USD: R$ -- EUR: R$ -- BTC: R$ -- BTC: USD --

Diário Oficial modernizado: Estado adota nova plataforma digital

O Governo do Paraná deu início à implementação de uma nova plataforma para gerenciar, editar e publicar o Diário Oficial do Estado (DOE). Essa ação faz parte da transformação digital na administração pública paranaense, buscando automatizar processos internos e facilitar o acesso aos atos oficiais por parte da população.

Capacitação de Servidores

Na manhã de quinta-feira (25), foi realizada uma capacitação para o uso do novo sistema. O evento reuniu quase 600 participantes, incluindo servidores estaduais e representantes de municípios, com a colaboração da Escola de Gestão do Paraná.

Automatização e Segurança

Desenvolvida pela Casa Civil, a nova ferramenta será operada pelo Departamento de Imprensa Oficial do Estado (Dioe), que se encarrega da publicação de atos oficiais. Com a plataforma, processos como envio, validação, diagramação e publicação poderão ser automatizados, reduzindo etapas manuais e aumentando a rastreabilidade.

Benefícios para a Equipe e Cidadãos

Segundo Rosicleia Massaneiro, chefe do Dioe, a nova ferramenta representa uma demanda histórica e trará ganhos operacionais. “A automação permitirá mais agilidade e produtividade às publicações”, afirmou. Além disso, o novo sistema facilitará a adaptação de formatos, eliminando dificuldades enfrentadas por usuários ao seguir padrões exigidos.

Diferenciais da Nova Plataforma

Értile Rodrigues, diretor técnico da Autopage Gestão da Informação Pública, destacou que a automação minimiza a intervenção humana em processos críticos, garantindo segurança e confiabilidade nas publicações. O sistema permitirá a diagramação automática das edições, transformando o que era um trabalho manual em um processo ágil.

Novas Funcionalidades e Acesso

A nova plataforma também oferecerá opções de consulta mais diversificadas, como visualização página a página e uma versão HTML estruturada. Futuramente, um aplicativo para dispositivos móveis estará disponível. O Paraná será o primeiro estado da Região Sul a adotar essa tecnologia, que já é utilizada em outros estados brasileiros.

Modelo Multidiários

A solução foi contratada em um formato que possibilita o compartilhamento com outros órgãos estaduais, como o Ministério Público do Paraná e o Tribunal de Contas do Estado. A implementação da nova plataforma está agendada para o próximo dia 13, reforçando a estratégia de modernização da gestão pública no Paraná.

Publicações recomendadas

Leia também