22/10/2025 – 16:13
Medida Provisória Destina R$ 2,5 Milhões para Combate a Praga na Mandioca
Divulgação/Governo de São Paulo
O investimento visa pesquisas para garantir espécies de mandioca mais resistentes.
O Congresso Nacional está avaliando a Medida Provisória (MP 1321/25), que propõe um crédito extraordinário de R$ 2,5 milhões no Orçamento de 2025, destinado ao Ministério da Agricultura e Pecuária. Os fundos serão alocados à Embrapa para o desenvolvimento de ações de controle biológico contra a praga conhecida como Morte Descendente da Mandioca, provocada pelo fungo “Vassoura de Bruxa”.
A praga foi identificada no estado do Amapá e apresenta um avanço alarmante, com relatos de perdas de até 100% nas lavouras. O impacto da situação é particularmente significativo nas comunidades indígenas da região.
Próximos Passos
A MP ainda será examinada pela Comissão Mista de Orçamento e, posteriormente, será submetida à votação nos plenários da Câmara e do Senado.
Reportagem – Silvia Mugnatto
Edição – Natalia Doederlein
