntários da Pátria, como “Rua Completa”, ou no corredor de acessibilidade do Largo da Ordem, no Setor Histórico, partes integrantes do programa Rosto da Cidade, o cidadão é o centro de tudo. Ou ainda no conceito de mobilidade compartilhada aplicado junto às estações-tubo da República Argentina, no Projeto Caminhar Melhor de melhoria da acessibilidade e promoção da mobilidade ativa, na proposta de eletromobilidade do novo Inter 2, que terá frota de ônibus elétricos e pontos de ônibus autossustentáveis com wi-fi gratuito e energia solar. Os primeiros modelos, inclusive, já começaram a ser testados em setembro deste ano e continuam até 2023.

A cidade se alinha ao que o mundo preconiza, tendo como referência os seus exemplos de sucesso, como o reconhecido BRT, as áreas verdes que se espalham pelos bairros e o primeiro calçadão de pedestres do país, a Rua XV de Novembro, que completou 50 anos em 2022.

Bairro Novo do Caximba

A promoção de iniciativas públicas e privadas em Curitiba, preconizada pelo Vale do Pinhão, com foco em cidade inteligente, vão tornar Curitiba ainda mais inovadora em reurbanização urbana. No Bairro Novo do Caximba, construções irregulares darão lugar ao primeiro bairro inteligente do Brasil, com boas práticas ambientais, moradias dignas para mais de mil famílias e estímulo à economia circular com capacitação dos moradores. O canteiro de obras das primeiras 752 residências começou a ser instalado no início de outubro.

Além disso, com o Curitiba Mais Energia, a cidade sai na frente na adoção de iniciativas de mitigação das mudanças climáticas listadas no Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), lançado no fim de 2020. O documento estabelece as diretrizes da capital no setor.

Da Pirâmide Solar do Caximba à volta da Família Folhas, campanha com divertidos personagens que incentiva o cidadão a adotar práticas sustentáveis no seu dia a dia, Curitiba está desenvolvendo de forma efetiva iniciativas para garantir um futuro melhor para o planeta.

Tudo começou, em 2018, com a instalação das primeiras casas do Cohab Solar, e continuou com a inauguração dos painéis fotovoltaicos no Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura de Curitiba, que oficialmente deu início ao Curitiba Mais Energia.

A Galeria das Quatro Estações, no Jardim Botânico de Curitiba, e o Salão de Atos do Parque Barigui também contam com painéis solares.

Pirâmide solar

Com o projeto Bairro Novo do Caximba, a cidade vai ganhar ainda uma usina solar no lugar do aterro sanitário desativado. Os trabalhos de instalação dos painéis da chamada Pirâmide Solar estão em andamento e devem ser concluídos em dezembro deste ano.

A próxima etapa do Curitiba Mais Energia inclui a licitação de mais sistemas fotovoltaicos para os telhados dos terminais de ônibus do Santa Cândida, Boqueirão e Pinheirinho, bem como da Rodoferroviária de Curitiba.

Com todos os sistemas instalados e em funcionamento, 60% da energia consumida pelos equipamentos municipais será renovável e gerada pelo município.

Outras iniciativas inovadoras adotadas por Curitiba e que serão legados da administração Rafael Greca:

Luminária inteligente – Desde junho de 2022, Curitiba está testando a 1ª luminária inteligente com antena 5G integrada do Brasil. A tecnologia, na prática, transforma as lâmpadas de iluminação pública em antenas de celular que espalham como wi-fi o sinal do 5G. O equipamento ainda tem outras funcionalidades voltadas para cidades inteligentes, como câmeras de videomonitoramento, telegestão, reconhecimento facial, gestão semafórica e sensor de ruído.

Primeira PPP de Curitiba – Leilão na Bolsa de Valores do Brasil (B3) definiu, em setembro deste ano, a empresa que terá a concessão do serviço de iluminação pública, através da primeira parceria público-privada (PPP) realizada pela cidade. A vencedora foi a Engie Soluções de Iluminação Pública, que investirá aproximadamente R$ 329 milhões ao longo de 23 anos de concessão. Curitiba ingressa, assim, em nova fase, com a evolução do modelo atual, modernização do sistema de iluminação em toda a cidade, redução do consumo de energia, menos emissões de gás carbônico (CO2) e mais segurança aos curitibanos.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Opção vegana faz sucesso em sorveteria curitibana

As sobremesas costumam ter atenção especial de pessoas com restrições alimentares. Diferentes de pratos salgados, nos quais é mais fácil perceber que levam carne ou algum tipo de alimento de origem animal, os doces precisam de mais informações para garantir que são veganos. Uma pedida para pessoas veganas que não leva leite ou qualquer outro insumo de origem animal é a linha da SOFT Ice Cream.

A rede apresenta sorvetes artesanais, com dedicação a cada etapa da produção de suas sobremesas. E as opções veganas da marca também estão entre as mais pedidas, até por quem não tem restrição quanto ao que consome. Mantendo muito sabor, os sorvetes veganos são feitos com as frutas, água e açúcar, não levando nenhum tipo de ingrediente de origem animal, nem conservante, emulsificante, corante ou aromatizante. O de frutas vermelhas é feito com morango, framboesa, amora e mirtilo, enquanto o de frutas amarelas leva manga e maracujá.

São três lojas SOFT em Curitiba, e casa uma tem sua opção. As unidades Batel e Palladium servem frutas vermelhas, enquanto a do MON tem frutas amarelas.

A SOFT conta com três lojas em Curitiba: Shopping Palladium (Av. Presidente Kennedy, 4121 – Piso L1 – Portão), Batel (Al. Dr. Carlos de Carvalho, 665) e Museu Oscar Niemeyer – MON (R. Manoel Eufrásio, 1550 – Centro Cívico). Mais informações no perfil oficial da rede no Instagram (@soft.icecream.co).

Congelados de alta gastronomia dão sabor ao verão paranaense

A praticidade na cozinha é sempre bem valorizada, ainda mais para quem está de férias e não quer perder muito tempo em frente ao fogão – mas também não abre mão de uma refeição saborosa. Os congelados, que já foram vistos com maus olhos por perder qualidade e sabor dos alimentos, hoje contam com opções de alta gastronomia que ganham muito em qualidade e são fáceis de preparar. Das linhas fit até pedidas dignas de restaurante, há muitas opções.

A Ragú Rotisseria& Co. é uma empresa curitibana que entrou com tudo no mercado de ultracongelados. O cardápio variado da empresa, elaborado pela chef e restaurateur Fernanda Zacarias de Alencar, destaca insumos de alta qualidade e um preparo atencioso em entradas e pratos principais. Muitos dos pratos mais pedidos são apresentados no formato ultracongelado, cujo processo mantém intactas as propriedades do alimento sem alterar sabor nem apresentação.

Essa praticidade, já apresentada em Curitiba, também ganhou o litoral. Durante o verão, a empresa montou uma pop-up store em Caiobá. “Apresentamos nessa loja um grande linha de aperitivos, antepastos, massas, molhos, massas de forno, pratos prontos para a família e nossos PFs do dia a dia”, explica Bruna Loddo, sócia de Fernanda na Ragú. No site da Rotisseria, há dicas para preparo, além das sócias deixarem aberto um canal para tirar dúvidas sobre montagem de pratos, garantindo que a refeição congelada terá um tratamento de alta gastronomia.

As massas pré-prontas estão entre as mais pedidas, apresentadas em diferentes formatos. As recheadas vem em porções de 400 gramas que atendem duas pessoas, em sabores como Queijo Canastra, Brie & Damasco e Zucca (abóbora). Já massas lisas e gnocchi (como o Tagliatelle verde e o Gnocchi clássico de batata com rústico de tomate) são apresentados por quilo. O cliente adiciona o molho que preferir à massa, do Bechamel e do Funghi até o Creme de limão siciliano, vendidos também por quilo.

A linha PF Dia a Dia traz porções individuais de 350 gramas ultracongeladas. São escolhas que vão do PF de carne moída com arroz integral, legumes e feijão, ou ainda o Frango ao curry, arroz com castanha de caju e cenouras assadas até Bobó de camarão rosa com arroz branco e farofa de dendê. O menu tem diversas pedidas vegetarianas, como Canelone de ricota e espinafre ao molho sugo e bechamel e a Panqueca integral de legumes ao molho sugo. Os ultracongelados da Ragú Rotisseria & Co. podem ser encontrados na loja de Curitiba (R. Francisco Rocha, 533 – Batel) e na praia de Caiobá, em Matinhos (R. Ipiranga, 192 – Praia Mansa). Mais informações no site ragurotisseria.com.br e ou no perfil oficial da marca no Instagram (@ragu.rotisseria).

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com