USD: R$ -- EUR: R$ -- BTC: R$ -- BTC: USD --

Paraná lidera taxa de frequência escolar no ensino médio do Brasil

O Paraná registrou, em 2025, a maior taxa de frequência escolar no ensino médio do Brasil, conforme dados divulgados na última sexta-feira (19) pelo IBGE. A taxa mede o percentual de alunos que estão na etapa de ensino correspondente à sua idade, indicando a eficácia do sistema educacional em garantir acesso e permanência nas escolas.

Aumento Significativo no Ensino Médio

Os dados mostram que a taxa de frequência no ensino médio subiu de 78,7% em 2024 para 86,6% em 2025, um aumento de 7,9 pontos percentuais. Essa conquista colocou o Paraná na liderança nacional, superando a média do país, que é de 80,6%. Em 2024, o estado ocupava a sétima posição.

Compromisso com a Educação

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou os investimentos do estado em diversas áreas, como alimentação escolar e infraestrutura. “Estamos trabalhando para que os jovens tenham condições de aprender e construir um futuro melhor”, afirmou. O Paraná também avançou em outros indicadores educacionais, incluindo o IDEB.

Taxas no Ensino Fundamental

No ensino fundamental, a taxa de frequência líquida também cresceu, passando de 88,5% para 90,7% entre 2024 e 2025. Com esse resultado, o estado subiu da 14ª para a 8ª posição nacional, superando a média brasileira de 90,1%. Esses dados indicam um avanço em condições de aprendizagem e diminuição da defasagem escolar.

Políticas de Permanência Escolar

A frequência escolar líquida é um indicador importante para avaliar o acesso à educação. Estudantes que frequentam as séries corretas para suas idades têm mais chances de concluir os estudos e continuar na formação profissional. Essa taxa também está ligada à redução do abandono escolar.

Iniciativas do Governo

O governo estadual implementou políticas públicas para melhorar a permanência dos estudantes. O programa Mais Merenda fornece três refeições por turno, com foco na qualidade nutricional, e desde 2019 foram investidos R$ 2,8 bilhões nessa área. Também houve expansão da educação em tempo integral, agora presente em mais de 400 escolas.

Melhorias nas Infraestruturas Escolares

Além disso, investimentos em reformas e novas construções de escolas têm sido uma prioridade. Entre 2019 e 2026, R$ 525,7 milhões foram destinados à compra de mobiliário e modernização das salas, incluindo a instalação de ar-condicionado. O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, mencionou que um ambiente escolar adequado é crucial para a permanência e o sucesso dos alunos.

Publicações recomendadas

Leia também