O Paraná se destaca em um recente relatório direcionado a profissionais e empreendedores do setor turístico. A Revista Tendências do Turismo, lançada em 25 de outubro, oferece análises e dados sobre os movimentos que devem moldar o turismo brasileiro em 2026. O Estado se destaca nas buscas realizadas tanto por brasileiros quanto por estrangeiros, abrangendo hotelaria, atrações e passagens aéreas.
Novas Tendências Identificadas
Na sua 7ª edição, a revista é elaborada pelo Ministério do Turismo (MTur), pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). O documento destaca 18 tendências com base em publicações internacionais, organizadas em três categorias principais: Experiências no Destino, Fatores de Escolha e Comportamento e Planejamento de Viagem.
Paraná em Números
Através de dados coletados, a revista revela que o Paraná ocupou a 5ª posição entre os estados mais pesquisados na internet em 2025, com mais de 77 milhões de buscas, representando um aumento de 19,32% em relação a 2024.
As Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas do Mundo, figuram na 6ª posição das atrações mais procuradas no Brasil, com 67 mil buscas. No cenário internacional, Curitiba se destaca como 7ª cidade brasileira mais buscada por turistas estrangeiros, enquanto as Cataratas estão em 3º lugar e o Parque das Aves em 14º nas preferências externas.
Efeito das Ações Promocionais
Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, afirma que o posicionamento do estado é resultado das estratégias de promoção direcionadas a diferentes mercados: “Nossas ações têm despertado o interesse de viajantes em todo o Brasil e no exterior”.
Além disso, o Paraná ocupa a 9ª posição no ranking de “Destinos Preferidos nas Viagens de Turismo pelo Brasil”, superando estados como o Rio Grande do Sul e o Maranhão. Foz do Iguaçu, por sua vez, está em 6º lugar entre os destinos mais desejados para visitas futuras.
Crescimento na Hotelaria
Com base em dados do Google Travel Analytics Center, a revista indica que as buscas por hotéis paranaenses em 2025 corresponderam a 6,81% do total no Brasil, colocando o estado em 4º lugar, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
No contexto internacional, o Paraná é o 5º estado mais buscado por estrangeiros em hospedagens, com Foz do Iguaçu e Curitiba ocupando a 5ª e 18ª posições, respectivamente.
Marcelo Martini, diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná, ressalta os investimentos realizados em Foz do Iguaçu, aumentando a atratividade do destino entre os viajantes e agentes de viagens.
Conexão Aérea em Alta
Curitiba é também uma das capitais mais movimentadas em transporte aéreo, ocupando a 8ª posição no volume de passageiros em 2025, com um crescimento de 25% em comparação ao ano anterior. O Paraná está entre os 10 estados com maior aumento nas reservas de bilhetes aéreos domésticos, com um crescimento de 17% em 2026.
No cenário internacional, o estado é o 5º com mais buscas por voos para o Brasil em 2025 e o 8º em volume de reservas de passagens internacionais em 2026.
Sobre a Publicação
A 7ª edição da Revista Tendências do Turismo apresenta informações cruciais para o trade turístico. O relatório ressalta que, apesar do avanço digital, a demanda por experiências autênticas e o contato genuíno com a cultura local continuam em alta. Para acessar o conteúdo completo, clique AQUI.
