Aulas de dança e festival de tradições movimentam o Largo da Ordem

Aulas de dança e festival de tradições movimentam o Largo da Ordem

Amadores ou profissionais. Gostar de se movimentar é o que importa para participar das aulas de dança gratuitas da Casa Hoffmann, no Largo da Ordem. Em agosto, o espaço da Fundação Cultural de Curitiba oferece atividades que usam o corpo como forma de expressão e de conhecimento.

As atividades são temáticas: Danças Urbanas, Consciência Corporal, Movimento na Contação de História e Danças Sagradas. Cada um dos cursos tem participação de professores especialistas no tema proposto (programação abaixo).

Tradições em movimento

Além das aulas gratuitas, a Casa Hoffmann vai receber parte da programação do 3º Tocadores – Encontro de Tradições. Na próxima semana, nos dias 18 e 19 de agosto, o festival acontece também no Memorial de Curitiba e reunirá grupos, cooperativas e mestres tradicionais representantes de diversas etnias, regiões e expressões populares do Paraná, além de convidados de outros estados.

Serviço: aulas gratuitas de danças

Local: Casa Hoffmann (R. Dr. Claudino dos Santos, 58 – São Francisco)

Toda quarta-feira, 15h

Curso de Danças Urbanas

Senhas distribuídas com meia hora de antecedência

Aulas divertidas e dinâmicas com o professor Rapha Fernandes. Ele explora as técnicas e linguagens das danças urbanas da linguagem do Hip Hop. Grátis. A partir de 7 anos

Dias 17 e 31, 9h30 às 11h30

Aiki e Consciência Corporal

Senhas distribuídas com meia hora de antecedência

Aulas de consciência corporal com Mônica Infante, desenvolvidas a partir de conceitos e princípios fundamentados no Ki-Aikido associados à Klein Technique e Técnica Alexander

Dia 27, 10h às 12h

Transforming Movements

Inscrições: sympla.com.br/casahoffmann

Prática dos Movimentos, danças sagradas de Gurdjieff, que exigem para sua execução o desenvolvimento de uma especial atenção

Dias 18 e 19, 8h às 17h

Festival 3º Tocadores – Encontro de Tradições  

Música, danças, artesanato, histórias e conhecimentos da cultura popular que formou o Paraná e o Brasil fazem parte do encontro, que tem desde o ritmo fandango e as brincadeiras de boi de mamão até os tambores japoneses do Taiko. Com apresentações, oficinas e exposições inteiramente gratuitas e voltadas para todas as idades, a grade completa pode ser conferida no site www.encontrodetradicoes.com.br

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pizzaria da Mathilda estreia releitura de sabor clássico

Um dos sabores de pizza mais amados pelos brasileiros ganha sua versão ao estilo napolitano. A Pizzaria da Mathilda estreia sua Portuguesa no dia 04 de outubro, unindo duas tradições gastronômicas para a nova criação. A pizza, que terá valor de R$ 42, sairá pela metade do preço no dia de lançamento, válido para consumo nas três unidades (Juvevê, Vicente e Água Verde), para retirada e venda no site.

Apesar de não ter uma história oficial, diz-se que a Portuguesa nasceu no Brasil, quando imigrantes portugueses adicionaram ingredientes diferentes às pizzas feitas pelos imigrantes italianos. Na receita da Mathilda, os insumos clássicos se aliam ao estilo napolitano que consagrou a pizzaria curitibana. A massa de fermentação lenta, servida individualmente, recebe molho, presunto, basílico, cebola roxa, mozzarella, ovo caipira e azeitona preta.

O estilo napolitano da Pizzaria da Mathilda é celebrado como um dos mais tradicionais, sendo considerado patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO. A Mathilda conquistou o público curitibano ao seguir as regras dessa tradição com as pizzas individuais em sabores clássicos, como Marguerita, e também com criações originais. Renovando o cardápio, traz pedidas favoritas do público como a Portuguesa. A nova pizza Portuguesa estreia nas três lojas no dia 04 de outubro. A Pizzaria da Mathilda conta com três unidades da rede em Curitiba: Vicente (Av. Vicente Machado, 859), Juvevê (R. Rocha Pombo, 265) e Água Verde (Av. dos Estados, 1066). As lojas abrem de terça-feira a domingo, das 18h às 23h. Além disso, os pedidos poderão ser feitos, também, pelo site www.pizzariadamathilda.com.br. Mais informações no perfil oficial no Instagram (@pizzariadamathilda).

População terá ônibus de graça no domingo, dia das eleições

A população curitibana terá ônibus de graça no próximo domingo (2/10), quando será realizado o primeiro turno de eleições majoritárias. Nesse dia, os eleitores vão às urnas votar para presidente da República, governador, senador, deputados federais e estaduais. A gratuidade está prevista no decreto número 1430/2022.

“A ideia é possibilitar que a população possa exercer sua cidadania, se deslocar até os pontos de votação com calma e facilidade e colaborar com a democracia do País”, disse o prefeito Rafael Greca.

Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na capital, a entrada de graça vale para o dia todo nas 254 linhas de ônibus que operam na cidade. A excecão é a Linha Turismo, que percorre os pontos turísticos da capital e funcionará normalmente com pagamento de tarifa de R$ 50 no domingo.

“O transporte coletivo tem importância econômica e social, é caracterizado como serviço de utilidade pública de caráter essencial. Então, nada mais justo que ele se seja gratuito em um momento em que a população exerce sua cidadania, como no dia das eleições”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.

No domingo, os ônibus terão reforço e vão funcionar de acordo com a tabela de horário de sábado. A votação acontece das 8h às 17h.