Secretário do Tesouro dos EUA Recomenda Diálogo em Disputa Sobre Groenlândia
Na última segunda-feira (19), o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, aconselhou os governos europeus a evitarem retaliações contra ações americanas na disputa envolvendo a Groenlândia. A declaração foi feita durante a sua participação no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
Reflexão Sobre Retaliações Comerciais
Bessent considerou imprudente o encaminhamento de medidas comerciais retaliatórias. “Acho que seria muito imprudente”, afirmou em resposta a questionamentos da imprensa. Ele destacou a importância de não duvidar das intenções do presidente dos EUA, Donald Trump, em relação à área estratégica.
Negociações e Tarifas em Foco
O secretário revelou que, apesar de sua ausência de contato recente com autoridades europeias devido a viagens, possui conhecimento sobre as negociações em curso. “Estive viajando, então não estive em contato… mas conversei com o presidente Trump e, evidentemente, há muitas negociações em andamento”, disse.
No último sábado (17), Trump anunciou a imposição de uma tarifa inicial de 10% sobre os países que enviaram tropas para exercícios na Groenlândia. A medida foi vista como uma resposta à sugestão de anexação da ilha pelos EUA.
Impacto da Tarifa em Países da OTAN
A tarifa afetará países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), incluindo Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia, e começará a valer a partir de 1º de fevereiro. A taxa será elevada para 25% em junho, conforme anunciado por Trump nas redes sociais.
Contraponto da União Europeia
Em contrapartida, a União Europeia se prepara para implementar um pacote de tarifas retaliatórias, avaliadas em 93 bilhões de euros (aproximadamente 107,68 bilhões de dólares), que entrará em vigor automaticamente em 6 de fevereiro, caso não haja um acordo com os EUA, conforme relato de um diplomata da UE à Reuters no domingo (18).
Fonte: CNN https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/bessent-europa-seria-muito-imprudente-se-retaliar-ameacas-a-groenlandia/
