Na terça-feira (23), a Organização das Nações Unidas (ONU) fez uma declaração sobre um incidente envolvendo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-dama, Melania Trump, durante a abertura da 80ª Assembleia Geral, em Nova York.
Incidente na Escada Rolante
De acordo com a nota oficial da ONU, o episódio ocorreu quando a comitiva dos EUA chegava ao prédio pela entrada destinada aos delegados. Após a passagem pelos portões de segurança, Trump e Melania se aproximaram de uma escada rolante. Um cinegrafista da delegação subiu na escada para registrar a chegada, o que pode ter causado a interrupção do funcionamento do equipamento.
A nota explica que o cinegrafista, ao filmar de costas, pode ter acionado acidentalmente o mecanismo de segurança da escada. Esse dispositivo é projetado para interromper o funcionamento caso objetos ou pessoas possam ficar presos. Após a interrupção, técnicos da ONU rapidamente reiniciaram o sistema.
“Uma investigação subsequente indicou que a escada rolante havia parado após o acionamento do mecanismo de segurança embutido no degrau do pente no topo da escada. O cinegrafista pode ter acionado inadvertidamente a função,” explica a nota.
Reação da Casa Branca
Apesar das explicações, o incidente gerou críticas. A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, manifestou que se a parada tivesse sido intencional, a pessoa responsável deveria ser investigada e afastada. Em seu discurso de abertura na Assembleia Geral, Trump mencionou o ocorrido de maneira crítica, ressaltando a situação como um exemplo negativo da ONU.
“Tudo que ganhei da ONU foi uma escada que parou no meio. Se a primeira-dama não estivesse em boa forma, ela teria caído,” comentou Trump, enfatizando a boa saúde de ambos. “E, aí, o teleprompter que não funciona. Isso são as duas coisas que ganhei da ONU: uma escada e um teleprompter ruins,” completou.
Felizmente, o incidente não resultou em ferimentos e a agenda do presidente prosseguiu normalmente.
