Kits Escolares Seráo Disponibilizados para Apaes e Escolas Estaduais do Paraná em 2026
A partir de 2026, as 350 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) do Paraná irão receber kits escolares, uma novidade que contempla essas instituições pela primeira vez. Essa iniciativa se soma às mais de 2 mil escolas estaduais que já recebem o suporte do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR).
Investimento e Benefícios
Para assegurar a distribuição dos materiais às Apaes, o governo realizou um investimento adicional de aproximadamente R$ 3 milhões, beneficiando mais de 56 mil alunos. No total, foram alocados mais de R$ 41 milhões em recursos próprios para a aquisição dos materiais destinados às escolas da rede estadual.
Rosyara Pedrina Maria Montanha Juliatto, chefe do Núcleo Administrativo Setorial da Seed-PR, destaca que “os materiais foram aprimorados com novas capas para os cadernos e um maior número de itens, como lápis e cadernos, para atender à demanda anual”. O secretário de Educação, Roni Miranda, acrescenta que essa ação representa uma contribuição significativa no orçamento das famílias.
Início da Distribuição
A entrega dos kits começou na sexta-feira (12) em Paranaguá. Até o início do ano letivo, mais de 2 mil escolas estaduais estarão equipadas com os materiais. Serão distribuídos 60.962 kits para ensino fundamental I, 550.343 para ensino fundamental II e 410.514 para ensino médio, além de materiais para escolas indígenas e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A logística de distribuição está a cargo da Seed-PR, que coordena a entrega por meio do Núcleo Administrativo Setorial (NAS) às 32 regiões de educação.
Cronograma de Entrega
A previsão é que até 30 de janeiro de 2026 as regiões Metropolitanas Norte e Sul, além de Curitiba e Paranaguá, recebam os kits. Na sequência, entre 8 e 16 de janeiro, os materiais seguirão para Wenceslau Braz, Telêmaco Borba, Ibaiti e outras localidades. As escolas de Londrina, Maringá, Apucarana e outras receberão os itens entre 19 e 30 de janeiro. A distribuição final, que atinge também cidades como Cascavel e Guarapuava, deve ser concluída até 9 de fevereiro.
A expectativa é que uma parte significativa dos kits esteja disponível para os alunos no início das aulas, programado para 5 de fevereiro, com a distribuição posterior acontecendo ao longo do mês.
Lista de Itens dos Kits Escolares
Ensino Médio (28 itens)
- 2 apontadores com depósito;
- 2 borrachas brancas;
- 1 caderno de desenho com 96 folhas;
- 3 cadernos universitários com 200 folhas;
- 4 canetas esferográficas azuis;
- 2 canetas esferográficas pretas;
- 1 caneta esferográfica vermelha;
- 1 estojo de lápis de cor grande com 12 cores;
- 8 lápis grafite;
- 1 régua de 30 cm;
- 1 transferidor de 180 graus.
Ensino Fundamental Anos Iniciais (31 itens)
- 2 apontadores com depósito;
- 3 borrachas brancas;
- 4 cadernos brochurão de 80 folhas;
- 1 caderno de desenho de 96 folhas;
- 2 canetas esferográficas azuis;
- 1 caixa de canetinha hidrográfica com 12 cores;
- 2 caixas de giz de cera grande com 12 cores;
- 2 caixas de lápis de cor grande com 12 cores;
- 10 lápis grafite;
- 1 régua de 30 cm;
- 1 tubo de cola bastão de 40 gramas;
- 2 tubos de cola branca de 90 gramas.
Ensino Fundamental Anos Finais (32 itens)
- 2 apontadores com depósito;
- 3 borrachas brancas;
- 1 caderno de desenho de 96 folhas;
- 4 cadernos universitários de 100 folhas;
- 6 canetas esferográficas azuis;
- 2 canetas esferográficas pretas;
- 1 caneta esferográfica vermelha;
- 1 caixa de lápis de cor grande com 12 cores;
- 8 lápis grafite;
- 1 régua de 30 cm;
- 1 tesoura sem ponta;
- 1 tubo de cola branca de 90 gramas;
- 1 transferidor de 180 graus.
