Assessores de Trump Aumentam Pressão para Afastamento de Maduro
Nos últimos dias, assessores próximos ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, intensificaram os esforços para remover Nicolás Maduro do cargo de presidente da Venezuela. O foco das discussões gira em torno da possibilidade de uso da força militar para perseguir esse objetivo.
Iniciativa de Marco Rubio
Segundo informações do jornal The New York Times, a iniciativa é liderada por Marco Rubio, atual secretário de Estado e conselheiro de Segurança Nacional. Rubio argumenta que Maduro é um líder ilegítimo, responsabilizando-o pela supervisão da exportação de drogas para os Estados Unidos, o que, segundo ele, configura uma “ameaça iminente”.
Ações do Exército dos EUA
O exército dos EUA já tem realizado operações letais contra embarcações civis, justificando as ações com o combate ao tráfico de drogas associado a gangues venezuelanas.
Planejamento Estratégico
Ainda conforme o Times, Rubio está desenvolvendo uma estratégia mais agressiva, com apoio de informações da Agência Central de Inteligência (CIA). O Pentágono, em resposta, reuniu uma força-tarefa de mais de 6,5 mil soldados na região.
Apoio à Abordagem
O diretor da CIA, John Ratcliffe, e Stephen Miller, principal conselheiro de política interna de Trump, também manifestaram apoio à linha de atuação proposta por Rubio.
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



