USD: R$ -- EUR: R$ -- BTC: R$ -- BTC: USD --

Curitiba apresenta experiências em seminário internacional sobre fome

Curitiba destacou-se no 4º Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizado entre 24 e 26 de junho, em Belo Horizonte (MG). O secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, representou a cidade em um painel sobre políticas alimentares sustentáveis.

Debate sobre Segurança Alimentar

Com o tema “Abastecimento Alimentar, Emergência Climática e Fome”, o evento reuniu gestores, pesquisadores e representantes da sociedade civil de várias partes do Brasil e do exterior. O foco foi discutir soluções para fortalecer os sistemas alimentares e combater a fome diante das mudanças climáticas.

Experiências de Curitiba

Durante sua explanação, Leverci destacou iniciativas de sucesso em Curitiba, como a rede de Restaurantes Populares e a Fazenda Urbana no bairro Tatuquara. Esses projetos têm sido fundamentais para ampliar o acesso da população a alimentos saudáveis, promover a educação alimentar e incentivar a produção sustentável.

“O Sisan (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) está completando 20 anos. Essa é uma política pública recente e intersetorial que exige maior integração entre gestores. Encontros como este são essenciais para fortalecer o sistema que visa garantir a segurança alimentar nas cidades. Curitiba é um modelo e, por isso, estamos aqui compartilhando nossas experiências”, afirmou o secretário.

O Evento e sua Importância

O seminário, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte em colaboração com a FAO, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, reuniu mais de 500 participantes e delegações de 111 municípios brasileiros, além de representantes internacionais de países como África do Sul, Chile, Peru, Colômbia, Argentina, Itália e Escócia.

A programação incluiu painéis, oficinas e apresentações científicas, visando a troca de experiências e a formulação de políticas públicas para enfrentar a insegurança alimentar em diversas esferas. A troca de conhecimentos foi essencial para abordar os desafios apresentados pela emergência climática no setor de abastecimento alimentar.

Publicações recomendadas

Leia também