O Mundial de Saltos Ornamentais de 2026, programado para ocorrer de 5 a 8 de março em Zapopan, Jalisco, foi cancelado pela World Aquatics devido à crescente violência no México. A decisão, comunicada nesta quinta-feira (26/2), visa garantir a segurança dos atletas, diante de restrições de viagem e alertas de embaixadas.
“A segurança e a participação de todos os atletas continuam sendo uma prioridade”, afirmou a federação, deixando em aberto a possibilidade de sediar o evento em outra ocasião.
Contexto de Violência
A competição estava marcada para o Centro Aquático Pan-Americano, em uma região que se tornou um foco de confrontos violentos após a morte de Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como “El Mencho”, líder do Cartel Jalisco Nueva Generación (CJNG).
Consequências no Esporte
Além do Mundial de Saltos, quatro jogos de futebol também foram cancelados, afetando tanto as ligas masculinas quanto femininas. No entanto, torneios internacionais de tênis, como o WTA 500 de Mérida e o ATP 500 de Acapulco, continuam conforme o planejado.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, informou que atividades comerciais e escolares foram retomadas, mas o cancelamento do evento esportivo representa um revés para a modalidade, principalmente para Osmar Olvera, atual campeão mundial do trampolim de três metros.
A suspensão em Zapopan aumenta a importância da prova de Montreal, que será crucial na definição dos classificados para a Super Final em Pequim, China, entre 1º e 3 de maio.
Matéria completa em: https://www.metropoles.com/mundo/violencia-no-mexico-cancela-etapa-do-mundial-de-saltos-ornamentais
