O programa Nossa Feira passou a se chamar Sacolão da Família Móvel e teve a proposta ampliada em Curitiba. O formato mantém a venda de frutas e hortaliças a preço único de R$ 3,99 o quilo.
Atualmente, quatro pontos que faziam parte do Nossa Feira integram o novo modelo: Campina do Siqueira, Centenário, Centro e Jardim Primavera. A previsão é ampliar gradativamente a presença dos Sacolões Móveis, com novos dias, horários e pontos de atendimento em diferentes regiões da cidade.
Nos Sacolões da Família Móveis, a população pode comprar frutas e hortaliças sem cadastro ou comprovação de renda. O serviço é aberto a todos.
A iniciativa busca aproximar o serviço do conceito dos Sacolões da Família e fortalecer as chamadas cadeias curtas de abastecimento, reduzindo a distância entre produtores e consumidores.
Mais produtos da agricultura familiar
A mudança também amplia a variedade de produtos que podem ser comercializados. Além de frutas e hortaliças frescas, a pauta já previa a venda de ovos e mel.
Com a publicação da Portaria 175/2026, a Prefeitura autorizou a inclusão de outros produtos da agricultura familiar, como embutidos — entre eles salames e linguiças —, queijos, doces, geleias, conservas, molhos, pães e bolachas artesanais, frutas congeladas, polpas de frutas, sucos integrais, temperos, flores em vasos e desidratadas e produtos orgânicos. A comercialização depende do cumprimento das exigências previstas.
A ampliação abre novas possibilidades para agricultores, cooperativas e pequenas agroindústrias da Região Metropolitana comercializarem seus produtos em Curitiba. Para os consumidores, a medida aumenta a variedade de itens disponíveis.
“Estamos aproximando duas pontas que naturalmente se complementam. Curitiba tem um grande mercado consumidor e a Região Metropolitana tem uma produção de alimentos de muita qualidade. O Sacolão da Família Móvel ajuda a encurtar esse caminho, levando alimentos frescos e outros produtos da agricultura familiar para a população e abrindo novas oportunidades para os produtores”, destaca o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho.
Do produtor ao consumidor
A iniciativa integra a estratégia da Prefeitura de aproximar a produção regional dos consumidores de Curitiba. Enquanto a capital concentra um grande mercado consumidor, municípios da Região Metropolitana têm forte presença da agricultura familiar e de pequenas agroindústrias.
A proposta é criar novos canais de comercialização, facilitar o acesso desses produtores ao mercado da capital e estimular circuitos mais curtos de abastecimento.
O Sacolão da Família Móvel também pode funcionar associado a outros espaços de abastecimento da cidade. A Feira Livre Flamboyant, na CIC, por exemplo, conta aos sábados com uma tenda de hortifrúti nesse formato.
O modelo também está presente nas edições do Domingo no Centro e na tradicional Feira do Largo da Ordem. Nesses locais, além das frutas e hortaliças vendidas a preço único, produtos da agricultura familiar também encontram espaço para comercialização.
Com informações da Prefeitura de Curitiba.
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



