Audiência Pública do Fundepar discute Fornecimento de Alimentação Escolar
O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) anunciou a realização de uma audiência pública, marcada para 25 de fevereiro de 2026, às 9h, a ser realizada por videoconferência. O objetivo é discutir o planejamento das licitações e contratações para o fornecimento de produtos destinados à alimentação escolar da rede pública estadual do Paraná.
Objetivos da Audiência
A audiência pública visa ouvir fornecedores, cooperativas, associações da agricultura familiar e demais interessados, com o intuito de coletar sugestões, críticas e contribuições para aprimorar os editais e aumentar a competitividade dos processos licitatórios.
Durante o evento, o Fundepar apresentará os produtos do cardápio escolar e detalhará o planejamento das contratações, bem como os requisitos de habilitação e critérios técnicos exigidos nas modalidades de pregão eletrônico e chamamento público.
Importância do Diálogo
Eliane Teruel Carmona, diretora-presidente da Fundepar, destaca a importância do diálogo com o mercado para garantir a eficiência na contratação de produtos. “Este é o momento em que os fornecedores podem sugerir novos produtos e esclarecer dúvidas sobre os já utilizados na alimentação escolar”, afirma.
A iniciativa está alinhada à legislação vigente e destaca a transparência no processo, como enfatiza Sibele Lopes, chefe da Unidade de Licitação do Fundepar. Ela ressalta que a audiência pública é um espaço essencial para o aperfeiçoamento dos processos licitatórios.
“Buscamos constantemente aprender, esclarecer dúvidas e alinhar pontos controversos relacionados à composição do cardápio, tipos de alimentos, embalagens e prazos de validade”, completa.
Inscrições e Formas de Participação
As contribuições e questionamentos devem ser enviadas à Unidade de Licitação do Fundepar até 20 de fevereiro de 2026, às 18h, através do e-mail designado. As manifestações serão analisadas e respondidas durante ou após a audiência, conforme o necessário.
Os interessados poderão participar de duas maneiras: como credenciados, com interação direta com a Comissão, ou como ouvintes, acompanhando a transmissão ao vivo pelo canal do Fundepar no YouTube.
Mais informações estão disponíveis no site oficial do Instituto.
